TUDO NOVO NO NISSAN VERSA 2021
A Nissan resolveu atacar no segmento dos sedãs com um modelo que agora, na sua versão 2021, tem muitas qualidades para obter sucesso. Me refiro ao Nissan Versa que foi tão modificado que a versão antiga continua sendo vendida com outro nome, V-Drive.
A primeira coisa que se nota no novo Versa é o seu desenho que ficou muito mais bonito, com linhas mais equilibradas, com os faróis mais proporcionais em relação a grade e outros itens da dianteira.
A traseira também ficou mais harmoniosa e sem uma inclinação que não me agradava no modelo anterior. Só as novas linhas já seriam motivo para que o carro chamasse a atenção do público mas a Nissan colocou um conteúdo que a concorrência não tem.
Testei a versão top designada Exclusive que tem alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, visão 360º inteligente com a imagem integrada ao multimídia de 7” e com detector de objetos em movimento (alerta de tráfego cruzado), monitoramento de ponto cego, chave presencial e partida através de botão, 6 air bags, rodas de liga leve de 17”, controle de estabilidade e tração, controle de partida em rampa e muito mais.
Importado do México ele vem com motor 1.6, aspirado, flex, que desenvolve 114 cavalos e câmbio CV, o mesmo já utilizado no Nissan Kicks. O consumo na cidade é de 8 km/litro com etanol e 11,7 km/litro na gasolina e na estrada 10 km/litro com etanol e 13,9 km/litro na gasolina. Esse motor já consagrado nos carros da Nissan tem um desempenho bom para o dia a dia, para quem não quer exagerar nas arrancadas e privilegia a economia de combustível.
A arrancada de 0 a 100 Km/h acontece em 10,7 segundos, o que não é mal, e a velocidade final está em 185 km/h. Dirigindo a gente vê o conforto pela suspensão e a direção elétrica muito leve e percebe como a cabine é silenciosa.
O interior está mais sofisticado com acabamento nos bancos e no volante “premium soft touch”, ar condicionado automático digital, apoio de braço central traseiro, ótimos porta-objetos e um porta-malas é de 482 litros. O Novo Versa também tem faróis em LED, assinatura dos faróis também em LED, antena tubarão.
A versão que testei, com tudo descrito anteriormente, é a Exclusive e custa R$92.990. A versão de entrada é a Sense com câmbio manual por R$72.990 e com câmbio CVT R$77.990, e a versão intermediária é a Advance CVT por R483.490.
A Nissan tem um plano com preços fixos das revisões muito em conta. O Novo Nissan Versa marcou presença na final da 12ª temporada do reality show “A Fazenda”, da Rede Record TV. A versão topo de linha Exclusive foi o prêmio do segundo colocado dessa edição. O modelo da marca japonesa será entregue quando o último episódio do programa deste ano for ao ar.
O Novo Nissan Versa chegou ao Brasil para desafiar conceitos e para ser uma referência para os consumidores. E também para os especialistas no assunto. O sedã da marca japonesa recebeu o reconhecimento dos jornalistas automotivos ao ser considerado o “Melhor Carro da América Latina 2021” pela Americar (Associação América Latina da Imprensa de Carros), apenas um mês depois de seu lançamento no mercado nacional.
O júri da Americar, formado por 57 jornalistas automotivos de 12 países, destacou o design, a segurança e a tecnologia que o Novo Nissan Versa oferece aos consumidores desde a sua versão de entrada. A categoria na qual o sedã da marca japonesa foi escolhido engloba todos os automóveis produzidos e montados nos países da América Latina.
Sem dúvida a Nissan agora tem um sedã para disputar o mercado e pretende vender aproximadamente 7.000 unidades dessa novidade em 2021.
CHERY PREMIADA
A Chery foi reconhecida com o principal prêmio da 45ª Convenção Internacional de Círculos de Controle de Qualidade (ICQCC 2020), que ocorreu em Dhaka, Bangladesh, neste mês. Conhecida como a “Olimpíada da Qualidade”, a ICQCC é uma das maiores conferências internacionais de controle de qualidade do mundo, e contou com a participação de três mil representantes de 577 equipes de qualidade.
Um dos principais destaques do evento, a equipe da Chery recebeu a premiação Platina por sua colaboração, a mais alta honraria disponível, por seu trabalho apresentado que incluiu: 38 projetos de pesquisa concluídos, 19 artigos publicados e 26 patentes solicitadas.
PNEUS AUTO PORTANTES DA DUNLOP
A fim de evitar problemas como um pneu furado no meio da estrada, uma tecnologia que permite ao motorista rodar com o pneu furado em situações de emergência ganha cada vez mais espaço: são os pneus autoportantes, comumente conhecido como “Run-Flat”.
Com o reforço estrutural das partes internas do pneu, como na lateral, ombro e talão, os pneus Run-Flat permitem que os motoristas trafeguem por um percurso de até 80 quilômetros, em uma velocidade máxima de 80 km/h, mesmo com furos ou danos ao pneu que provoquem baixa pressão ou mesmo a total perda de ar de seu interior.
A opção pelos pneus Run-Flat proporciona, assim, mais segurança aos motoristas. Para o mercado brasileiro, os pneus Run-Flat Dunlop, que proporcionam esportividade com segurança, são identificados pela sigla DSST (Dunlop Self-Supporting Tire), que possuem uma combinação de tecnologias denominada CTT (Combined Tire Technology) e permitem um produto com uma menor rigidez na lateral e menor peso, além de um controle efetivo de temperatura do pneu em uso, sem nenhuma redução das vantagens que esse tipo de pneu oferece.
MOBIL LANÇA LUBRIFICANTE ESPECÍFICO PARA SCOOTER
As scooters vêm conquistando cada vez mais o gosto do consumidor por oferecer vantagens como maior mobilidade, conforto na posição de pilotagem, câmbio automático, espaço abaixo do assento e baixos índices de roubo comparado às outras categorias.
De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o mercado de scooters vem crescendo acima da média no país, e os principais fabricantes seguem apostando na categoria.
Sempre atenta ao mercado, a marca Mobil, presente há mais de 100 anos no Brasil e pioneira no mercado de lubrificantes e cuidados para motos, oferece em seu portfólio um produto exclusivo para scooters, o Mobil Super Moto Scooter 10W-30, com viscosidade 10W-30 e, classificação JASO MB, que atende cerca de metade da demanda do mercado nacional da categoria.