A Volkswagen do Brasil promoveu neste domingo (1º/12) uma megavisita – visita de colaboradores e familiares – em sua fábrica de automóveis em São José dos Pinhais (PR), em comemoração aos 60 anos da empresa no País, ao aniversário da unidade paranaense, que completará 15 anos em 18 de janeiro de 2014, e à chegada dos novos investimentos e produtos anunciados recentemente pelo Grupo Volkswagen.
Mais de 10 mil pessoas conferiram a alta tecnologia e qualidade do processo produtivo da fábrica, além de atrações preparadas para o evento, como a chegada do Papai Noel no trenó puxado pela Amarok e um show com a banda Tchakabum. Além disso, uma exposição de veículos da marca e robôs dançando o hit “Olha a Onda” chamaram a atenção dos visitantes. Também houve um ponto específico onde as crianças simularam o funcionamento da linha de produção, verificando a tecnologia do processo na prática.
“Estamos muito felizes em celebrar duas datas históricas tão especiais, os 60 anos da Volkswagen do Brasil e os 15 anos da fábrica de São José dos Pinhais. Gostaria de agradecer e parabenizar a cada colaborador, que, com o apoio de seus familiares, constrói a cada dia essa trajetória de sucesso”, afirmou o vice-presidente de Operações da Volkswagen do Brasil, Otto Joos.
Novas tecnologias e produtos
A fábrica de São José dos Pinhais receberá investimentos de R$ 520 milhões do Grupo Volkswagen para a produção do Novo Golf. A empresa intensificará a globalização tecnológica, com a introdução da nova estratégia modular MQB no País, que proporciona mais flexibilidade à produção. Também foi anunciada neste ano a produção de modelos da Audi na fábrica de São José dos Pinhais. De acordo com a Audi, a unidade paranaense fabricará os modelos A3 Sedan e Q3, como parte do plano de expansão global da marca.
“Esse foi um ano muito especial para a fábrica de São José dos Pinhais. O anúncio de novos investimentos e produtos confirma o trabalho sério e responsável por parte de nossas equipes. É um grande orgulho poder comemorar com os nossos familiares e a comunidade essas grandes conquistas e o aniversário de 60 anos da Volkswagen do Brasil”, destacou o diretor da fábrica de São José dos Pinhais, Volker Germann.
“Nossas conquistas são resultado direto da motivação e engajamento de nossos colaboradores, aos quais queremos agradecer nesse momento de celebração. Temos a certeza de que venceremos os desafios do futuro com nosso forte trabalho em equipe”, comentou a gerente de Recursos Humanos da unidade, Luciana Partel.
A fábrica de automóveis da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo (SP) e a fábrica de motores em São Carlos (SP) também receberam os colaboradores e seus familiares para comemorar os 60 anos da Volkswagen do Brasil. Em Taubaté, a visita será realizada em 2014.
Espaço ‘Think Blue.’
Além da visita à linha de produção, o trajeto da megavisita na fábrica de São José dos Pinhais contou com atrações como o Espaço “Think Blue.”. Vídeos e painéis informativos mostraram o objetivo do programa “Think Blue. Factory.” da empresa, que visa a redução de 25% no consumo de energias e água e na geração resíduos, CO2 e solventes até 2018 de todas as fábricas do Grupo Volkswagen.
Uma oficina de criação ensinou as crianças a reaproveitarem caixas de leite para confeccionarem uma mini Kombi. O espaço também teve uma exposição dos modelos Fox BlueMotion, Novo Gol e Novo Voyage, especialmente caracterizados com o conceito “Think Blue.”.
Tendo a sustentabilidade como foco principal, a megavisita da fábrica de São José dos Pinhais incentivou o comportamento sustentável com diversas atrações. Já na entrada do evento, foram distribuídas canecas estilizadas e individuais para o consumo de bebidas, evitando a produção de lixo.
A Chance to Play
Colaboradores e visitantes que participaram do evento tiveram a oportunidade de conhecer melhor e contribuir com o programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, promovido pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen, com o apoio da empresa. Jovens que integram a Orquestra Municipal de Cordas e são atendidos pelo “Patronato Santo Antônio”, instituição que está inserida no programa, também participaram com apresentações culturais. O programa “A Chance to Play” tem como objetivo desenvolver boas práticas e metodologias inovadoras de vivenciar o direito de brincar, levando em conta a importância do trabalho em rede para transformar as boas práticas em políticas públicas.
Concurso de Presépios
Outra atração do evento foi a revelação dos times vencedores do tradicional Concurso de Presépios, que está na 7ª edição. O concurso visa promover a integração entre as equipes e valorizar a criatividade de cada área, revelando talentos e habilidades dos colaboradores. Na confecção dos presépios, os times utilizaram materiais que seriam descartados, valorizando a reciclagem e a sustentabilidade ambiental. As equipes da Estamparia e da Armação foram as grandes campeãs no Concurso de Presépios deste ano, tendo como destaques a originalidade e a diversidade dos materiais utilizados. Os trabalhos de todos os participantes ficarão expostos na fábrica.
Costurando o Futuro
O projeto “Costurando o Futuro”, desenvolvido pela Fundação Volkswagen em São José dos Pinhais em parceria com a Prefeitura do Município e com o Instituto de Organização Racional do Trabalho – Idort, marcou presença no evento, com a exposição das peças confeccionadas nas oficinas. Entre os artigos estavam bolsas femininas, lixeiras para carro e acessórios feitos a partir da reutilização de tecidos automotivos e uniformes usados que seriam descartados pela Volkswagen e foram doados para uma nova finalidade ambientalmente responsável.
O “Costurando o Futuro” foi realizado durante três anos em São Bernardo do Campo e foi ampliado para o Paraná com recursos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nas duas localidades, mais de 35 toneladas de tecidos já foram transformadas em novos produtos. Lançado em São José dos Pinhais, em maio deste ano, o projeto oferece a 45 mulheres em situação de vulnerabilidade social vizinhas à fábrica oficinas gratuitas focadas na formação técnica em corte e costura, e empreendedorismo social para a estruturação de um negócio próprio.
Natal Sem Fome
Neste ano, a tradicional campanha social “Natal Sem Fome”, promovida pela fábrica do Paraná em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, foi vincula à megavisita. Ao fazer a inscrição para o evento, os colaboradores contribuíram com doações de alimentos não perecíveis para a campanha. As mais de 3 toneladas de alimentos arrecadadas foram trazidas ao evento pelo Papai Noel, em sua Amarok.
As doações foram entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social de São José dos Pinhais, que fará a distribuição entre várias instituições atendidas pelo município, e para a Associação Menonita de Assistência Social (AMAS) de Curitiba.
15 anos da Fábrica em São José dos Pinhais: modernidade e novos investimentos
A unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999 e é considerada uma das mais modernas fábricas do Grupo Volkswagen. Desde a sua inauguração, já produziu mais de 2,2 milhões de veículos e atualmente emprega 3.300 pessoas, produzindo os modelos Fox, Fox BlueMotion, CrossFox, SpaceFox e Golf.
Em 2013, a unidade celebrou o 10º aniversário do lançamento do Fox no Brasil e a marca de 1,5 milhão de Fox produzidos. Pelo 2º ano consecutivo, a unidade recebeu o diploma de reconhecimento no Prêmio “As 100 Maiores Contribuintes de ICMS do Paraná” e também foi reconhecida como a indústria de automóveis mais lembrada no Estado do Paraná e na Capital Paranaense, na 5ª edição do Prêmio IMPAR – Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional.
60 anos da Volkswagen do Brasil: pioneirismo e inovação tecnológica
A Volkswagen do Brasil completou 60 anos no dia 23 de março de 2013, sendo a maior fabricante e exportadora de veículos do País, com três fábricas no Estado de São Paulo e uma no Paraná. Desde 1953, mais de 20 milhões de veículos já foram produzidos no Brasil, sendo mais de 3 milhões de unidades exportadas para 147 países. A Volkswagen ultrapassou também a marca de 8 milhões de motores produzidos na fábrica de São Carlos (SP), inaugurada em 1996.
Os 50 anos de liderança em vendas da Volkswagen no mercado nacional, por meio de dois modelos, também revelam a força da marca no Brasil. Em 2012, o Gol alcançou 26 anos consecutivos de liderança nas vendas no País. O Fusca, por sua vez, esteve 24 anos na liderança.
Fonte: Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa