A Volkswagen está comemorando o décimo aniversário do lançamento do Fox no Brasil. Apresentado em outubro de 2003, o Fox ultrapassou a marca de 1.165.000 unidades comercializadas até setembro de 2013. Graças ao seu sucesso no mercado, o modelo serviu de base para uma família de veículos, dando origem ao CrossFox, em 2005, ao SpaceFox, em 2006, e ao Space Cross, em 2011.
“São dez anos de inovação e evolução com esse modelo, que sempre foi motivo de orgulho para a Volkswagen. O Fox foi desenvolvido no Brasil e estabeleceu novos atributos de versatilidade, ergonomia, espaço interno, segurança e recursos tecnológicos em sua categoria”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Desenvolvido no Brasil, e por brasileiros, o modelo Volkswagen foi projetado “de dentro para fora”, com uma técnica que recebeu o nome de Designed Around the Passenger. Essa é a primeira de tantas outras inovações que o Fox acumulou ao longo de sua primeira década no Brasil.
Desde seu lançamento, o hatch já trazia dois motores Total Flex, ambos da família EA111: 1.0 e 1.6. Aliás, o Fox foi o primeiro modelo no mercado nacional a ter motor 1.0 flexível. O Fox modificou conceitos estabelecidos. Introduziu no País a arquitetura high roof (teto alto), que privilegia a altura elevada em relação aos outros veículos, proporcionando melhor visibilidade e maior espaço interno.
Até hoje, o Fox é o único modelo de sua categoria a oferecer o sistema ARS (banco traseiro com ajuste longitudinal). Outros diferenciais do hatch produzido em São José dos Pinhais (PR) são a ergonomia e a funcionalidade de seu interior. Prova disso é o número de porta-objetos espalhados pelo interior.
Outra inovação do Fox na época de seu lançamento, em 2003, foi o emprego da fibra do curauá, planta nativa da Floresta Amazônica, no revestimento do teto e na tampa interna do porta-malas, em substituição à fibra de vidro.
Novidades que caíram no gosto do consumidor brasileiro. Já no primeiro semestre de 2006, o Fox ultrapassava a marca de 200 mil unidades comercializadas desde seu lançamento.
Para a linha 2008 foram feitas alterações no visual do modelo, com adoção de novo para-choque dianteiro e a opção de faróis com duplo refletor. Em dezembro de 2008, a Volkswagen celebrava o 500.000º Fox vendido.
Série especiais
Nessa sua primeira década no mercado brasileiro, o Fox foi marcado por séries especiais. Lançado em maio de 2007, o Fox Route foi inspirado no programa Volkswagen Route, um canal de relacionamento direto entre a Volkswagen e o público universitário. Disponível nos motores 1.0 e 1.6 Total Flex, foi a primeira série especial do Fox com foco específico no público jovem, em sintonia com pesquisas internas da Volkswagen que apontam o modelo como o carro de maior inserção no segmento.
Na linha 2009 estreava o Fox Extreme, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de 2008. Tratava-se do primeiro carro brasileiro “tunado” de fábrica. Seu estilo era antenado com o gosto do público jovem, que aprecia carros que expressam atitude.
No início de 2009, a Volkswagen apresentou o Fox Sunrise, uma série especial com visual ousado e uma série de acessórios típicos de modelos que podem ser usados tanto na cidade como fora dela, tais como rack de teto, aerofólio no alto da tampa traseira, lanternas traseiras escurecidas, rodas de liga leve 14” com pneus de uso misto, estribos laterais e molduras nas caixas de roda.
Ainda com foco no público mais jovem, a Volkswagen criou em março de 2011 dois pacotes de personalização, com motor 1.0, visualmente diferenciados e dotados de um atraente conjunto de equipamentos de fábrica: o Black Fox e o Silver Fox.
Em julho de 2011 surge o primeiro Fox Rock in Rio. Oferecido com o motor 1.6L Total Flex, com até 104 cv, com visual alusivo ao maior evento musical do mundo e conteúdo de série diferenciado. Tamanho o sucesso da série especial fez com que a Volkswagen repetisse a ação. Resultado: em abril de 2013, junto com a linha 2014, chegou ao mercado o Novo Fox Rock in Rio 2014, ainda mais arrojado visualmente e com equipamentos de série exclusivos.
Fonte: Volkswagen do Brasil
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