YAMAHA VENCE EM SUZUKA E SE SAGRA TRI-CAMPEÃ MUNDIAL DE ENDURANCE

A Yamaha mais uma vez escreveu uma linha na história do motociclismo mundial. Além da Equipe Yamaha Factory Racing vencer pela terceira vez consecutiva a famosa e emblemática corrida 8 Horas de Suzuka – disputada no Japão –, a equipe GMT94 Yamaha Official EWC, em uma corrida estratégica, faturou o título de campeã do Mundial de Endurance, competição essa que se destaca por exigir ao máximo a perícia e resistência de pilotos e suas máquinas.

 

Depois de ser a mais rápida nos treinos e largar em primeiro, a Equipe Yamaha Factory Racing teve um iníco de prova difícil, com o piloto japonês Katsuyuki Nakasuga perdendo a liderança. Contudo, o herói local se recuperou e assumiu novamente a ponta após 16 voltas. Nakasuga manteve-se focado e imprimindo um forte ritmo até o fim de seu turno, quando passou a Yamaha YZF-R1 a seu companheiro de equipe Alex Lowes. O jovem britânico não só se manteve na ponta, como abriu uma boa vantagem com mais de 4 segundos sobre as equipes rivais.

O terceiro piloto a assumir o guidão foi Michael van der Mark. A situação que já era favorável para o holandês, que pilotava determinado a aumentar a vantagem, ficou ainda tranquila quando a moto de número 634, que ocupava a segunda posição, sofreu um acidente que deu à Equipe da Yamaha uma vantagem ainda maior.

A partir daí, o trio nunca mais foi incomodado na competição, mantendo um ritmo superior a ponto de quebrar o recorde de volta mais rápida por duas vezes, primeiramente com 2: 07.402, e depois com incrível tempo de 2: 06.932.

Ao cruzar a linha de chegada com uma volta de vantagem sobre os outros competidores, a belíssima e poderosa YZF-R1 azul da equipe oficial Yamaha, levou aos delírio os milhares de fãs japoneses, escrevendo uma página histórica em Suzuka: a segunda vitória tripla consecutiva conquistada por uma equipe. Nakasuga foi ovacionado pelos torcedores ao se tornar o primeiro piloto japonês a ganhar o Suzuka 8 Horas três vezes seguidas.

Além de desafiadora, a prova válida pelo Campeonato Mundial de Endurance foi a última e decisiva etapa da temporada 2017 foi um verdadeiro teste de paciência para a Equipe GMT94 Official EWC.

A equipe começou a corrida largando em 15º lugar com Niccolò Canepa ao guidão da YZF-R1. Apesar das condições difíceis, com chuva intermitente em alguns trechos do circuito de Suzuka, o piloto italiano lutou bravamente na busca por melhores posições. Seu companheiro veterano, David Checa, ao assumir a moto, manteve o ritmo definido por Canepa na primeira hora da competição.

A medida que as horas passavam, a equipe francesa conseguiu reverter a situação com voltas consistentes. O objetivo, diferente dos ponteiros, não era vencer a corrida, mas administrar a diferença dos pontos em relação aos seus rivais para um bem maior. Mesmo cruzando a linha de chegada na 11ª posição, a Equipe GMT94 Official EWC foi a grande vencedora do campeontato!

Por fim, completando os feitos da Yamaha em Suzuka, a Equipe YWR YARTHA mais uma apresentou um resultado constante, se posicionando entre a principais equipes do Campeonato. A prova disso é que o quinto lugar conquistado na etapa japonesa, deu à equipe o honrado trofeu de terceiro lugar no Campeonato Mundial de Endurance 2017.

Resultados: Suzuka 8 Hours Race

1 – Yamaha Factory Racing Team – Nakasuga/Lowes/VD Mark – 216 voltas.
2 – Kawasaki Team – Green – Watanabe/Haslam/Kamaruzaman – 216 voltas – Diferença: 2:09.52.
3 –
 F.C.C TSR Honda – Aegerter/De Puniet/Hook – 215 voltas – diferença: 1 volta.
4 – MuSASHi RT HARC – PRO Honda – Takahashi/Miller/Nakagami – 214 – Diferença: 2 voltas.
5 – YART Yamaha Official EWC Team – Parkes/Nozane/Fritz – 212 voltas – Diferença: 4 voltas.
6 – Honda Dream Racing – Koyama/Iwato/Yamaguchi – 212 voltas – Diferença: 4 voltas.
7 – Yoshimura Suzuki Motul Racing – Guintoli/Brookes/Tsuda – 212 voltas – Diferença: 4 voltas.
8 – Satu HATI Honda Team Asia – Pratama/Zaidi/Wilairot – 211 voltas – Diferença: 5 voltas.
9 – MotoMap SUPPLY FutureAcces – Waters/Aoki/Konno – 211 – Diferença: 5 voltas.
10 – Honda Dream RT SAKURAI – HONDA – Mizuno/O’Halloran/Stauffer – 211 voltas – Diferença: 5 voltas.
11 – GMT94 Yamaha Official EWC Team – Checa/Canepa/Di Meglio – 210 Voltas – Diferença: 6 voltas.

 

 

 

 

 

 

 

Related posts