COLUNA ESPAÇO MOTOR – JOÃO MENDES NO AR EM 14-10-2024

CHEVROLET EQUINOX EV É O SUV HIGH TECH 100% ELÉTRICO

O elétrico premium da Chevrolet estabelece novo padrão de tecnologia no mercado, com design futurista, experiência de condução inteligente e a maior autonomia da categoria – 443 km. É o primeiro carro da marca equipado com dois motores e tração integral eAWD, proporcionando maior segurança e uma dirigibilidade altamente refinada tanto na cidade quanto na estrada.

Outras inovações são o sistema One pedal com dois níveis de atuação, frenagem autônoma de emergência também em marcha a ré, além de climatização adaptativa da cabine, volante e bancos. O Modelo traz o mais avançado pacote de conectividade, com o multimídia de 17,7”, Wi-Fi, sistema Google built-in com navegação integrada específica para EVs, OnStar e myChevrolet app.

O SUV premium da Chevrolet chega dotado de recursos inteligentes que proporcionam uma experiência de condução muito mais prática e customizável, com a possibilidade inclusive da incorporação de novas aplicações e serviços ao longo da vida do veículo, que além de tudo é zero emissão. Outra vantagem do Equinox EV é a arquitetura estrutural e eletrônica específica para carros elétricos de última geração. Isso permitiu aos projetistas criarem um veículo refinado dinamicamente e com design futurista. O entre-eixos, por exemplo, é semelhante ao de um veículo de porte superior.

O Equinox EV estreia com dois motores elétricos, tração integral eAWD e bateria de 85 kWh. O conjunto proporciona a maior autonomia da categoria – 443 km no ciclo do Inmetro. A velocidade de recarregamento é outro atributo: até 22 kW (AC) e 150 kW (DC), cerca de 3,5 vezes mais eficiente que EVs tradicionais. Tudo isso somado a um desempenho surpreendente, já que o novo SUV da Chevrolet é capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos. A mesma agilidade se nota também em retomadas de velocidade e manobras de ultrapassagens.

O SUV mais premiado dos Estados Unidos não precisa estar em movimento para encantar. O design chama a atenção pela harmonia. Há faróis e lanternas Full-LED formando filetes horizontais com iluminação interativa, para-choques decorados com textura 3D, puxadores de porta embutidos para melhor aerodinâmica e traços que apontam a próxima tendência estética de automóveis desta categoria: a base da tampa do porta-malas mais proeminente.

Como os smartphones mais modernos, o interior do Equinox EV traz uma atmosfera essencialista e tecnológica, com excelente nível de conforto para os cinco ocupantes. O motorista é contemplado com um pacote de recursos único na categoria. Começando pelo sistema One Pedal com dois níveis de atuação e aleta de regeneração, que tornam a condução muito mais prática. Tem ainda recursos avançados, como frenagem autônoma de emergência também em marcha a ré e correção da direção em caso de risco de colisão lateral.

Outra inovação é o fato de o carro ser totalmente conectado. Ou seja, não requer um smartphone para projetar aplicativos e mapas online, por exemplo. Utiliza exclusivamente o sistema Google built-in com navegação integrada específica para EVs, indicando inclusive a autonomia do veículo no destino e possíveis pontos de recarga. Tudo isso aparece na maior tela do segmento, de 17,7”, que compõe o cockpit virtual.

O mais extenso pacote de conectividade do mercado conta ainda com Wi-Fi nativo, serviços de proteção e telemetria do OnStar, aplicativo para comandar funções do SUV à distância e atualização remota de sistemas eletrônicos. O Equinox EV desembarca numa configuração exclusiva para atender as preferências do consumidor brasileiro. A pré-venda tem início imediato, com entregas na sequência, inclusive para os planos de assinatura da GM Fleet.

Ao todo são quatro opções de cores: preta, branca, cinza e vermelha. O painel de instrumentos de 11 polegadas é configurável. São mais de 20 opções de setup, com informações que vão desde estatísticas acerca da eficiência de condução, passando pelas condições do veículo até a capa do álbum que está tocando no sistema de áudio.

O nível de customização abrange a dinâmica do Equinox EV. São três modos predeterminados de condução: Normal, Esportivo e Neve, que mudam o comportamento do carro. Para entusiastas, há ainda ajustes para a sensibilidade de resposta do volante e dos pedais de freio e acelerador. Até o sistema One Pedal, que otimiza a regeneração de energia para a bateria, tem dois níveis de calibração.

No estágio de recuperação intensa é possível conduzir sem pressionar o pedal do freio. Outra vantagem da condução com um só pedal é a extensão da autonomia. Simulações no Campo de Provas da GM concluíram que o Equinox EV, em um circuito travado de baixa velocidade, economizou 40% de energia no estágio mais intenso de regeneração do One Pedal. O condutor dispõe do controle de cruzeiro adaptativo, dos alertas de colisão e de tráfego cruzado, da frenagem autônoma de emergência, além de correção da direção em caso de risco de colisão lateral.

Outro equipamento inovador do Equinox EV é o alerta de ponto cego até para bicicletas, que permanece ativo mesmo após o carro ser desligado para auxiliar o desembarque. Em carros de família, o pacote de segurança tem valor especial. Por isso, o Equinox EV conta com airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos – somando oito bolsas infláveis – e um interessante sistema de tração integral eAWD. Ele trabalha em conjunto com os dois motores elétricos e os sistemas eletrônicos de tração, estabilidade e frenagem para maior controle do veículo.

Mais sem dúvida que uma grande revolução que este carro nos tráz é o sistema  Google built-in que agrega Google Assistant, Google Maps e Google Play. O sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital pré-estabelecido pelo usuário para baixar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal, alinhado com o mais alto padrão de segurança de dados. Ainda possibilita comandar itens como o ar-condicionado e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultas sobre os mais variados temas.

Mais uma vantagem: o Google built-in é potencialmente compatível com uma quantidade superior de aplicativos e serviços, que vão além dos tradicionais streamings de música, mapas online e plataformas de mensagens. É possível definir diversos perfis, um para cada motorista, selecionáveis na própria tela do multimídia e protegidos por senha. Há inclusive um “modo manobrista”, que bloqueia o acesso a configurações do automóvel e a dados pessoais dos usuários. Há também o modo Motorista Iniciante, que permite ao proprietário verificar depois o histórico de acelerações e frenagens bruscas, velocidade máxima e se houve a atuação de sistemas anticolisão.

O veículo conta com os recursos do OnStar e do myChevrolet app próprios para EVs. Entre eles, o que permite fazer o planejamento da rota, identificando os locais de recarga ao longo do caminho e a autonomia estimada até eles. O motorista ainda consegue consultar o status de disponibilidade do carregador e quanto tempo na tomada será necessário para completar a viagem. A configuração de baterias do novo SUV da Chevrolet é a mais completa disponível para o modelo, composta por 10 módulos e 85 kWh de capacidade. O veículo tem a maior autonomia da categoria: 443 km, de acordo com o ciclo do Inmetro.

Distância esta que pode ser facilmente superada pois o carro traz indicadores instantâneos e relatórios sobre consumo de energia que ajudam a aprimorar as técnicas de condução eficiente, assim como o auxílio dos sistemas regenerativos de energia. Para o Equinox EV, a velocidade de recarga é de até 22 kW (AC) e 150 kW (DC). Na prática, é possível somar 130 km de autonomia em aproximadamente 10 minutos. Tudo isso posiciona o produto em outra classe de elétricos, mais evoluída que a maioria dos EVs ofertados no mercado.

Na pista, o novo SUV da Chevrolet mostra sempre muita disposição, com acelerações e retomadas surpreendentes para o seu porte. São 4.840 mm de comprimento, 1.954 mm de largura e 2.336 kg. Mesmo assim, o modelo de 292 cv e 46 kgfm consegue arrancar de 0 a 100 km/h em apenas 5,8s e realizar manobras de retomada de 80 a 120 km/h em meros 4,8s.

Outra característica é o baixo centro de gravidade da carroceria, já que a massa está concentrada na base da plataforma. O comportamento dinâmico e a estabilidade impressionam positivamente. Além dos 99 anos de tradição em inovação da Chevrolet no Brasil, o Equinox EV oferece uma experiência prazerosa e confiante na transição à eletrificação, encantando tanto aqueles consumidores de EVs quanto os que estão aderindo agora a esta tendência tecnológica.

O Equinox EV é importado e está sendo oferecido com valor a partir de US$33.600. Ele é o quinto dos seis lançamentos anunciados para 2024 e se junta ao excepcional Blazer EV RS, de conceito mais esportivo no portfólio de veículos premium zero emissão.

A marca trabalha para oferecer veículos cada vez mais sofisticados e tecnológicos no país.

 

COMEÇOU A PRÉ-VENDA DA PICAPE HÍBRIDA BYD SHARK

A BYD abriu a pré-venda da Shark, primeira picape híbrida plug-in do Brasil. Os consumidores que desejam garantir a picape, a mais potente e com desempenho acima da média do segmento de picapes médias, poderão fazer a pré-reserva com condições especiais no site byd.com.br. e vão ganhar um kit energia solar da marca, carregador portátil de 3,5kWh e seguro total por um ano grátis.

A BYD Shark tem sistema híbrido elétrico EHS e um motor 1.5T e a potência combinada é de 436 cavalos. Sua aceleração de 0 a 100 quilômetros é de apenas 5.7 segundos. Com um tanque de combustível de 60L e uma autonomia puramente elétrica de 100 km, ideal para deslocamentos mais curtos. A picape conta com bateria Blade de 29.6 kWh.

Outra característica importante é em relação às capacidades: carga é de 835kg, reboque chega a 2.500kg e a de transporte de mercadoria é de 1.200 litros.

O lançamento oficial da Shark será na próxima semana quando o preço será divulgado.

 

NOVO PORSCHE 911 DISPONÍVEL PARA RESERVA

O novo Porsche 911 Carrera já pode ser reservado por clientes brasileiros em toda a rede autorizada de Porsche Centers do país. O icônico modelo esportivo da marca será oferecido inicialmente em duas versões: 911 Carrera Coupé e 911 Carrera Cabriolet.

Os novos esportivos tem design reformulado, melhor aerodinâmica, interior renovado, equipamento padrão aprimorado e conectividade expandida. Alimentado por um motor boxer biturbo de 3,0 litros  de 394 cavalos de potência  o novo 911 Carrera  custa R$ 868.000,00.

Já a versão Cabriolet tem preço de R$ 920.000. As entregas das primeiras unidades estão previstas para o primeiro trimestre de 2025.

 

MAIS NOVIDADES DA HONDA

O ano de 2024 será lembrado como um ano de grande renovação do lineup da Honda. Chegou a nova geração da Linha CG 160 e inédita ADV 160 (FOTO). Quase cinco décadas depois de sua estreia no mercado brasileiro em 1976, o modelo que é sinónimo de qualidade, graças a um elevado padrão de qualidade que faz dela a motocicleta líder do mercado deste então.

E para 2025, a nova família Honda CG 160 fará jus a este gigantesco legado de sucesso, mas sem perder de vista as qualidades que fizeram dela a líder nas preferências dos motociclistas brasileiros. Seja no plano do design com uma reformulação completa para os 4 modelos (Start, Cargo, Fan e Titan) como no da essência técnica, as Honda CG 160 2025 surpreenderão sua enorme legião de fãs com aquela que pode ser considerada uma das mais profundas modernizações aplicadas desde sempre.

O modelo CG 160 Titan receberá as maiores alterações em relação aos outros modelos, com destaque para os freios ABS de 1 canal na roda dianteira e disco na traseira, além dos novos ajustes da suspensão dianteira, novo painel digital (comum à todos), novo desenho das rodas, tomada do tipo USB-C, entre outras inovações. Os modelos Start, Cargo e Fan, seguem a atualização no design no tanque da CG Titan, assim como trazem outros itens já mencionados, como o novo ajuste da suspensão dianteira, novo painel digital, com o sistema auxiliar de frenagem do tipo CBS – Combined Brake System, dotado de disco na dianteira e tambor na traseira.

Outra grande surpresa confirmada no evento é a 2ª geração da scooter Honda ADV, modelo inovador que trouxe ao mundo das scooters de entrada o conceito “City Explorer”. Para além do aspecto estético diferenciado, a Honda ADV conciliou modernidade tecnológica com uma real capacidade de encarar terrenos difíceis, ampliando assim o horizonte de seus usuários.

Passados cinco anos de sua estreia no mercado nacional, a nova Honda ADV 160 surpreenderá através de uma forte evolução tecnológica, graças a evolução de design e motorização, agora com 160cc, além de controle de tração HSTC e entrada USB-C que proporcionarão ao modelo uma significativa evolução e capacidade de atender aos fãs das scooters que aspiram por aventura.

 

 

 

 

 

 

Related posts