A Ford turbinou o Fusion Sport 2017, lançado agora nos Estados Unidos, com cavalaria extra sob o capô e uma proposta clara: conquistar os clientes de sedãs esportivos alemães muito mais caros. Além da característica de luxo, encontrada no modelo líder do segmento no Brasil, ambos têm em sua essência comum a tecnologia EcoBoost.
Equipado com um novo motor V6 2.7 EcoBoost, de duplo turbo, o modelo gera uma potência de 329 cv e torque de nada menos que 52,5 kgfm – superior ao de esportivos como BMW 535i, Audi A6 3.0T e Mercedes-Benz E400. Ele vem de série com tração integral, transmissão automática de seis velocidades com trocas no volante e custa US$ 33.475 no mercado norte-americano.
A Ford tem motivos para confiar nessa proposta de posicionar o Fusion Sport frente a esportivos mais caros, em vez de olhar para os concorrentes diretos Toyota Camry e Honda Accord V6. O Explorer Sport é um bom exemplo: as vendas do modelo saltaram 103% de 2013 a 2015, enquanto o restante da linha avançou 24%, e um quinto de seus compradores são ex-proprietários de Audi, BMW e Mercedes-Benz. O Edge Sport registrou um movimento semelhante, com um crescimento de 62%, num momento em que as vendas da linha estavam estáveis, principalmente devido à mudança de modelo.
Desde o lançamento da nova geração do Fusion, em 2012, os clientes do segmento têm pedido uma versão esportiva, diz Wade Jackson, gerente de marketing do Ford Fusion. “Não são só os clientes do Fusion que querem algo mais ‘quente’. Os donos de outros sedãs e a nossa rede também têm pedido isso repetidamente. Assim, criamos essa versão 2.7 EcoBoost que gera 329 cavalos de potência e o torque impressionante de 52,5 kgfm”, diz. “Esses consumidores também querem um carro diferenciado por dentro e por fora e os clientes de outras marcas ficarão surpresos com o que o Fusion Sport oferece pelo seu custo.”