TOYOTA ETIOS 2017, EVOLUÇÃO PERCEBIDA
O Toyota Etios nasceu na Índia e depois passou a ser produzido no Brasil onde recebeu uma saraivada de críticas da imprensa especializada. Humildemente a Toyota reconheceu as críticas e quando chegou o novo chairman da empresa, Steve St Angelo, ele comandou uma reformulação do modelo que chega na versão 2017, nas carrocerias hatch e sedã, corrigindo a totalidade de 18 pontos do carro que foram os mais criticados na época de seu lançamento em 2012. Quando lançado a aparência do modelo era espartana, painel com pouca visibilidade, mostrador de combustível então nem se fala, antena grande demais enfim, era um carro bom de motor, caixa e dirigibilidade mas muita coisa incomodava. Para 2017 o Etios teve uma grande evolução, são duas motorizações novas, 1.5 L de 107 cavalos e 1.3 L de 98 cavalos com transmissões igualmente novas, manual de 6 velocidade ou automática de 4, disponível para todas as versões. O painel agora é digital com ótima visibilidade e muita informação, na versão top, a XLS tem sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones. No computador de bordo se pode colocar o valor do combustível e no final da viagem pode conferir quanto custou o km rodado. A cabine ficou mais silenciosa e tanto nas forrações como no painel os revestimentos denotam mais luxo e qualidade. Pensando no conforto a direção passou a ser elétrica, mais leve e suave, também disponível em todas as versões como também a chave com os comandos para abrir e fechar. A versão de entrada hatchback é a X 1.3 manual que custa R$43.990, com câmbio automático passa para R$47.490. A versão XS tem motor 1.5 e começa em R$48.995 e a top é a XLS 1.5 automática por R$57.395. Com carroceria hatchback tem também a versão Cross manual, R$57.395 e automática por R$60.895. Com carroceria sedã a X 1.3 começa em R$48.495 e vai até a XLS 1.5 automática por R$60.295. A Toyota espera vender aproximadamente 68.000 Etios este ano, 40% com câmbio automático e 60% com câmbio manual e a empresa, apesar da queda do mercado, esta crescendo e espera crescer ainda mais.
SUB COMPACTO FIAT MOBI
A novidade da Fiat esta ligada a mobilidade, é o Mobi. Um carro sub compacto, para pessoas que não podem ter estatura avantajada por causa do espaço nos bancos dianteiros que não recuam muito, certamente para não apertar os ocupantes do banco de trás. Um carro que vai atender bem aos jovens que vão se identificar com o design, com a posição um pouco mais alta de dirigir em relação aos compactos que estão no mercado e com a conectividade que o carro apresenta. O Mobi é ótimo para ser um primeiro carro, tem as facilidades de ser pequeno, cabe em qualquer vaga e é fácil para manobrar em garagens apertadas. Jovens também são aventureiros e não se apertam muito ou se apertam e não estão nem aí. Para o compartimento da mala ganhar mais espaço a tampa do porta-malas é de vidro temperado com apenas 5 mm de espessura ao invés da tampa de chapa sempre mais larga. Curiosamente o concorrente direto do Mobi, o Volkswagen UP, foi lançado lá fora com a tampa do porta-malas de vidro mas a Volks optou por não colocá-la no modelo brasileiro. Com motor 1.0 L, 75 cv, câmbio mecânico de 5 velocidade, ele é um carro urbano e assim vai atender seu usuário com muita facilidade na dirigibilidade, economia, o charme do seu design e o preço que começa em R$31.900. Apesar de ser o menor carro da Fiat, 3,56 m de comprimento, ele não é o mais barato, tem Palio Fire com 3,82 m, a R$29.160, e Uno com 3,81 m por R$30.010. Em junho estará disponível o sistema que utiliza o próprio smartfone do proprietário como central multimídia e no ano que vem chega um novo motor de 3 cilindros para deixar o carro ainda mais moderno.
BAIXA RENDA SEM VEZ
Os carros mais baratos do mercado, que apareciam no topo do ranking de vendas, desceram dando lugar a carros mais caros ou seja quem tem dinheiro continua comprando e quem não tinha esta com dificuldades até para conseguir financiamento. Em março o Volks Gol ficou em 8º, Fiat Palio em 10º e Fiat Uno em 13º. Até pouco tempo esses eram os lideres do mercado.
ESTRELAS DO RIO BOAT SHOW
Visitei o Rio Boat Show na Marina da Glória – RJ e fiquei impressionado com o que vi. Os estaleiros nacionais estão fazendo iates com mais de 60 pés com muita qualidade. Não faz muito tempo esses estaleiros só produziam até 40, 50 pés mas agora o nível de produção melhorou muito. Visitei a Schaefer de 830 Fly de 83 pés que é um espetáculo. Lançada em 2013 é a maior do estaleiro de Santa Catarina, pode ter 4 cabines, leva 23 pessoas e custa US$5,5 milhões. A Schaefer também destacou seu modelo de 64 pés que custa R$6 milhões. Outro destaque da mostra foi a Real Top 525 Fly, maior lancha do estaleiro carioca Real Power Boats. Ela é outro modelo de lancha bem acabada com estilo moderno e ótima disposição das cabines por menos de R$ 2 milhões. A conceituada marca Azimut destacou a sua 84 com muito luxo e tecnologia em três pavimentos inclusive com uma banheira de hidromassagem no fly. Os produtos apresentados e o próprio Rio Boat Show melhoram a cada ano.