Pelos dados divulgados pela ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, em dezembro foram fabricadas 50.633 motocicletas, ante 84.820 unidades em mês similar de 2014, correspondendo a uma retração de 40,3%. Em novembro de 2015, a produção havia chegado a 74.972, o que deixa o volume de dezembro 32,5% inferior, porém devem ser consideradas as habituais férias coletivas das fábricas do setor no último mês do ano. No acumulado do ano, foram produzidas 1.262.708 motocicletas, 16,8% a menos do que o registrado em 2014 (1.517.662).
As vendas no atacado – para as concessionárias – atingiram 69.253 unidades em dezembro, recuo de 39,3% em relação ao mesmo mês de 2014, com 114.104, e leve queda de 1,6%, em comparação com novembro de 2015 (70.398). De janeiro a dezembro foram comercializadas 1.189.933 motocicletas, 16,8% inferior que no mesmo período de 2014, com 1.430.393.
As exportações somaram 5.944 unidades em dezembro, ante 6.298 do mês anterior, o que corresponde a uma baixa de 5,6%. Em comparação ao mesmo mês de 2014, houve uma retração de 1,8%. Nos 12 meses do ano passado foram exportadas 69.123 motocicletas, frente a 88.056 unidades em 2014, correspondendo a uma queda de 21,5%.
Ainda em dezembro, com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam, foram emplacadas 131.253 motocicletas, volume 24,6% superior ao apresentado no mês anterior (105.371 unidades), porém estes números continuam a ser impactados pela nova regulamentação dos ciclomotores. Em relação ao mesmo mês de 2014 (127.711 unidades), houve alta de 2,8%. No acumulado do ano, a queda foi de 11%, passando de 1.429.692, em 2014, para 1.273.047, em 2015.
Através da lei 13.154/2015, sancionada em 30 de julho passado, o emplacamento dos ciclomotores passou a ser de reponsabilidade dos Detrans de cada estado, o que impulsionou um crescimento substancial nos números de licenciamento do veículo, que passaram de 17.011 unidades, em 2014, para 64.692, em 2015, significando um avanço de 280,3%. É importante observar também que, em função da nova legislação, muitos ciclomotores que estão sendo licenciados agora chegam a ter dois ou três anos de uso.
Na comparação regional, destaque para o Nordeste, que registrou 36.188 ciclomotores licenciados, em 2015, contra 1.884, em 2014. A região Sudeste, em segundo lugar, apresentou 22.239 unidades frente a 9.960.
Ranking – motos mais vendidas do Brasil – 2015
Rank | Modelo | Mar | Abr | 2015 | |
1 | HONDA/CG150 | 34621 | 30473 | 116516 | |
2 | HONDA/BIZ | 19948 | 16731 | 68058 | |
3 | HONDA/NXR150 | 19324 | 16646 | 65860 | |
4 | HONDA/POP 100 | 9165 | 8057 | 32379 | |
5 | HONDA/CG 125 | 6086 | 4858 | 24496 | |
6 | YAMAHA/YBR 125 | 3829 | 3014 | 13752 | |
7 | YAMAHA/YS150 FAZER | 3607 | 2964 | 12869 | |
8 | HONDA/XRE 300 | 2819 | 2685 | 10499 | |
9 | HONDA/CB300R | 2641 | 2280 | 9572 | |
10 | HONDA/PCX 150 | 2325 | 2123 | 8112 | |
11 | YAMAHA/XTZ150 | 2333 | 2154 | 7860 | |
12 | YAMAHA/FAZER 250 | 1695 | 1366 | 6142 | |
13 | HONDA/NXR125 | 1324 | 1131 | 5015 | |
14 | YAMAHA/T115 CRYPTON | 1140 | 915 | 4196 | |
15 | HONDA/LEAD 110 | 785 | 648 | 3029 | |
16 | YAMAHA/LANDER | 717 | 606 | 2689 | |
17 | YAMAHA/XTZ 250 | 650 | 587 | 2414 | |
18 | HONDA/CB 500 | 662 | 668 | 2347 | |
19 | SUZUKI/GSR150I | 746 | 732 | 2021 | |
20 | TRAXX/JL50 | 458 | 405 | 1590 | |
21 | YAMAHA/XTZ 125 | 420 | 338 | 1543 | |
22 | DAFRA/ZIG 50 | 411 | 367 | 1415 | |
23 | HONDA/CB 650 | 257 | 313 | 1172 | |
24 | SUZUKI/BURGMAN 125 | 304 | 288 | 1098 | |
25 | DAFRA/CITYCOM 300l | 315 | 240 | 1047 | |
26 | DAFRA/CITYCLASS 200l | 291 | 193 | 892 | |
27 | SHINERAY/XY150 | 237 | 133 | 881 | |
28 | BMW/F800 GS | 250 | 211 | 881 | |
29 | BMW/R1200 | 207 | 270 | 841 | |
30 | KAWASAKI/NINJA 300 | 168 | 149 | 760 | |
31 | SHINERAY/XY 150gy | 230 | 180 | 722 | |
32 | YAMAHA/XT 660 | 203 | 177 | 701 | |
33 | YAMAHA/XJ6 | 181 | 207 | 681 |
Fonte: SD&PRESS Consultoria