A Polaris, líder no segmento de veículos off-road nos EUA, anuncia novidades para o quinto ano do maior campeonato privados de UTVs (side-by-side) do país, a Polaris Cup, e divulga o calendário 2017 da competição.
Diferente das outras edições, neste ano o campeonato será divido em dois. Um, que acontecerá em três etapas na Região Nordeste, e outro – também com três etapas –, na Região Sudeste. Com isso, os custos dos participantes cairá e as chances de uma boa pontuação aumentarão. Outra novidade acontece já no momento das inscrições: os 15 primeiros que se inscreverem nas três etapas de cada uma das regiões, ganharão um macacão de competição da marca Sparco, marca referência em equipamentos para esportes a motor.
A primeira etapa será realizada em uma pista off-road construída no Quality Resort & Convention Center Itupeva, ao lado do Shopping Serra Azul, no dia 1 de abril, para os clientes de UTVs Polaris RZR S 900, RZR XP 1000 e RZR XP TURBO.
A Polaris Cup é uma ótima oportunidade para iniciantes – como os clientes Polaris que já se encontravam aos finais de semana em pistas particulares –, partirem para um tipo de utilização mais esportiva, ou, para quem já disputa rali em outras categorias, migrar para uma opção tão divertida quanto os automóveis, porém a um custo bem menor.
A Polaris Cup tem patrocínio das Rodas Scorro, Banco Alfa, Consórcio Nacional Polaris, La Basque, Água Mineral Prata e Sparco, está sob supervisão da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). Em 2017, grandes nomes do esporte compõem a organização e a direção das provas. Amplamente conhecida no segmento automotivo, a direção geral estará a cargo da TSO Brasil, sendo Detlef Altwig o responsável geral da competição – que na primeira etapa também atuará como diretor de prova.
À cronometragem, também foi data atenção especial, que fica a cargo da Totem – a maior e mais respeitada empresa de cronometragem e apuração em ralis do Brasil.
O “boom” dos UTVs
Em 2012, os veículos UTVs estrearam em ralis nacionais e a Polaris dominou a categoria, em todas as competições, com os modelos RZR S 800 e RZR XP 900. O sucesso dos produtos nas competições de Baja e Cross Country reflete a migração de pilotos que se apresentavam em outras modalidades.
Nos anos subsequentes, as competições cresceram e evoluíram assim como os veículos. Foi quando surgiram o Polaris RZR XP 1000, em 2014, e o RZR XP TURBO, em 2016.
Ainda que os UTVs tenham chegado a pouco tempo no Brasil, a aceitação deste tipo de veículo no cenário off-road é incontestável. A maior prova disso, é a recente vitória no Rally Dakar na categoria UTV por uma dupla de brasileiros, o piloto Leandro Torres e seu navegador Lourival Roldan. Pela primeira vez nos 38 de história da competição – considerada a mais difícil do mundo – brasileiros vencem uma categoria principal, e ao volante de um Polaris RZR XP 1000.
Serviço
As inscrições para participação da Polaris Cup podem ser feitas através do site www.polariscup.com.br. Para pagamentos antecipados, o custo da inscrição é de R$550,00 por etapa, já no dia do evento, o valor sobe para R$650,00. Dúvidas podem ser sanadas através do e-mail Contato.Brasil@polaris.com.
Calendário
Polaris Cup Sudeste
01/04/2017 – 1ª Etapa Polaris Cup SE – Itupeva-SP
27/05/2017 – 2ª Etapa Polaris Cup SE – Brotas-SP
29/07/2017 – 3ª Etapa Polaris Cup SE – Itú-SP
Polaris Cup Nordeste
13/05/2017 – 1ª Etapa Polaris Cup NE – Campina Grande-PB
05/08/2017 – 2ª Etapa Polaris Cup NE – Barra de São Miguel – AL
07/10/2017 – 3ª Etapa Polaris Cup NE – Fortaleza – CE
Horário: das 08h às 16h
08:00 às 09:30 – Vistoria administrativa e técnica
09:30 às 10:00 – Briefing da prova
10:30 – Largada da primeira bateria
12:00 – Largada da segunda bateria
13:30 – Largada da terceira bateria
16:00 – Premiação