COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 21/09/2020

A VERSÁTIL TRAIL HONDA CB 500X

Vocês não tem ideia de como gosto de uma moto trail. Minha primeira moto em 1975 foi uma trail de 125cc que me levou em várias viagens pelo estado e ainda me atendeu em competições de motocross amadoras. A trail é aquela moto que tem uma maior altura do solo e uma suspensão com mais curso para aturar melhor as imperfeições do terreno no chamado “fora da estrada”.

Não estamos em 1975, muito tempo passou e esse tipo de moto recebeu tanta tecnologia que os sacrifícios daquela época viraram um prazer com muito mais segurança. Por uma semana andei com a Honda CB 500X pela cidade do Rio de Janeiro e por estradinhas de chão junto das praias da zona oeste, nas cercanias de Grumari, onde já deu pra ver que o aro dianteiro de 19”, novidade do modelo, é melhor que o antigo de 17”.

Primeiramente tenho que falar da posição de dirigir que é bastante confortável e a pequena carenagem é ideal para tirar a pressão do condutor na estrada e junto dela ainda tem suporte para o GPS.

Tenho 1,75 m de altura e sentado nela, parado, consigo ficar com o pé todo em contato com o chão. Isso significa que pessoas menores, até com pouco menos de 1,60 m de altura, também vão conseguir se apoiar bem. Outro detalhe é que o garupa se acomoda bem graças ao banco e a posição das pedaleiras.

Em movimento a CB 500X agrada. Pelas ruas esburacadas se portou bem e ignorei até os quebra-molas. A suspensão traseira aceita regulagens e você pode endurecê-la para pegar a estrada ou deixá-la mais macia para andar na cidade.

O pneu tem desenho mais para o asfalto portanto no “fora da estrada” não é para abusar. O motor é um DOHC ( duplo comando na cabeça), de 2 cilindros, refrigeração líquida, movido a gasolina, injeção eletrônica PGM-FI, que desenvolve 50,4 cavalos a 8.500 RPM e tem torque de 4,55Kgfm a 6.500 RPM.

A partida é elétrica e a caixa de marchas é de 6 velocidades, no padrão, com a primeira para baixo e o resto para cima. Com esse motor a tocada é bem agradável, perto de 2.000 giros, em sexta marcha, a 60 km/h, se faz um belo passeio, sem vibrações, e se der a mão no acelerador ela não demora para chegar nos 4.000 giros com uma velocidade de 90 km/h.

Isso indica que num passeio na beira da praia ou numa estrada, não se precisa ficar trocando de marchas a todo momento. Como andei mais no circuito urbano gostei da ciclística e da estabilidade e aí o pneu mostrou seu valor.

Não posso deixar de comentar o bonito e funcional painel digital que agora tem indicador de marchas e também a iluminação Full LED. Tanto o farol como as lanternas são bem visíveis e ainda tem o ESS que aciona o pisca alerta automaticamente quando é feita uma parada brusca.

A Honda CB 500X tem preço sugerido de R$31.260 com 3 anos de garantia e também o Honda Assistance que atende o cliente Honda não só no Brasil mas também na Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile.

Para mim, que moro no Rio de Janeiro, fico imaginando como esse modelo é funcional para quem gosta de uma viagem para a região da Costa Verde, Angra, Parati, etc., para a região dos Lagos, Cabo Frio, Maricá, Araruama, Búzios, etc., onde depois de um asfalto se pode percorrer ótimas trilhas para aproveitar todo espírito aventureiro desta moto.

NOVO PEUGEOT 208

Na semana passada a Peugeot mostrou em detalhes o seu Novo 208. O modelo está muito bonito e no ano que vem chegará no mercado a versão com motor elétrico que pode ser encomendada.

O motor das versões disponíveis é 1.6 L e os preços vão de R$74.990 a R$94.990. A grande novidade é está no painel, é o i-Cockpit 3D disponível nas versões Allure e Griffe.

FORD NO FUTEBOL

Este ano a Copa Libertadores da América, o mais importante torneio de futebol do continente, tem o patrocínio da Ford. Futebol e carros são duas paixões dos brasileiros e unimos esses dois temas com a nossa presença na Copa Libertadores”, diz Maurício Greco, diretor de Marketing da Ford. “É uma plataforma democrática e abrangente, que atinge diferentes públicos e permite diversas interações, sempre de uma maneira muito intensa como é próprio do torcedor.”

HONDA APRESENTA WR-V 2021

O WR-V é o SUV compacto da Honda e a versão 2021 recebeu novas linhas, novas rodas, faróis e lanternas traseiras em LED para as versões EX (R$90.300) e EXL (R$94.700) e agora tem mais uma versão no catálogo, a LX (R$83.400).

Em todas versões é de série o controle de estabilidade e tração.

VOLKSWAGEN TAOS EM OUTUBRO

No próximo dia 13 de outubro a Volkswagen vai apresentar em primeira mão para os mercados da América do Sul e América do Norte, em evento on line, o primeiro SUV da marca alemã que será fabricado na Argentina para toda a região.

Denominado Taos o novo SUV, segundo a Volkswagen, será caracterizado por altos níveis de segurança, tecnologia e conforto, bem como um design moderno e motores e transmissões de última geração.

Related posts