A General Motors e IBM anunciaram hoje uma parceria para unir o poder do OnStar com o IBM Watson, criando o OnStar Go, a primeira plataforma de mobilidade cognitiva da indústria automotiva. A partir de 2017, o OnStar dará a milhões de motoristas da GM a capacidade de conectar e interagir com suas marcas favoritas.
A plataforma vai entregar um conteúdo personalizado através do painel central do carro e outros canais digitais suportados pelo sistema OnStar Go para permitir o máximo de aproveitamento do tempo gasto no carro.
Combinando as capacidades dos líderes da indústria de conectividade do IBM Watson e com os dados de veículos do OnStar, os APIs irão criar experiências que permitem que motoristas e passageiros alcancem maiores níveis de eficiência e segurança. Estas experiências podem incluir evitar o tráfego quando você está com pouco combustível, ou então ativar uma bomba de combustível e pagar a partir do traço; fazer um pedido em um café enquanto você está no caminho; ou obter notícias e entretenimento no veículo adaptados à sua personalidade e sua localização em tempo real.
“Em média, as pessoas nos EUA passam mais de 46 minutos por dia no carro * e elas estão buscando novas maneiras de otimizarem seu tempo”, disse Phil Abram, diretor executivo da GM para produtos conectados e estratégia. “Ao alavancarmos a conectividade do OnStar e combinando-o com o poder do IBM Watson, nós estamos fornecendo soluções mais seguras, mais simples e melhores que permitam que as experiências de mobilidade dos nossos clientes sejam mais valiosas e produtivas.”
A parceria da GM/IBM vai expandir o sistema OnStar AtYourService já existente além do lançamento de ofertas na plataforma e de novas capacidades suportadas pelo OnStar Go com o IBM Watson. Esses recursos estarão disponíveis em mais de dois milhões de veículos e milhões de dispositivos habilitados para aplicativos da GM nos EUA que estarão conectados com 4G LTE até o final de 2017.
Com a aprovação do cliente, o IBM Watson vai aprender as preferências do motorista, aplicar a aprendizagem e peneirar dados para reconhecer os padrões em suas decisões e hábitos. Esta informação permitirá que os profissionais de marca e de marketing que trabalham em conjunto com a IBM e o OnStar para entregar interações customizadas baseadas na localização que impactam diretamente no público-alvo. Empresas do varejo, combustível, hospitalidade, mídia e entretenimento, restaurantes e viagens e transporte e muito mais poderão usar o OnStar Go para construir situações personalizadas, experiências exclusivas a bordo dos veículos, para uma população crescente de motoristas conectados.
A nova plataforma de mobilidade cognitiva permite que as marcas desenhem experiências de consumo para o IBM Watson. Exemplos de usos potenciais incluem:
• OnStar Go, insights de personalidade no Watson e APIs de conversação para lembrar um pai ao sair do trabalho de comprar fraldas na farmácia a poucos quilômetros antes de sua saída.
• A plataforma usa o Watson Analytics para dar aos viajantes recomendações de chefs famosos ao dirigir em uma nova cidade.
• Watson Recuperar e Rank, usado pelo OnStar Go, permite que os motoristas saibam que o seu pedido está pronto para retirada em uma loja nas proximidades e que um dos funcionários da loja irá levar suas compras para o carro.
“A IBM e a GM estão mudando toda a noção de onde ocorrem as valiosas interações diárias. A combinação do IBM Watson e com a conectividade do OnStar, líder da indústria, permitirá que os veículos tenham habilidades e serviços inteligentes para facilitar o dia a dia dos motoristas e passageiros “, disse Paul Papas, líder global do IBM iX. “Simplesmente unir o OnStar Go com IBM Watson transforma o tempo gasto no trânsito em um tempo bem gasto.”
ExxonMobil, Glympse, iHeartRadio, Mastercard e Parkopedia são as primeiras marcas a aderir à plataforma.
• ExxonMobil vai usar a plataforma de mobilidade cognitiva para ajudar os motoristas a localizar rapidamente os postos de combustível Exxon e Mobil, recomendar o melhor combustível e produto lubrificante para seu veículo, além de autorizar o pagamento de combustível de dentro do veículo. Os consumidores podem ainda pagar por uma lavagem do carro ou serem notificados quando eles estiverem com pouco combustível.
• Como um parceiro de tecnologia de localização na plataforma de mobilidade cognitiva, a Glympse permite que os consumidores e as empresas gerenciem em tempo real, compartilhem a localização com qualquer pessoa em qualquer dispositivo.
• iHeartRadio usará as percepções do Watson do OnStar Go para a curadoria de experiências personalizadas e conteúdo local das estações de rádio.
• A Mastercard permitirá que motoristas e passageiros façam com segurança pagamentos simples de forma segura a partir do conforto de seus carros. Ao integrar a segurança da Mastercard com a plataforma tokenization – Mastercard Serviço Digital (MDEs) – e serviço de Pagamento Digital Masterpass dentro OnStar Go, a Mastercard permitirá aos consumidores a realização de transações com cartões de crédito ou de débito armazenados em suas carteiras Masterpass.
• A Parkopedia irá fornecer informações detalhadas de vaga de estacionamento – incluindo horário de funcionamento e preços atualizados, bem como reserva e pagamento.
A plataforma de mobilidade cognitiva foi projetada e desenvolvida pela IBM iX em conjunto com o OnStar, usando a experiência da iX na experiência e design móvel. iX também está trabalhando com a GM para projetar interfaces intuitivas em tela sensível ao toque do OnStar para os consumidores. A The Weather Company, uma empresa IBM, irá fornecer tempo e localização com dados ricos para apoiar segmentação personalizada e avisos sobre as condições de direção.
A GM começou a revolução do veículo conectado há 20 anos com o lançamento do OnStar e tem mais veículos conectados na estrada do que qualquer outro fabricante de automóveis. Até o final de 2016, a GM espera ter 12 milhões de veículos conectados com OnStar na estrada em todo o mundo.