COLUNA DO JOÃO MENDES NO AR EM 09-12-2024

NOVA GERAÇÃO DO SCOOTER HONDA ADV 160 É MAIS POTENTE

Lançada no princípio de 2021, a Honda ADV herdou da revolucionária X-ADV, o conceito de scooter aventureira. O sucesso mundial da antecessora, dotada de motor bicilíndrico de 750 cc, foi repetido pela ADV equipada com o consagrado motor de 150 cc da Honda PCX.

A pequena scooter aventureira nasceu para oferecer a um grande grupo de usuários uma nova alternativa no segmento, que à tradicional versatilidade das scooters uniu características estéticas e técnicas que ampliaram os horizontes de utilização. Para 2025, a Honda ADV traz uma significativa evolução, chegando à sua segunda geração aperfeiçoada em diversos aspectos, técnicos e estéticos, porém preservando a personalidade que fez dela uma scooter exclusiva no segmento.

O inédito monocilíndrico SOHC de quatro válvulas arrefecido a líquido, incorpora a tecnologia eSP+ – enhanced Smart Power Plus –, que se vale da redução de atrito interno e outras tecnologias para a obtenção de grande eficiência energética e reduzidas emissões nocivas ao meio ambiente.

A potência máxima foi elevada de 13,2 cv do ADV precedente para 16 cv. No torque máximo, o ganho foi de 1,38 kgm.f para 1,49 kgm.f. A Honda ADV 160 2025 chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de janeiro de 2025. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão).

O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses. As cores disponíveis são Vermelho Perolizado/Pearl Siena Red e Cinza Metálico/Iron Nail Silver Metallic.

O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 24.534,00

 

FAROL SANTANDER ABRE ESPAÇO PARA AS MOTOCICLETAS

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, inaugura em 06 de dezembro (sexta-feira), a exposição inédita Duas Rodas e Uma Nação, onde as motos contam a história da paixão brasileira pela vida sobre duas rodas. Do surgimento da motocicleta e das competições no país até a atualidade, são mais de 120 anos de memórias, um pouco de nostalgia e muita evolução.

A curadoria é de Carlãozinho Coachman, autor e coordenador editorial do livro Duas rodas e uma nação, diretor do Centro Cultural Movimento, em Socorro – SP.  A mostra fica em exibição nos andares 20º e 19º e no hall até 09 de março de 2025.

Das primeiras bicicletas com motor, que rapidamente perderam os pedais e receberam motores cada vez mais potentes e maiores, garimpar e selecionar motos e objetos que retratem mais de 100 anos de história da motocicleta no país, não é tarefa das mais fáceis. Soma-se a isso, uma vasta coleção de documentos e retratos de época, de quem vivenciou as mudanças, bem como lembranças e recortes de uma rica história deixada por aqueles que já se foram.

Detalhes que colocam o visitante em pé de intimidade com os personagens retratados e os faz sentir as mesmas emoções relatadas, seja este um amante das duas rodas ou não. “O brasileiro é um povo afeiçoado às duas rodas e faltava uma mostra dessa magnitude no Brasil. Afinal, temos um grande mercado consumidor, pessoas que carregam muita história em suas motos, relatos que poderiam ser compartilhados e registrados para as futuras gerações. Esta é a realização de um sonho, uma missão que teve início lá atrás, em parceria com meu pai, Carlão, que infelizmente não poderá ver sua conclusão, mas que esteve presente em parte dos desafios, me inspirando a fazer acontecer, assim como tantos amigos e parceiros que subiram na garupa nesta jornada.”; comenta Carlãozinho Coachman, curador da mostra.

Foi feita uma compilação de acervos familiares, fatos históricos e principalmente de pessoas, sem as quais esta exposição não poderia existir. Foram selecionadas as mais importantes coleções de motos do país, relíquias guardadas a sete chaves que nutrem uma paixão inexplicável por estes veículos, e que agora estão ao alcance de todos.

 

RENAULT KARDIAN VENDE BEM E FATURA PRÊMIOS

O Renault Kardian segue uma crescente trajetória de sucesso no mercado brasileiro com um novo recorde de vendas em novembro, somando 4.287 unidades emplacadas, um crescimento de 30% na comparação com o mês de outubro (3.062 emplacamentos).

Isso representa 34% de participação no segmento de SUVs compactos. Desde o seu lançamento, em 20 de março, o moderno B-SUV da Renault acumula 20.473 unidades emplacadas. O Kardian é um sucesso comercial e de crítica.

O SUV compacto da Renaut conquistou oito importantes prêmios da imprensa especializada: Carro do Ano 2025 (Autoesporte), Motor do Ano 2025 (Autoesporte), Carro do Jornal do Carro (Prêmio Mobilidade Estadão 2025), Melhor SUV Compacto (Carsughi L’Auto Preferita 2024), Melhor Carro Nacional (Car Awards Brasil 2025), Melhor SUV/Crossover (Abiauto), Abiauto 2024 José Roberto Nasser (Abiauto) e Automóveis e Picapes (AutoData).

Em outubro, o Kardian ganhou a versão Evolution com câmbio manual de seis marchas, sendo o único SUV do segmento B com motor 1.0 turbo e câmbio manual.

 

CHEGA O ÓTIMO SCOOTER KYMCO 350I TCS

A Kymco, representada no Brasil pelo grupo J. Toledo/JTZ Motos, acaba de lançar no mercado brasileiro a maxi-scooter Downtown 350i TCS. Este modelo combina três elementos essenciais: esportividade, touring e conforto, sendo a verdadeira definição do conceito “Sport Touring Confort”.

O novo modelo já está disponível na rede de concessionárias JTZ. A Downtown 350i TCS é uma confortável maxi-scooter Touring que alia uma pegada esportiva a um elegante visual. Foi desenvolvida para satisfazer as necessidades dos consumidores por conforto e desempenho. Uma das principais mudanças do novo modelo é o TCS (Sistema de Controle de Tração), que regula a potência transmitida para a roda traseira, monitorando as velocidades das rodas dianteira e traseira, para ajudar a evitar que a roda traseira escorregue por excesso de aceleração durante a pilotagem em pavimento escorregadio.

Outro destaque é o sistema de freios com ABS Bosch de dois canais. O freio dianteiro conta com um disco ventilado flutuante Ø 260 mm e pinça deslizante de 3 pistões. O traseiro conta com disco ventilado Ø 240 mm e pinça deslizante de 2 pistões, que garantem frenagem rápida e precisa. Os manetes de freio são ajustáveis em 4 posições. O assento da Downtown 350i TCS é um destaque à parte. Foi projetado ergonomicamente para oferecer conforto tanto ao piloto quanto ao passageiro.

O modelo também conta com um amplo espaço sob o assento, capaz de acomodar dois capacetes integrais ou carga, tornando as viagens longas mais práticas e confortáveis, além de garantir a proteção dos capacetes. Além disso, o modelo apresenta uma posição de pilotagem bastante flexível, com uma ampla plataforma de apoio para os pés, possibilitando diferentes estilos de pilotagem.

A eficiência no consumo de combustível é outro ponto positivo, com entrega de potência eficiente em baixas rotações e sistema CVT com correia de perfil otimizado, que melhora a conversão da transmissão.

O Kymco 350 i TCS tem preço sugerido de R$39.900 e a garantia é de 1 ano.

 

GWM COMEÇA A PRODUZIR EM IRACEMÁPOLIS EM 2025  

GWM já está conversando com os possíveis fornecedores e vai iniciar a produção de carros no Brasil em 2025. Marcio Alfonso, diretor de engenharia, pesquisa e desenvolvimento da GWM Brasil, afirmou que a fábrica de Iracemápolis (SP) será inaugurada oficialmente no primeiro semestre do ano que vem.

O segundo turno de produção estreia no último trimestre de 2025. A GWM quer produzir 10 mil carros no Brasil em 2025, elevando o volume para 40 mil unidades em 2026. Serão produzidos três novos modelos e o Haval H6 que já tinha sido confirmado e é um sucesso de vendas.

A GWM Brasil também está desenvolvendo a tecnologia híbrida plug-in flex para usar em seus veículos.

 

FIAT MANTÉM LIDERANÇA DO MERCADO BRASILEIRO E DISPARA NA PICAPES

A Fiat segue como referência do mercado, em especial, no segmento de picapes onde atingiu o maior volume anual de sua série histórica, com 182.558 unidades emplacadas e 42,8% de segment share no acumulado do ano. A marca também é a líder absoluta de todo o mercado, e no acumulado do ano conta com 20,9% do mercado e mais de 471.121 carros vendidos, cerca de 108.975 unidades a mais do que o segundo colocado.

No segmento de hatches, a Fiat alcançou o maior volume de emplacamentos do ano, superando o volume registrado em 2023. A marca também tem três de seus modelos entre os 10 carros mais vendidos no acumulado do ano: a Strada segue na primeira posição, com 128.454 unidades emplacadas, Argo em quinto lugar, com 84.087 unidades vendidas, e Mobi em oitavo lugar, com 61.838 veículos comercializados.

Assim como no acumulado do ano, em novembro, a Fiat também se manteve na liderança. Com 20,2% de market share, fechou o mês com mais de 48.958 unidades emplacadas, o que representa 7,5 mil à frente do segundo colocado.

Neste mês, o Argo se destacou com 10.298 comercializados, o que representa maior volume de emplacamento no ano e 3° maior na história do modelo, que ficou na quarta colocação entre os mais vendidos em novembro. No segmento vans, a Fiat ficou em primeiro lugar, com 2.622 unidades emplacadas e 39,3% de participação.

A Fiorino foi a líder na categoria B-Van, com 1.928 unidades vendidas, e a Ducato em terceiro lugar, com 442 unidades emplacadas, que representa o maior volume do modelo no ano.

Related posts