A Ford apresenta a Ranger Storm, nova versão off-road da picape voltada para o segmento de esportes radicais e aventura, com uma combinação única de desempenho, estilo e equipamentos. O modelo cabine dupla apresentado como conceito no último Salão do Automóvel teve grande aceitação e foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, trazendo uma opção sem similar na categoria em sua configuração de conteúdo e preço.
A grade dianteira com o nome Storm em destaque é a assinatura da nova picape, personalizada também com faixas no capô e nas laterais, alargadores de paralamas, estribos, rodas e santantônio exclusivo, todos na cor preta, com foco na esportividade. As lanternas traseiras com lentes escurecidas são emprestadas da série especial global Wildtrak. Ela conta ainda com dois acessórios especiais – snorkel e capota marítima – que como oferta de lançamento serão dados como cortesia aos 60 primeiros compradores da picape.
A Ranger Storm vem equipada com tração 4×4, transmissão automática, diferencial traseiro blocante e motor Duratorq 3.2 turbodiesel de cinco cilindros das versões de topo XLT e Limited, que garante fôlego extra para encarar qualquer aventura, com potência de 200 cv e torque de 47,9 kgfm.
Outro grande diferencial são os pneus todo-terreno Scorpion AT Plus. Desenvolvidos especialmente para a picape em parceria com a Pirelli, eles oferecem o máximo desempenho e durabilidade dentro da proposta de uso 60% fora de estrada e 40% em estrada. Resultado de um projeto de um ano, eles foram feitos sob medida, com mais de 90 parâmetros personalizados, para entregar o melhor desempenho tanto na terra, lama, água, cascalho e pedra como no asfalto, com grande equilíbrio entre performance e conforto.
Robusta e equipada
A Ford Ranger é reconhecida como a melhor picape off-road do segmento e a versão Storm leva esse desempenho a um nível ainda maior. O alto torque do motor, a eficiente tração 4×4, o diferencial traseiro blocante e os novos pneus permitem transpor com facilidade todo tipo de terreno.
Para isso contribui, também, o conjunto mais completo de recursos de dirigibilidade e segurança. Ela vem com o sistema AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, controle de oscilação de reboque, assistência de frenagem de emergência e luzes de emergência em frenagens bruscas, além de sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga, exclusivos no segmento.
Como toda a linha 2020, o novo modelo tem um ajuste de suspensão que melhora a dirigibilidade e o conforto tanto no asfalto como fora de estrada. E a caçamba conta com um sistema de assistência que facilita a abertura e fechamento da tampa.
Com preço de R$150.990, a Ranger Storm chega para ocupar um novo espaço entre as versões intermediárias e topo da linha, ampliando o leque de consumidores. Sua lista de equipamentos inclui ainda direção elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas, faróis de neblina, sete airbags, câmera de ré e rodas de liga leve de 17 polegadas.
“A Ranger Storm oferece tudo o que o cliente fã de aventura quer e precisa: uma picape off-road de verdade, com plataforma robusta, motor potente, tração 4×4, visual personalizado e preço atraente”, diz Fabrizzia Borsari, gerente de marca da Plataforma Ranger da Ford. “Ela foi desenvolvida especificamente para o consumidor brasileiro, com um nível superior de desempenho, atributos e funcionalidades, além de um visual marcante, de muita personalidade”.
A nova picape tem cinco anos de garantia e oferece também baixo custo de posse, tanto nas revisões e seguro como no valor das peças e manutenção não programada. As três primeiras revisões, com preço fixo, somam R$2.747, e o Programa Seguros Ford oferece uma apólice calculada em 3,1% do valor do veículo.
Ela é disponível em sete cores: as sólidas vermelho Bari e branco Ártico, a metálica prata Geada e as perolizadas azul Belize, vermelho Toscana, cinza Moscou e preto Gales, sempre combinadas com acessórios na cor preta.
Desenvolvimento especial
A Ranger Storm foi desenvolvida no Brasil, atendendo todos os rígidos controles de qualidade da marca líder mundial em picapes. Seu projeto incluiu também testes nos EUA, Tailândia e Austrália para garantir o desempenho e durabilidade de todos os seus componentes.
“A Ranger 2020 trouxe vários avanços e os novos componentes da Storm foram desenvolvidos com o mesmo cuidado, com foco na funcionalidade e no estilo para entregar tudo o que os clientes esperam de um produto de classe mundial”, diz Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da Plataforma Ranger na América do Sul.
Storm significa tempestade, nome que não foi escolhido por acaso para batizar a nova picape da Ford. O veículo reúne tudo o que os fãs de aventura esperam em termos de capacidade, desempenho e estilo para chegar aos destinos mais radicais. A Ford Ranger Storm foi desenvolvida no Brasil, atendendo aos requisitos rígidos de qualidade da marca líder mundial em picapes. Todos os seus componentes foram testados em condições extremas para garantir alto padrão de eficiência e durabilidade.
O seu projeto contou também com o suporte de outros centros mundiais de engenharia da Ford especializados em picapes, nos EUA, Austrália e Tailândia. Com plataforma global vendida hoje em 190 países, a Ranger é produzida para o mercado brasileiro na fábrica de Pacheco, na Argentina.
“Todos os novos componentes da Ranger Storm foram desenvolvidos para entregar o que os clientes esperam de um produto de classe mundial, com foco na funcionalidade e no estilo”, diz Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da Plataforma Ranger na América do Sul. “A isso se somam todos os avanços já incorporados na linha 2020, que como nós costumamos dizer colocam a Ranger três anos à frente da concorrência.”
Verdadeira off-road
A Ford Ranger é reconhecida como a melhor picape média off-road. Além de capacidade de tração de até 5.950 kg, ela tem a maior capacidade de imersão declarada da categoria, de até 800 mm.
A versão Storm leva esse desempenho a um nível ainda maior. Seu motor 3.2 Duratorq turbodiesel de cinco cilindros, com potência de 200 cv (@ 3.000 rpm) e torque de 47,9 kgfm (@ 1.750–2.500 rpm), tem como característica a elasticidade e o alto torque em baixa rotação, bem casado com a transmissão automática de seis velocidades.
O diferencial traseiro blocante, acionado por um botão no console, atua em perfeita integração com o sistema de tração 4×4. Ele transfere torque para a roda com maior aderência para compensar variações no piso e transpor obstáculos com eficiência e segurança.
A Ranger também é a única equipada com sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga. Esses recursos fazem parte do sistema AdvanceTrac, que contribui para a excepcional dirigibilidade da picape tanto vazia como carregada, com: controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, controle de oscilação de reboque, assistência de frenagem de emergência e luzes de emergência em frenagens bruscas.
Pneus sob medida
O pneus Pirelli Scorpion AT Plus 265/65 R17 são outro item especial da Ranger Storm, feitos sob medida para entregar o melhor desempenho em diferentes tipos de terreno – asfalto, terra, lama, água, cascalho ou pedra – com grande equilíbrio entre performance e conforto. Eles foram desenvolvidos em parceria com a Pirelli para atender o perfil de uso 60% fora de estrada e 40% em estrada, com alto padrão de segurança, durabilidade e baixo nível de ruido.
“A Ranger Storm é a primeira a vir com esse pneu de fábrica no mundo”, diz Gilmar de Paula. “Ele foi projetado especialmente para a proposta de uso da picape, com grande resistência e capacidade de adaptação em ambientes off-road, suportando também grandes deslocamentos no asfalto com grande durabilidade, combinação que é comum nas viagens de aventura.”
Resultado de mais de um ano de desenvolvimento, os pneus Pirelli Scorpion AT Plus foram testados no Brasil, EUA e Austrália com mais de 90 parâmetros personalizados. Entre eles está o desenho da banda de rodagem com grandes blocos irregulares e sulcos largos, que aumentam a tração em pisos escorregadios e facilitam a drenagem de água, lama, terra e areia.
Eles contam também com elementos cônicos para promover a expulsão de pedras e outros objetos, além de ombros reforçados para suportar impactos laterais e a rodagem em superfícies rochosas.
“Nos parâmetros de desempenho, os pneus Scorpion AT Plus se destacam principalmente pela durabilidade e tração em piso molhado, com índice muito bom também nos quesitos de piso seco, off-road e conforto”, explica Fábio Magliano, gerente de Produto da Pirelli na América Latina. “Eles incorporam toda a tecnologia da família Scorpion da Pirelli, feita para resistir às condições mais extremas, com uma configuração desenvolvida especialmente para a Ranger Storm.”
Com perfil robusto e assinatura em letras brancas, os novos pneus vêm com rodas exclusivas, reforçando ao mesmo tempo o visual forte e agressivo da picape.
Acessórios exclusivos
Todos os acessórios da Ranger Storm foram desenvolvidos para atender os rígidos critérios da aplicação off-road. A nova grade e os adesivos, por exemplo, foram submetidos a testes críticos de imersão, resistência à deformação, descolamento, abrasão e envelhecimento para garantir a durabilidade.
Os alargadores de paralamas, além de oferecer excelente acabamento e aparência, são peças estruturais projetadas para suportar altas temperaturas e impactos. Os estribos laterais do tipo plataforma, com desenho exclusivo e acabamento preto fosco, são os mais resistentes da categoria. Além de facilitar a entrada e saída dos passageiros na cabine, funcionam como proteção extra em terrenos soltos.
As lanternas traseiras, com design arrojado, foram trazidas da série especial Wildtrak, presente em mercados da Ásia, Europa e Austrália. Suas lentes escurecidas destacam a harmonia do conjunto ótico.
O santantônio de aço tubular, com acabamento preto fosco, tem um desenho exclusivo, com barras que avançam pelas laterais da caçamba e facilitam o transporte de equipamentos esportivos, como caiaque e asa-delta. As rodas de liga leve de 17 polegadas também são personalizadas, com um desenho que favorece a ventilação e autolimpeza. As maçanetas, retrovisores e molduras da carroceria seguem o mesmo estilo, na cor preta.
A Ranger Storm é disponível em sete cores: as sólidas vermelho Bari e branco Ártico, a metálica prata Geada e as perolizadas azul Belize, vermelho Toscana, cinza Moscou e preto Gales. A vermelho Bari não tem custo adicional, enquanto a branco Ártico sai por R$800 e as demais, por R$1.750.
Bem equipada
A Ranger Storm traz uma lista completa de equipamentos de segurança, conveniência, conectividade e conforto, especialmente selecionados para atender o seu perfil de uso misto off-road. Ela vem com: direção elétrica, ar-condicionado automático e digital com controle individual para o motorista e o passageiro, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), central multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, comandos de voz e conexão para Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e duas telas configuráveis de 4,2 polegadas no painel de instrumentos.
A picape tem o conjunto mais abrangente de recursos de dirigibilidade e segurança, o sistema AdvanceTrac, com: controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático em descidas, controle eletrônico anticapotamento, assistência em frenagem de emergência, luz de emergência em frenagens bruscas, controle adaptativo de carga e controle de oscilação de reboque.
O diferencial traseiro blocante e os protetores do cárter e do tanque de combustível são outros itens úteis nas trilhas. A caçamba possui tampa com assistente de abertura e fechamento, trava com chave e seis ganchos internos para carga.
É equipada também com vidros, travas e retrovisores elétricos, faróis de neblina, piloto automático, computador de bordo, chave canivete com controle remoto, capô com mola a gás e gancho para reboque com provisão elétrica.
Os itens de conveniência na cabine incluem ajuste de altura do volante, ajuste de altura e lombar do banco do motorista, console com compartimento climatizado, console central com porta-objetos e descansa-braço integrado, console de teto com porta-óculos, desembaçador do vidro traseiro, três pontos de força 12 V e porta-luvas com chave.
Na parte de segurança, além de ganchos Isofix para cadeiras infantis e chave programável MyKey, traz cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores, regulagem de altura e aviso sonoro e luminoso de afivelamento.
A Ranger Storm oferece ainda dois acessórios especiais, que podem ser adquiridos separadamente. Um deles é o snorkel, que ajuda a transpor áreas alagadas com mais confiança. Item certificado globalmente pela Ford, é produzido em polietileno com resistência UV e custa R$3.600.
A capota marítima, desenvolvida em parceria com a Keko, conta com design exclusivo e sistemas de fixação e vedação feitos especificamente para a picape, com preço de R$2.060. Como promoção de lançamento, esses dois itens que somam um total de R$5.660 serão oferecidos como cortesia aos 60 primeiros clientes que adquirirem a Ranger Storm.
Configuração:………………………. Picape média cabine dupla
Motor
Modelo:………………………………….. Ford 3.2 Duratorq TDCi
Posição:…………………………………. Dianteira, longitudinal
Combustível:………………………….. Diesel
Nº de cilindros/ válvulas:……….. 5 em linha/ 20
Diâm. cil. x curso pistão (mm):.. 89,90 x 100,76
Cilindrada (cm³):…………………….. 3.198
Relação de compressão………… 15,5:1
Alimentação:………………………….. Bomba elétrica de alta pressão
Tração……………………………………. 4×4
Potência máxima (cv):……………. 200 @ 3.000 rpm
Torque máximo (kgfm):………….. 47,9 @ 1.750–2.500 rpm
Transmissão Automática
Modelo:………………………………….. Ford 6R80
Tipo:………………………………………. Automática, com 6 velocidades à frente e
uma à ré
Relações de marcha:
1ª…………………………………………… 4,171:1
2ª…………………………………………… 2,342:1
3ª…………………………………………… 1,521:1
4ª…………………………………………… 1,143:1
5ª…………………………………………… 0,867:1
6ª ………………………………………….. 0,691:1
Ré………………………………………….. 3,400:1
Relação do diferencial:………….. 3,73:1
Rel. máx. conversor torque:…… 1,7:1
Tração:………………………………….. 4×4 com “Shift on the Fly” (4×2, 4×4 High e 4×4
Low) e diferencial traseiro blocante
Freios
Serviço:…………………………………… Hidráulico a vácuo, duplo circuito, disco
ventilado na dianteira e tambor na traseira com
sistema ABS nas quatro rodas, EBD e ESP
Estacionamento:…………………….. Mecânico acionado por cabo de aço, com
tambores e sapatas nas rodas traseiras
Direção:………………………………… Eletricamente assistida (EPAS)
Suspensão
Dianteira:……………………………….. Independente, com molas helicoidais e
barra estabilizadora
Traseira:…………………………………. Eixo rígido com feixe de molas longitudinais
Rodas:…………………………………… Liga leve 17”
Pneus:…………………………………… Especiais Pirelli Scorpion AT Plus 265/65 R17
Circuito elétrico
Alternador:……………………………… 110 A
Bateria:…………………………………… 12 V – 60 Ah
Dimensões (mm)
Comprimento total:………………………………………………. 5.354
Largura total com espelhos:………………………………… 2.163
Largura total com espelhos dobrados:………………… 1.977
Altura em ordem de marcha:……………………………….. 1.821
Entreeixos:………………………………………………………….. 3.220
Bitola dianteira:…………………………………………………… 1.560
Bitola traseira:……………………………………………………… 1.560
Altura livre do solo:……………………………………………… 232
Ângulo de entrada (graus)…………………………………… 28
Ângulo de saída (graus)………………………………………. 27
Caçamba (mm)
Comprimento:………………………………………………………. 1.549
Largura:………………………………………………………………. 1.560
Largura entre caixas de rodas:……………………………. 1.139
Altura:………………………………………………………………….. 511
Volume (L):………………………………………………………….. 1.180
Pesos (kg)
Em ordem de marcha:…………………………………………. 2.230
Capacidade de carga:…………………………………………. 1.040
Peso Bruto Total:…………………………………………………. 3.270
Cap. Máxima Tração:………………………………………….. 5.950
Tanque de combustível (L):…………………………………. 80
Garantia…………………………………. 60 meses sem limite de quilometragem