A Toyota é, pela sexta vez em oito anos, a montadora mais valiosa do mundo de acordo com o relatório BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands 2013 – maior base de dados do mundo sobre a relação entre consumidores e marcas, englobando mais de 10 anos de pesquisas, cinquenta mil marcas, trinta países e mais de um bilhão de consumidores. Segundo a pesquisa, em 2012 o valor da marca Toyota subiu 12%, atingindo 24,5 bilhões de dólares. Desde 2006, quando foi publicado o primeiro relatório BrandZTM, a Toyota se mantém entre as montadoras mais valiosas do mundo. Em 2006 e 2012, únicos anos em que não venceu, a marca ficou na segunda colocação.
Desenvolvida pela Millward Brown Optimor, consultoria especializada em análises de propaganda, comunicações de marketing, mídia e valor patrimonial da marca (brand equity), o ranking BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands está na sua oitava edição. É o único estudo do mundo que combina medidas de brand equity baseadas nas entrevistas com mais de um milhão de consumidores no mundo todo. Além disso, é avaliada a performance financeira e de negócios de cada empresa para separar o valor que a marca desempenha para gerar receita e capitalização de mercado.
O ranking também leva em consideração as variações e diferenças regionais, uma vez que a contribuição local influencia no resultado final.
Além da Toyota, a marca Lexus também entrou no ranking do relatório, ficando entre as dez marcas mais valiosas, com um valor de 3,4 bilhões de dólares.
De acordo com os autores do relatório, uma das razões para o ressurgimento da Toyota ao topo pode ser atribuída à tecnologia híbrida, presente cada vez mais nos veículos Toyota e Lexus e que reflete em liderança de mercado graças à excelente performance ambiental e à eficiência na utilização de combustível.
Esse resultado reafirma o compromisso da Toyota com o consumidor e o DNA da marca em fabricar produtos com qualidade, confiabilidade e durabilidade, além da inovação constante e do respeito ao meio ambiente.
Híbridos
No último mês de março, a Toyota atingiu a marca de 5,1 milhões de híbridos vendidos no mundo, 15 anos após o lançamento do Prius, primeiro modelo híbrido colocado em circulação. A família Prius, aliás, é a principal responsável pelas vendas de híbridos da marca, com mais de 3,5 milhões de unidades comercializadas.
Ao todo, a Toyota comercializa atualmente 19 modelos híbridos ao redor do mundo.
O estudo completo (em inglês) do “The BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands” pode ser encontrado em: http://www.millwardbrown.com/BrandZ.
Fonte: Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas