|
A Porsche está ampliando sua linha de SUVs totalmente elétricos com o Macan GTS – um modelo especialmente esportivo e voltado para o prazer de dirigir. Com até 420 kW de potência em overboost, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e suspensão pneumática esportiva com altura reduzida, o GTS estabelece novos padrões de agilidade e dinâmica de condução. Fiel à tradição GTS, a quinta variante do Macan Electric se destaca por dentro e por fora, com estilo marcante e diversos detalhes escurecidos. |

Agora, pela primeira vez, um Macan totalmente elétrico ostenta essa icônica sigla. Essa mais recente adição à linha de SUVs elétricos da marca oferece dinâmica de condução excepcional e desempenho impressionante: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, alcança 200 km/h em 13,3 segundos e tem velocidade máxima limitada a 250 km/h.
Assim como o Macan Turbo, o Macan GTS utiliza o motor elétrico traseiro mais potente da série. A unidade possui 230 milímetros de diâmetro, 210 mm de comprimento ativo e um inversor de pulso de carboneto de silício (SiC) de 900 amperes, altamente eficiente. No Macan GTS, essa configuração entrega 380 kW (516 cv) em conjunto com o motor elétrico dianteiro, chegando a 420 kW (571 cv) de potência em overboost com o Launch Control, e torque máximo de 955 Nm. Assim como no Macan Turbo, a transmissão — com relação de 9,0:1 — foi especialmente projetada para suportar o enorme torque dos modelos de alta performance.

Em uma estação de recarga rápida compatível, a bateria de alta tensão de 100 kWh pode ser carregada de 10% a 80% em apenas 21 minutos, com potência máxima de recarga de 270 kW. Os dados de alcance de acordo com o padrão do programa brasileiro de etiquetagem serão comunicados futuramente.
O Pacote Sport Chrono é equipamento de série e foi ampliado para incluir o modo Track, já conhecido do Taycan, que prepara o veículo para condições de condução de alta performance. Esse modo aumenta o nível de resfriamento da bateria, minimizando a perda de potência causada pelo aquecimento (também conhecida como efeito de derating), o que resulta em desempenho significativamente aprimorado sob carga contínua.

Suspensão pneumática esportiva com calibração específica GTS
O novo Macan GTS entrega sua potência com o verdadeiro caráter de um carro esportivo – combinando distribuição de peso voltada para o eixo traseiro, baixo centro de gravidade e gestão inteligente de potência.
Além do sistema de tração integral com o Porsche Traction Management eletrônico (ePTM) de resposta rápida, o modelo traz de série o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). O bloqueio eletrônico do diferencial traseiro aprimora a tração e a agilidade, estando posicionado diretamente atrás do motor traseiro para contribuir com a distribuição de peso de 48:52, favorecendo o eixo traseiro.

O Macan GTS também apresenta o centro de gravidade mais baixo de toda a linha. Os engenheiros refinaram especialmente a suspensão pneumática esportiva, que conta com controle de nível e o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM). A altura reduzida em 10 mm e o ajuste específico de amortecedores e barras estabilizadoras proporcionam agilidade e precisão nas curvas excepcionais, que podem ser ainda ampliadas com a direção ativa no eixo traseiro, disponível como opcional.
O caráter emocional do Macan GTS também se reflete no seu som. O sistema Porsche Electric Sport Sound (PESS) oferece dois perfis sonoros exclusivos GTS, cada um com características distintas nos modos “Sport” e “Sport Plus”.

Exterior: detalhes em preto e saias laterais exclusivas
Sua aparência é caracterizada por diversos detalhes pintados em preto na dianteira, nas laterais e na traseira – elementos de estilo que definem a assinatura visual típica dos modelos GTS da Porsche. Chamam especial atenção os faróis Matrix LED escurecidos e as marcantes bordas externas acima das entradas de ar (airblades).
A partir do início de 2026, a Porsche passará a oferecer um novo pacote Sport Design para toda a linha Macan, incluindo novos para-choques dianteiro e traseiro. O Macan GTS será o primeiro modelo a recebê-lo, não apenas como item de série, mas também com detalhes exclusivos GTS. Os elementos de contraste, como inserções, lâminas laterais, molduras dos arcos de roda e a borda do aerofólio traseiro ativo, recebem acabamento em preto.

As novas saias laterais, que se alargam em direção à traseira, também reforçam o visual robusto e dinâmico do modelo. A parte inferior da traseira apresenta um design exclusivo, com moldura preta e difusor pronunciado, enquanto as lanternas escurecidas seguem o mesmo tom dos faróis.
O GTS é equipado de série com rodas de liga leve Macan Design de 21 polegadas na cor Cinza Antracite; como opcional, estão disponíveis as rodas RS Spyder Design de 22 polegadas com o mesmo acabamento.
Com a chegada do novo Macan GTS, três novas cores passam a integrar a paleta: o já conhecido Crayon, o Carmine Red – tradicional nos modelos GTS – e, pela primeira vez no Macan, o Lugano Blue. Além das 15 opções de cor disponíveis no Porsche Car Configurator, a Porsche Exclusive Manufaktur oferece quase 60 tonalidades adicionais por meio do programa Paint to Sample.

Interior: costuras decorativas opcionais combinando com a cor externa
Para reforçar o caráter esportivo também no interior, o Macan GTS traz revestimentos ampliados em Race-Tex, com elementos em couro liso preto.
O material Race-Tex está presente no volante esportivo GT multifuncional aquecido, nos descansos de braço do console central e dos painéis de porta, além do painel de instrumentos. Os centros dos bancos esportivos adaptativos com 18 ajustes elétricos também são revestidos em Race-Tex, enquanto as laterais e apoios de cabeça recebem acabamento em couro liso.
Pela primeira vez no Macan Electric, o pacote opcional GTS Interior Package permite harmonização de cores entre o exterior e o interior. Para combinar com as respectivas cores externas, o pacote pode ser configurado em Carmine Red, Slate Grey Neo ou Lugano Blue. As costuras decorativas contrastantes dos bancos, volante, painéis de porta e da parte superior do painel seguem a mesma tonalidade, assim como os cintos de segurança e o logotipo “GTS” bordado nos assentos. O volante também traz um emblema com a inscrição “GTS” na cor correspondente. O pacote inclui ainda o Carbon Interior Package, que adiciona apliques em fibra de carbono ao volante, painel e painéis de porta.

O tema GTS também se estende ao cockpit digital. A cor real da carroceria é reproduzida na visualização 3D do veículo exibida na tela central, enquanto o painel de instrumentos traz a inscrição “GTS”. Diversas funções do Pacote Sport Chrono, oferecido de série, como cronometragem de voltas, registro de telemetria e análise de setores, podem ser acessadas diretamente pelo aplicativo correspondente na tela central.
O novo Macan GTS já está disponível para pré-vendas no Brasil, com as primeiras entregas previstas para o primeiro semestre de 2026. O preço público sugerido é R$ 800.000.
