Por Marcus Lauria
Primeiro foi a Volkswagen Sharan, agora é a vez da Seat Alhambra. A monovolume da marca espanhola, produzida na Autoeuropa, em Palmela, recebe a sua primeira atualização. As alterações abrangem a parte externa, a mecânica e a parte tecnológica, com destaque para a nova geração do sistema Seat Easy Connect e o sistema de frenagem automática.
Por fora, as mudanças resumem-se aos novos faróis LED, uma renovada grade dianteira e novas rodas. Por dentro, há novas cores de revestimento, um volante redesenhado (o mesmo do Leon) e instrumentos reconfigurados.
A oferta mecânica foi profundamente revista. Os motores estão até 15% mais eficientes no consumose todos cumprem as emissões Euro 6. Nas versões a gasolina estão disponíveis os motores 2.0 TSI de 150 e 220 cv, enquanto o Diesel 2.0 TDi conta com três níveis de potência: 115, 150 e 184 cv (binário de 380 Nm). O Diesel com 150 cv terá opção de tração integral permanente 4Drive.
Com exceção do Diesel menos potente, existirá uma opção de caixa de dupla embreagem DSG (e que é de série na versão topo de linha a gasolina), com função de coasting (que permite poupar combustível).
O sistema de frenagem automática pós colisão é de série no novo Alhambra. Opcionalmente está disponível o alerta de ângulo morto e o controle da suspensão DCC. As versões de acabamento foram reestruturadas, dividindo-se agora em Reference, Style e Style Advance.