“Quando você entra na pista, a bandeira verde cai e a conversa fiada para”
– Eddie Mulder (conhecido como Fast Eddie), Campeão da Big Bear Run de 1960
Isolamento da realidade, audácia sem disfarce, completo desdém pelo resultado e confiança no seu próprio instinto; isso é o que melhor reflete a mentalidade dos pilotos de corridas e é certamente a descrição perfeita para o, então, novato de 16 anos do Checkers Motorcycle Club – Eddie Mulder, também conhecido como Fast Eddie – que em 1960 se tornou (e até hoje permanece) o mais jovem campeão a dominar a brutal corrida do deserto californiano, a Big Bear Run.
Em 1960, o implacável Deserto de Mojave serviu como cenário para a Big Bear Run; a maior e mais desafiadora corrida que o deserto californiano já testemunhou. Sem regras, estradas ou tecnologia, e apenas cactos e coiotes como espectadores, junto a 765 outros pilotos, Eddie Mulder chocou o mundo das corridas ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar em 4 horas e 21 minutos, deixando um legado que reverbera através das gerações. Montado em sua Royal Enfield Fury de 500 cilindradas e alimentado pelos seus instintos e determinação inabalável, Eddie era um entre apenas 197 que conseguiram chegar ao final da corrida.
Quando perguntado sobre o que ele achava que foi o ponto de virada na corrida, Eddie Mulder disse: “Eu estava em décimo terceiro lugar quando perdi o controle e caí em um desfiladeiro. Levantei a moto e inspecionei os danos. O guidão estava dobrado para trás, o tubo de escape tinha sido arrancado da cabeça do cilindro e um amortecedor estava quebrado. Endireitei o guidão e coloquei o tubo de escape de volta no lugar. Não consegui fazer nada sobre o amortecedor quebrado, então terminei a corrida com apenas um”.
Sessenta e quatro anos depois, esse espírito destemido inspirou a criação de uma motocicleta que incorpora essa garra e determinação indomáveis em sua essência – a nova Royal Enfield Bear 650, uma scrambler estilosa e versátil. Projetada para pilotos que confiam em seu instinto e se destacam do restante, a Bear 650 é mais do que apenas uma motocicleta – é uma jornada, uma afirmação e um lembrete para seguir sua intuição. Com suas capacidades versáteis, engenharia robusta e estética distinta de uma scrambler, a Bear 650 está pronta para redefinir a experiência de pilotagem para os amantes de scrambler por todo o mundo, convidando-os a forjar seu próprio caminho, uma viagem de cada vez.
Falando sobre design e concepção da Bear 650, B Govindarajan, CEO da Royal Enfield, diz: “Sempre buscamos inspiração profunda para nossas motocicletas em nossa comunidade e em nossos pilotos que alcançaram feitos extraordinários. Nossa inspiração para a Bear 650 veio de uma dessas histórias lendárias – Eddie e a Big Bear Run de 1960. A Bear 650 reflete o mesmo espírito de instinto bruto, impulso puro, determinação incansável e incorpora a identidade e DNA da verdadeira mentalidade scrambler ‘full-send’ (vai com tudo). É construída para oferecer confiança e controle em todos os terrenos – seja pilotando por ruas urbanas ou trilhas empoeiradas. A Bear 650 não se trata apenas de desempenho; trata-se de versatilidade, resiliência e um espírito intransigente.”
In Gut We Trust… and the Guts Roar! (Na intuição confiamos … e a Intuição ruge!) A Bear 650 se alimenta da intuição e é movida pela plataforma 650-Twin da Royal Enfield, reconhecida mundialmente. Conhecida por seu desempenho suave e caráter, o motor entrega robustos 47 cv (34,6 kW) a 7.250 rpm e um torque máximo de 56,5 Nm a
5.150 rpm, que aumenta o impacto na faixa média da Bear 650, em comparação com outros modelos Twin. O inovador sistema de escape 2-1 melhora o torque e oferece uma faixa de potência mais ampla, enquanto o silenciador compacto reduz o peso e acrescenta à estética scrambler.
Scrambler com estilo
Pneus robustos com um toque retrô, blocos de piso quadrados abertos, assentos contornados de scrambler, escape 2-1, rabeta elevada, placa de número de competição e maior distância ao solo – cada elemento da Bear 650 transmite seu verdadeiro DNA de Scrambler. Além disso, a inclusão de uma placa de número de competição confere à motocicleta uma aparência da herança scrambler; uma homenagem às motocicletas scrambler de antigamente.
Acentuando ainda mais a estética scrambler estão as 5 cores marcantes inspiradas pelo espírito vibrante da Califórnia. Boardwalk White, Petrol Green, Wild Honey, Golden Shadow e uma edição especial chamada Two Four Nine, em homenagem ao icônico número de corrida vencedor de Eddie. Juntos, todos esses elementos fazem da Bear 650 uma scrambler que incorpora o espírito e o estilo da cena de corridas no deserto da Califórnia dos anos 60.
‘Bad-roader’ por excelência (“O típico ‘fora-de-estrada’ por excelência”)
Para aqueles que desejam uma experiência clássica de scrambler ‘badass’, a Bear 650 recebe um chassi revisado e mais forte, garfos Showa USD de grande pistão na frente com 130 mm de curso e RSU de tubo duplo Showa na traseira com 115 mm de curso, oferecendo uma experiência flexível ao pilotar no asfalto. A maior distância ao solo de 184 mm, juntamente com a combinação de rodas dianteiras de 19″ e traseiras de 17″, equipadas com pneus de dupla finalidade, proporciona uma aparência autêntica de scrambler, melhora a aderência e confere uma leve capacidade off-road. O assento contornado da Bear 650 foi projetado para permitir que o piloto se mova livremente e evitar que ele escorregue ao pilotar em superfícies irregulares. Um guidão largo e pedais de pé posicionados de forma neutra proporcionam uma ergonomia confortável e confiante. A motocicleta é equipada com disco dianteiro de 320 mm e disco traseiro de 270 mm para desempenho de frenagem superior, com a opção de desativar o ABS traseiro ao pilotar em estradas esburacadas ou trilhas classificadas.
Instinto não tão básico | Essência moderna de uma scrambler
Inspirada pela herança, mas moderna em muitos aspectos, a Bear 650 é equipada com o Tripper Dash, o novo display TFT tem uma interface e experiência de usuário simples para fácil compreensão em movimento. Os cubos de interruptor de alumínio preto e o joystick auxiliam na interação intuitiva e sem esforço ao usar o Tripper Dash. A integração do Google Maps e a porta de carregamento USB-C proporcionam mais confiança para exploração urbana. A motocicleta também conta com iluminação LED completa para maior visibilidade que compõem a estética scrambler.