Royal Enfield: Negócios e Recorde de Vendas

Outubro marca a história da operação brasileira da Royal Enfield com um novo recorde de emplacamentos. A marca que tinha sido alcançada em dezembro de 2023 foi superada em outubro de 2024 em 7,3%, iniciando novembro com o desafio de superar essas 1.803 unidades emplacadas no mês passado. Aliás, o mês mal começou e a Royal Enfield já lançou 2 novas motocicletas da família Twin 650cc, uma nova marca dedicada à mobilidade elétrica, a Flying Flea, e tem uma agenda de inaugurações de novas concessionárias ainda para este ano, no Brasil.
“Temos um planejamento consistente para o Brasil, ainda assim o setor de motocicletas segue me surpreendendo positivamente em vários aspectos. Seguiremos aumentando números de vendas e atendendo mais e mais os brasileiros. Com mais concessionárias para agilidade no pós-venda, motocicletas que tragam cada vez mais versatilidade, unicidade e o legado dessa marca centenária, contando com o ótimo custo-benefício em nossos produtos”, conta Gabriel Patini, diretor executivo Latam da Royal Enfield.
Segundo Gabriel, 2024 já se consolidou como um ano importante e marcante para a Royal Enfield, comparando o mesmo período com o do ano anterior, a operação brasileira superou 50% do número de emplacamentos totais, o que significou partir de 9.461 unidades para 14.193. O executivo está confiante na superação de 16 mil unidades neste ano, considerando janeiro a dezembro.
Hunter 350, a urbana da Royal Enfield, segue puxando as vendas da empresa e foi o modelo mais vendido de outubro, seguida pela Meteor 350 e Classic 350. A moto é superconfortável, versátil e perfeita para os grandes centros, e atingiu 600 unidades vendidas em outubro, somando 4.698 somente neste ano – lembrando que o lançamento e início de vendas vem desde setembro de 2023 apenas, confirmando o sucesso do modelo no mercado brasileiro.
“Como mercado mais importante fora da Índia, o Brasil atrai diversos perfis de pilotos e pilotas. Enxergamos a boa inserção das motos aqui pela versatilidade do nosso line-up, design e a combinação exata entre estilo e ciclística. Conseguimos unir atributos importantes para os motociclistas que apreciam o motopurismo em sua essência com alcance de compra”, explica o executivo.
O ritmo de entregas da Super Meteor 650 segue intenso, mesmo com as dificuldades que o mercado brasileiro de motocicletas vem sofrendo com a crise climática na Região Norte, com a seca dos Rios, o que atrasa a chegada dos kits de montagem para as marcas que operam em CKD ou insumos importados. Em outubro aproximadamente 330 unidades da cruiser foram emplacadas e, de acordo com o diretor executivo Latam da Royal Enfield, a expectativa é zerar as entregas das reservas existentes até o primeiro bimestre de 2025.
  Com um ano fiscal que vai de abril a março, a Royal Enfield está agora na metade do Q3, do terceiro trimestre do ano, e tem boas perspectivas para seguir batendo metas e surpreendendo o consumidor brasileiro com novidades no line-up, promoções e novas concessionárias.
Novembro, o mês da famosa Black Friday, recebe o Black November Royal Enfield. Durante o mês todo, toda a rede está com ação para as Twins, as gêmeas Interceptor 650 e Continental GT.
Para a GT, o desconto é de até R$ 3.000,00 e os clientes ganham emplacamento e IPVA grátis, além de um capacete Lucca Customs Sublime de presente. Estão na promoção as cores Dux Deluxe e Ventura Storm Blue da Continental GT, que de   R$ 32.990 será vendida por R$ 29.990. Já nas cores Apex Grey e Slipstream Blue o preço sai de R$ 32.990 para R$ 30.990.
MotoMoto
Dux Deluxe e Ventura Storm Blue
MotoMoto
Apex Grey e Slipstream Blue
Vale ressaltar que o preço sugerido de bônus de R$2.000 para os modelos Apex Grey e Slipstream Blue se referem às unidades até o ano modelo 24/24, assim como o bônus de R$3.000, emplacamento e IPVA grátis para os modelos Dux Deluxe e Ventura Storm Blue também para unidades até ano modelo 24/24. E para os capacetes é possível que exista variação de tamanho e cor conforme disponibilidade em toda a rede Royal Enfield.
Também na Black November Royal Enfield está a Interceptor 650, que tem desconto de R$ 2.000 para toda a linha até ano/modelo 24/24. As versões Black Pearl e Cali Green serão vendidas por R$ 28.990 (antes R$ 30.990) e as versões Black Ray e Barcelona Blue passam a R$ 29.990 (antes R$ 31.990).
MotoMoto
Black Pearl e Cali Green
MotoMoto
Black Ray e Barcelona Blue
“As Twins são um produto muito desejado no Brasil, então, nosso novembro é dedicado a elas. Inclusive a promoção segue a política de frete incluso para o país inteiro. Esses modelos também contam com o programa de manutenção fixa, aspecto importante para o mix de acessibilidade que pensamos oferecer aos clientes e fãs de Royal Enfield”, conta Gabriel Patini.
A marca tem firmes propósitos e intenções ambiciosas para o Brasil, inclusive com um armazém repletos de peças de reposição para atender a rede que deve alcançar 36 concessionárias até 31 de dezembro, com as inaugurações de Belém, Cuiabá, Maringá, Santana, Zona Norte de São Paulo, Itajaí, Chapecó e Uberlândia.
Os olhos da empresa estão atentos ao que o mercado brasileiro deseja, a companhia observa como os lançamentos realizados no EICMA nesta semana já têm gerado um movimento importante nas redes sociais com a chegada da Bear 650 e da Classic 650. Isso sem falar da Flying Flea, nova marca da Royal Enfield dedicada ao desenvolvimento de motocicletas elétricas, e que já apresentou a FF-C6 no mesmo evento de Milão, com previsão de início de vendas na Europa no primeiro semestre de 2025. O Brasil tem sido um grande mercado para os carros híbridos e elétricos, o que demonstra que para as motocicletas, o cenário parece ser tão favorável quanto.
Segundo Patini, os lançamentos irão movimentar muito os negócios e a presença da marca no mundo todo, a empresa deve mesmo manter seu foco na média cilindrada, trazendo evolução mecânica, propulsão e em design também. “Para o nosso mercado as próximas novidades que traremos são a Shotgun, já apresentada em alguns eventos, mas que terá um lançamento completo, como ela merece. Também teremos o evento de apresentação e testes para a Himalayan 450, muito aguardada e que vai proporcionar uma outra experiência off road para os nossos clientes. Ambas chegarão para os motociclistas brasileiros no primeiro trimestre de 2025”, finaliza.

Related posts