A quarta edição da Bienal do Automóvel, realizada entre 20 e 24 de novembro deste ano, alcançou uma surpreendente expectativa. O número de visitantes superou ao esperado de 130 mil durante os cinco dias de evento, índice que agradou tanto organizadores quanto expositores. Cerca de 150 veículos foram apresentados, sendo destaque os carros Premium. Em relação à geração de negócios, em vendas efetivadas durante a exposição e em contatos gerados para negócios futuros, estima-se o valor de cerca de R$ 150 milhões. Foram mais de 130 expositores que ocuparam a área de 300 mil m² do Expominas e Parque da Gameleira.
“Terminamos uma edição e já estamos pensando no evento de 2015. A Bienal do Automóvel já entrou para o calendário nacional de eventos do setor, reunindo o que há de melhor em tecnologia, inovação e lazer para a toda a família”, disse o vice-presidente da Associação Comercial de Minas (ACMinas) e coordenador geral da Bienal do Automóvel 2013, Hudson Navarro. A ACMinas é a empresa promotora do evento.
A Bienal do Automóvel 2013 contou com visitas ilustres. Além da presença em peso de críticos e formadores de opinião da mídia especializada, o evento ganhou destaque por receber importantes visitas, como a do ex-capitão da seleção brasileira de futebol, Cafu, convidado pela Volkswagen, e do campeão de MMA, Mamute, que assinou durante o evento um contrato com a Clube Continental. Autoridades políticas e de entidades também estiveram presentes, como o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado.
“A Bienal do Automóvel se firmou nesta edição como um evento que vem estimulando a pesquisa, com dimensão social transformadora e agregadora de valores para a sociedade. Exemplos disso foram a Plataforma da ‘Inovação Tecnológica pela Mobilidade Sustentável’, que reuniu cerca de 80 estudantes apresentando protótipos avançados de modais de transporte, e o fórum ‘Mobilidade Sustentável – O desafio das metrópoles contemporâneas’, uma parceria com o Instituto Horizontes, que deu oportunidade às montadoras de apresentarem o que estão desenvolvendo da mais alta tecnologia em veículos sustentáveis”, revelou Hudson Navarro. Esses, segundo ele, são temas que estarão novamente em evidência no evento de 2015. Entre as escolas que participaram da plataforma, a grande vencedora foi a Universidade Federal de Itajubá, que recebeu um prêmio em dinheiro. O segundo lugar foi dividido entre a Universidade Federal de Minas Gerais e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Serviço: Bienal do Automóvel 2013
Quando: de 20 a 24 de novembro de 2013
Local: Expominas (Belo Horizonte/MG)
Geração de negócios (estimativa): R$ 150 milhões
Público visitante: cerca de 130 mil pessoas