COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 14-11-22

PEUGEOT LANÇA E-2008 COM PREÇO COMPETITIVO

A Peugeot lançou seu terceiro veículo 100% elétrico no Brasil, o e-2008. Testei ele na pista do Motor Park, interior de SP, e o carro é um espetáculo de tecnologia. O Peugeot e-2008 tem motor totalmente elétrico de 100 Kw, 136 cavalos e 260 Nm de torque. Ele faz de 0 a 100 km/h em apenas 9,9 segundos e tem velocidade máxima de 150 km/h. Estão disponíveis 3 modos de condução.

O ECO que privilegia a economia da bateria abrindo mão da esportividade, o Normal que equilibra performance com economia e o Sport que prioriza performance e aceleração. Sua bateria é de íon-lítio de 50 kw com 216 módulos com refrigeração através de um sistema com água e etileno-glicol  e sua autonomia é de 345 km. Essa bateria tem 8 anos de garantia ou 160.000 km e é importante destacar que ela não precisa ser trocada por inteiro. Quando sua eficiência diminuir é feita a avaliação e constatado qual módulo não está rendendo e é trocado só o módulo.

Uma curiosidade, o módulo é uma caixa com muitas pilhas AA iguais as que usamos em aparelhos portáteis, relógios de parede, controles remoto de TV, etc. O carregamento da bateria do e-2008 numa tomada normal, 110 ou 220v,  demora 25 horas. Em carregadores de 7 a 22 Kw demora 6 horas, no carregador de 50 Kw 53 minutos e nos carregadores mais possantes, 100 Kw, demora apenas 30 minutos. O e-2008 possui o seletor e-Toggle na alavanca do câmbio e nessa posição o carro regenera a bateria com a desaceleração e aumenta a vida útil das pastilhas de freio.

No design destaque para a frente com sua grade imponente e as lanternas e faróis de LED com o DNA da marca. Tem rodas de 18” bi-ton diamantadas, acabamentos aerodinâmicos e protetor na caixa de rodas. Tem também o que a Peugeot está denominando de Visual Black Diamond com teto e colunas em preto e coluna C com efeito degradê.

Para a segurança tem o Peugeot Drive Assist Plus com vários sistemas com destaque para o Piloto Automático Inteligente, Sistema Ativo de Permanência em Faixa, Sistema Ativo de Ponto Cego, Alerta de Atenção e Fadiga, Alerta de Colisão, Frenagem Automática de Emergência, Reconhecimento de Placas de Velocidade e Assistência de Farol Alto.

O multimídia tem tela de 10” HD e espelha o smartphone usando fio. Na mesma tela tem a navegação GPS com informações também no painel, câmera de ré e o visionpark 360º.

Com tantos SUVs com motores flex ou diesel e com dimensões maiores do que o e-2008 custando na faixa de R$200 a R$300 mil a Peugeot posicionou seu produto no meio para tentar abocanhar uma boa fatia do mercado com um produto elétrico que tem manutenção barata.

O e-2008 tem 4,3 m de comprimento, 2,6 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,55 m de altura. O porta-malas tem dois níveis o que dá versatilidade e sua capacidade é de 434 litros.

O Peugeot e-2008 custa R$259.990 e todas as revisões até 100.000 km são grátis. Produzido na fábrica de Vigo, Espanha, tem acabamento nota 1.000

SAI VOLKSWAGEN GOL E ENTRA O POLO TRACK

A Volkswagen apresenta seu mais novo hatch de entrada do mercado brasileiro. O Polo Track substitui o Gol e traz modernidade a um dos segmentos mais importantes do País. Produzido na planta de Taubaté (SP), o compacto é uma verdadeira evolução no que diz respeito ao desenvolvimento de produto de entrada da marca alemã no Brasil.

Equipado com o consagrado motor 1.0 MPI flex, com potência máxima de 84 cv e 10,3 kgfm de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas, o Novo Polo Track é o modelo mais espaçoso entre a concorrência. São 2,56 metros de entre-eixos e 1,75 metros de largura.

O porta-malas, com capacidade de 300 litros, é outro destaque do hatch. Em termos de segurança, ele dispõe de quatro air bags, sendo dois frontais e dois laterais nos bancos dianteiros, Hill Hold Control – Assistente para partida em aclives e subidas, Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Sistema ISOFIX, Top tether para fixação de assento de criança, Alerta de afivelamneto de cinto de segurança para todas as posições, Bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), entre outros.

O novo modelo de entrada da Volkswagen chega ao mercado com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, e travamento elétrico e remoto das portas. Para o momento de pré-venda, em condição especial de lançamento, o modelo será ofertado com pacote que contempla sistema de som com bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB e antena de teto pelo mesmo preço do Gol 1.0 MPI, por R$ 79.990,00

 

MERCEDES-BENZ LANÇA SEDÃ ELÉTRICO COM AUTONOMIA SUPERIOR A 600 KM

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil amplia sua família de produtos 100% elétricos Mercedes-EQ com a apresentação do novo EQE, um sedã executivo, de caráter esportivo, luxuoso e que combina excelente performance elétrica com alta sustentabilidade, com uma autonomia superior a 600 km com apenas uma carga em sua bateria de 89 kWh. O novo EQE é mais aerodinâmico e eleva o conceito de sedã executivos para um nível superior.

A linha de design da marca chamada de “Sensual Purity” é refletida em superfícies cuidadosamente modeladas e transições suaves e perfeitas, com grande destaque a exclusiva grade frontal com acabamento brilhante e que traz a estrela Mercedes-Benz multidimensional. Em suas dimensões externas, o EQE é comparável a outros modelos da marca como a Classe E ou ao CLS. Assim como este último, ele possui vidro traseiro fixo junto a tampa do porta-malas. A última geração do MBUX, recentemente introduzida no EQS e na Classe C, também está a bordo do EQE.

Com software adaptável, o conceito de controle e display se adapta completamente ao seu usuário e faz sugestões personalizadas para inúmeras funções de infoentretenimento, conforto e do veículo. A versão escolhida para o Brasil é o EQE 300 com 245 cv e equipado com a transmissão elétrica (eATS), com todo o conjunto montado no eixo traseiro. O motor elétrico é do tipo motor síncrono permanente (PSM). Com o PSM, o rotor do motor é equipado com ímãs permanentes e, portanto, não precisa ser alimentado com energia.

As vantagens deste design incluem alta densidade de potência, alta eficiência e alta constância de potência. O motor no eixo traseiro é particularmente potente devido ao seu design de seis fases que possui dois enrolamentos com três fases cada. A produção do EQE ocorre na fábrica alemã da Mercedes-Benz em Bremen e as primeiras unidades do modelo começam a desembarcar no Brasil em novembro ao preço público sugerido de R$ 709.900,00.

 

 

 

 

 

 

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