Lexus lança nova geração do RX 350 no mercado nacional

Malagrine
Malagrine

A Lexus lança no Brasil o novo RX 350, o primeiro SUV premium a ser comercializado em escala no mundo. Disponível nas versões RX 350 e RX 350 F-Sport, o modelo marca uma fase de consolidação da Lexus no Brasil, com a oferta de veículos que unem sofisticação com um toque de esportividade.

Desde o lançamento da primeira geração do modelo, em 1998, o Lexus RX conquistou rápida fama entre os consumidores que procuram a flexibilidade do utilitário esportivo combinada à direção confortável, tal como um sedã de luxo. Tudo embalado em pacote elegante e atrativo.

A quarta geração do RX 350 possui desenho totalmente renovado, caracterizado por vincos e curvas expressivas, que representam ousada evolução no estilo, mas segue compartilhando o mesmo DNA de design de outros modelos da linha Lexus lançados recentemente, como o NX 200t. Além disso, o SUV, campeão de vendas da categoria nos diversos mercados em que está inserido, conta com motorização V6 de 3.5L a gasolina, equipado com inovador sistema de injeção direta D-4S, rendendo 305 cv de potência e com baixo consumo de combustível, com média combinada de 8,5 km/l.

Malagrine

Todo o processo de desenvolvimento e construção do RX 350 carrega a experiência dos Takumis, mestres artesãos da Lexus, com especialização de décadas na produção dos veículos da marca. Este diferencial garante qualidade e personalidade exclusiva em cada detalhe do modelo.

O novo Lexus RX 350 chega ao mercado em 06 de julho, por R$ 337.350.00, na versão RX 350, e R$ 352.950.00, na versão RX 350 F-Sport.

  1. DESIGN

Malagrine

Para garantir presença marcante e equilibrada, sem perder o perfil agressivo e esportivo, as linhas fortes, inovadoras e ousadas do RX sugerem uma carroceria esculpida a partir de única peça de metal sólida, como uma obra de arte, remetendo à aparência de diamante.

A imponente grade frontal tipo Spindle, assinatura da marca Lexus, está mais encorpada, com borda cromada, e ressalta as linhas agressivas que percorrem toda a carroceria. As laterais conferem ao modelo um visual musculoso, com vincos prolongados até a traseira, em formato multidimensional.

Os conjuntos ópticos dianteiros contam com três projetores de lâmpadas em formato de L, com a tecnologia Full-LED. Além de maior eficiência energética, o uso do Full-LED proporciona claridade única e iluminação constante, em angulação de alta visibilidade ao motorista. Os piscas seguem o formato em L e são formados por 18 luzes individuais de LED, que circundam os faróis, funcionando como luzes indicadoras de direção.

Os faróis de neblina, também em LED, integrados ao para-choque, contribuem para uma excelente visibilidade, tanto à noite quanto em condições de pouca luz.

As portas possuem maçanetas com design meticuloso, garantindo abertura segura e suave, e contam com sistema SmartAccess. Luzes em Full-LED se acendem automaticamente quando o motorista se aproxima do veículo.

A inspiração para o design da grade frontal do RX segue também na parte traseira, dando ao modelo um alto nível de consistência e equilíbrio estético. As lanternas de LED em forma de L envolvem a tampa do porta-malas, resultando em uma sensação de robustez e requinte. Merecem nota especial as colunas traseiras na cor preta, que proporcionam um efeito de teto flutuante, exclusivo em um modelo da marca. O Lexus RX 350 2016 também tem rodas de liga leve de 20 polegadas e antena em estilo barbatana de tubarão (shark fin).

Para garantir mais requinte e qualidade, o RX 350 possui pintura especial resistente a arranhões, devido à utilização de um polímero macromolecular de alto desempenho. A alta elasticidade do material ajuda na resistência contra arranhões ocasionados pelas unhas ao redor das maçanetas, por exemplo. A pintura apresenta um alto grau de retenção de brilho, contribuindo para a preservação da cor original por um período mais longo.

O novo Lexus RX 350 também teve suas dimensões alteradas, e agora possui 4.890 mm de comprimento (+120 mm), 1.895 mm de largura (-10 mm) e 2.790 mm de distância entre-eixos (+50 mm).

Assim como no exterior, o interior do novo RX resulta do impecável equilíbrio entre funcionalidade, sofisticação e acabamento rico em detalhes. O aprimoramento do veículo reflete a fineza do trabalho meticuloso proveniente da experiência dos Takumis e é a mais perfeita tradução do Omotenashi, palavra japonesa que significa hospitalidade, que faz o convidado se sentir em sua própria casa.

Com espaço interno otimizado para cinco passageiros, o assoalho traseiro rebaixado da quarta geração do RX 350 proporciona posição de assento comparável ao de passageiros do banco traseiro do sedã de luxo LS da Lexus. O novo RX dispõe de amplo espaço de carga no porta-malas, com 521 litros (61 litros a mais do que a geração anterior) – um dos maiores da sua categoria. Para maior comodidade, o modelo conta com comando elétrico para abertura e fechamento do porta-malas, com acionamento interno ou remoto por meio de botão instalado próximo à abertura da tampa.

A disposição do console central do RX 350 foi um dos principais pontos de atenção no projeto dos designers e engenheiros da Lexus, para que o condutor se concentre apenas na direção. Com isso, melhorias na utilização e acessibilidade dos botões de comando e dos porta-copos e porta-objetos foram introduzidas. O painel de instrumentos foi redesenhado, e oferece ao motorista informações instantâneas e de fácil leitura em todos os mostradores.

  1. MOTORIZAÇÃO E DESEMPENHO

Malagrine

A versatilidade e a potência do Lexus RX 350 foram aprimoradas, originadas de ajustes no motor V6 de 3.5 litros de ciclo Atkinson e injeção direta a gasolina, que entra em sintonia fina com a nova transmissão automática de oito velocidades.

O motor 2GR-FKS V6 proporciona desempenho expressivo, eficiência no consumo e baixíssimo nível de emissão, sem deixar de entregar potência e dirigibilidade suave e refinada no uso urbano diário.

Para melhorar a eficiência no consumo de combustível, o RX 350 utiliza o avançado sistema D-4S, que permite a injeção direta do combustível sob alta pressão nos cilindros, além dos injetores convencionais nas câmaras de admissão. O sistema atua em conformidade com a velocidade do motor, ajustando-se de acordo com a necessidade de injeção ou desligando-se de forma automática.

Como resultado da combinação única do D-4S com a tecnologia de motorização do RX, o modelo ganhou cerca de 10% de potência, rendendo 305 cv a 6.300 rpm e 38 kgfm de torque a 4.700 rpm. A taxa de compressão subiu de 10,8:1 para 11,8:1.

 A quarta geração do RX vem equipada com transmissão automática de oito velocidades, de trocas rápidas e suaves, cuja curta relação de marchas foi ajustada para oferecer excelente desempenho na arrancada e intenso poder de ultrapassagem, aliada à economia de combustível.

Para maximizar o torque ao longo de toda a faixa de rotação, o veículo recebeu a inovadora tecnologia VVT-iW (Variable Valve Timing with Intelligence Wide) na admissão, enquanto mantém a tecnologia VVT-i no sistema de exaustão. A inclusão do VVT-iW oferece ângulos de abertura expandidos da válvula, resultando em maior eficiência de combustível, sem sacrificar a performance do motor em baixas temperaturas e mesmo em aceleração plena. Isso permitiu a adoção do ciclo de Atkinson, melhorando o consumo.

Outra novidade na quarta geração do RX 350 é o Controle de Torque Dinâmico AWD, que processa as informações de uma série de sensores, incluindo os de velocidade das rodas e de ângulo de esterço das rodas dianteiras, transferindo a potência do motor para as traseiras de maneira instantânea. A tecnologia ajuda a maximizar a tração do veículo em terrenos irregulares e em diferentes condições de estrada.

O motorista do novo RX também tem a possibilidade de visualizar no Display Multi-Informativo (MID), os níveis de distribuição de torque na dianteira e na traseira, assim como individualmente para cada roda.

O Drive Mode Select, ou Seleção do Modo de Direção, é outra característica importante do RX 350, que permite ao motorista escolher entre diferentes estilos de condução. Os ajustes regulam a força de amortecimento do sistema da suspensão, controlam a potência do motor, remapeiam o acelerador, entre outros ajustes.

O modo “NORMAL” oferece um balanço equilibrado entre desempenho do motor e economia de combustível. O modo “ECO” reduz a potência entregue pelo propulsor de 3.5L V6, a resposta do acelerador e o sistema de climatização, aumentando a eficiência no consumo de combustível. O ajuste “SPORT S” oferece níveis altos de desempenho, com respostas fortes do acelerador e mais agilidade do conjunto motor/transmissão.

Para aqueles que querem ainda mais desempenho, o novo RX 350 possui o ajuste “SPORT S+”, que combina os ganhos no conjunto motor/transmissão do modo “SPORT S” com o aumento da sensação transmitida pelo sistema de direção elétrica EPS do carro, além de ajuste mais rígido na suspensão, para maior estabilidade nas manobras.

  1. PLATAFORMA, SUSPENSÃO E DIRIGIBILIDADE

Para aprimorar mais o desempenho e conforto ao dirigir, foram realizadas várias atualizações ao longo de toda a plataforma do Lexus RX 350. Os coxins do motor foram reposicionados e acoplados à estrutura inferior do chassi, perto do centro de gravidade do motor. Como resultado, o propulsor está melhor instalado em seu compartimento, permitindo uma resposta mais direta ao volante e um comportamento mais competente do chassi, principalmente em curvas. A mudança ainda contribui para a suavidade e o silêncio a bordo, dois dos principais atributos dos modelos Lexus.

A estrutura da suspensão foi modificada, melhorando a rigidez e reduzindo a rolagem, ao mesmo tempo em que foram feitos esforços para melhorar o conforto. O RX350 utiliza um sistema de suspensão do tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira. As modificações introduzidas nos coxins do motor e a barra estabilizadora dianteira mais rígida deixaram o veículo mais firme. A carga das molas dianteiras e traseiras foram recalibradas, visando maior conforto aos passageiros e equilíbrio no balanço do carro.

As versões RX 350 e RX 350 F-Sport contam com a Suspensão Adaptativa Variável (AVS – Adaptative Variable Suspension), que ajusta eletronicamente a força do amortecimento, de acordo com as condições e irregularidades da estrada. Adicionando um solenoide linear com uma válvula de pressão de óleo ao amortecedor da suspensão, foi possível criar um sistema variável livre de trepidações. A alteração dinâmica dos níveis de absorção permite que a suspensão responda rapidamente, contribuindo para uma direção estável em ampla gama de ambientes e terrenos.

Todos os aperfeiçoamentos na suspensão se traduzem em melhor resposta do carro às ações realizadas pelo motorista. O nível de aderência e a tração dos pneus também receberam atenção, ajudando o RX a responder com maior agilidade. Na suspensão traseira, a rigidez das buchas foi modificada, visando reduzir saídas de dianteira, permitindo ao RX maior agilidade sem sacrificar o controle.

 Seguindo as modificações da suspensão e da plataforma, o sistema de direção do novo RX 350 recebeu alterações, e agora está mais preciso. A configuração do assento do motorista foi rebaixada em 19mm e o volante ficou mais próximo e em posição mais vertical, aumentando o prazer de condução, principalmente em longos percursos. As opções de regulagem telescópica e angular eletrônica da coluna de direção foram expandidas, permitindo que condutores de maior estatura encontrem uma posição ideal para dirigir.

A direção com assistência elétrica (EPS) teve a rigidez da coluna aumentada para transmitir resposta mais precisa das condições da estrada ao volante. O novíssimo sistema de gerenciamento da EPS foi adotado para se obter faixas mais amplas de controle de esterçamento inicial, de retorno e em curvas, de acordo com faixas variáveis de velocidade e de força reativa. A inovação garante direção leve e confortável, ao mesmo tempo em que oferece controle, intensificando a comunicação do condutor com o veículo. Sem modificar o diâmetro do volante, sua espessura e geometria foram finamente ajustadas para melhorar a condução para o uso diário.

  1. LISTA DE EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIA

Mantendo a tradição da Lexus de desenvolver carros que são o “estado da arte” em design e tecnologia, o novo RX 350 vem recheado com itens de conveniência e conforto, para que a jornada de seus passageiros seja a mais prazerosa possível.

Malagrine

O Sistema Multimídia Lexus possui tela de cristal líquido de 12,3” de alta definição, com elevado nível de contraste que minimiza a variação de cor, mesmo quando visualizado sob diferentes ângulos. O computador de bordo dispõe de cinco funções – consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média e temperatura externa –, sistema de navegação GPS, TV digital e sistema de áudio com HD Radio™, Bluetooth®, DVD player compatível com CD-R/RW, MP3 e WMA, comando de voz, entrada para cartão micro SD, entrada auxiliar, duas portas USB e 12 alto-falantes Pioneer, sendo oito speakers, incluindo um subwoofer e quatro tweeters.

Além disso, o motorista conta com o prático Remote Touch Interface, que lembra um mouse de computador, no console do carro, para operar todas as funções do sistema.

Incrementa o novo Lexus RX 350, ar-condicionado digital integrado dual zone, banco do motorista e do passageiro com sistema de aquecimento e ventilação; comando elétrico para abertura e fechamento do porta-malas; controle de velocidade de cruzeiro; espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica, sistema de aquecimento automático, indicadores de direção, memória e recurso Tilt Down; e teto solar elétrico para a versão RX 350. Além disso, esta versão possui regulagem elétrica para 10 posições com memória e capacidade para armazenar até três perfis para os bancos do motorista e passageiro, além da função Return & Away para o motorista, enquanto na versão RX 350 F-Sport a regulagem elétrica é para oito posições para o motorista e passageiro e a capacidade para armazenar até três perfis e a função Return & Away somente para o motorista.

O modelo chega com o Smart Entry System nas quatro portas, permitindo o destravamento do veículo por proximidade da chave ao colocar as mãos em uma das maçanetas, e com o sistema de ignição simplificada, por meio do Start Button.

  1. SEGURANÇA

O novo Lexus RX 350 foi projetado para atender aos mais rigorosos padrões de segurança. O SUV conta com 10 airbags, sendo dois frontais, quatro laterais, dois de cortina, um de joelho para o motorista e um no assento do banco do passageiro; cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura e com pré-tensionador e limitador de força; sensor de chuva; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmera de ré e sistema ISOFIX.

Os freios do RX também estão mais eficientes. Foi adotado o servo freio com booster de dois estágios, transmitindo respostas mais precisas e proporcionando excelente frenagem e controle. Um novo atuador, o V3-ACV, foi incorporado, diminuindo a sensação “de golpe” quando o freio é acionado de maneira brusca e forte. Além disso, o novo Lexus RX 350 incorpora os seguintes sistema de segurança ativa:

  • Freios ABS com distribuição eletrônica (EBD)
  • Assistente de Frenagens Emergenciais (BA)
  • Controle de Tração Eletrônico (TRC)
  • Controle de Estabilidade (VSC)
  • Assistente de Subida (HAC)

Outro ponto de atenção e que favorece muito a segurança é o reforço na estrutura da carroceria. Diversas tecnologias foram implementadas na plataforma do RX, aprimorando a integridade estrutural e a sua rigidez. Dentre elas, a utilização de aço de alta resistência em todo o veículo, incluindo partes da coluna A e B, a implementação de um novo processo denominado “estrutura de construção anelar”, que proporciona reforços na estrutura do carro em torno das portas; partes redesenhadas na carroceria; e pontos de solda adicionais na parte traseira, garantindo maior resistência e melhor dirigibilidade.

Além de contribuir para a segurança, estas inovações proporcionam conforto aos ocupantes, pois deixam a cabine mais silenciosa.

  1. LEXUS RX 350 F-SPORT

Malagrine

O RX 350 F-Sport 2016 eleva a imagem esportiva do SUV a um patamar completamente novo. A versão incorpora inúmeras características especiais visuais e de esportividade, que a diferenciam da RX 350. O primeiro detalhe que o motorista nota é o exclusivo painel de instrumentos, com tacômetro e indicador de velocidade digital, diferente do tipo analógico da RX 350.

O interior do RX 350 F-Sport foi concebido para harmonizar com o seu temperamento esportivo. Nele, encontram-se itens exclusivos, como pedais em alumínio, paddle shift, volante esportivo de três raios e que traz a logomarca F-Sport, teto solar panorâmico retrátil e carregador de celular sem fio. Baseado no conceito do Human Machine Interface (HMI) da Lexus, a versão F-Sport conta com o head up display, tecnologia que projeta dados sobre o veículo na base do para-brisa (velocidade e ECO Monitor) e ajuda a maximizar a eficiência de condução. A inovação contribui para uma pilotagem mais segura, pois o motorista pode checar as informações sem desviar o olhar do caminho.

O exterior do veículo também conta com exclusividades, como a grade frontal em formato de colmeia, revestimento dos retrovisores na cor preta, spoiler na parte inferior e protetor inferior cromado com acabamento acetinado e design diferenciado das rodas de 20 polegadas.

  1. CORES

 O Novo Lexus RX 350 estará disponível nas cores: Branco Sonic, Cinza Titânio Cosmopolita, Preto Clássico e a nova Marrom Âmbar. Para a versão F-Sport, as cores disponíveis são o Branco Super Nova, Titânio Cosmopolita e a nova Preto Grafite.

Internamente, o modelo terá como opção a cor preta com acabamento alumínio madeira na versão RX 350, e preta ou vermelha com acabamento em alumínio na versão F-Sport.

 

 

Related posts