CHEGOU O ESPERADO VOLKSWAGEN TERA
O Novo Tera fez sua estreia no dia 5 de junho, em uma ação especial e realizada, simultaneamente, em todo o País. As 472 concessionárias da Volkswagen promoveram uma noite especial para o novo SUV, com o maior abertura de vendas da história.
Além de ser um grande evento para os consumidores conhecerem todos os detalhes do Novo Tera, o ‘Open Door’ representou uma grande celebração para a chegada do SUV, que é um produto desenvolvido no Brasil para brasileiros e que gerou novos empregos na planta de Taubaté (SP), onde é fabricado, com 260 postos de trabalho diretos e cerca de 2.600 novos empregos indiretos na cadeia de fornecedores.
Os consumidores que foram até as concessionárias da VW tiveram a oportunidade de adquirir o lote inicial do Novo Tera, incluindo as 999 unidades da versão MPI que terão o preço promocional de R$ 99.990, sendo posteriormente vendido a R$ 103.990, mas apenas após o fim do lote inicial. Entretanto, todas as versões do modelo estavam disponíveis no ‘Open Door’. As demais versões são TSI (que parte de R$ 116.990), Comfort (a partir de R$ 126.990), High (a partir de R$ 139.990) e High com pacote Outfit The Town Edition (a partir de R$ 142.290).
Na regional que reúne os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, comandada por Rodinei Guardado, são 92 concessionárias que dominaram as vendas com quase 30% dos 10.000 carros comercializados nos primeiros 40 minutos da ação que aconteceu em todo Brasil e a versão mais vendida foi a High, a mais cara do catálogo. Após a apresentação do carro tive a oportunidade de andar na versão top de linha, muito completa, e com o motor 1.0 TSi (turbo) de 116 cavalos.
O Tera traz como destaque a segurança de seu projeto. Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus.
Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série.
O Volkswagen Tera chega para brigar com uma penca de SUVs compactos e com esses preços especiais de lançamento sai ganhando.
NÚMEROS INDICAM O CRESCIMENTO DO MERCADO
De acordo com dados da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, entre janeiro e maio de 2025, foram emplacadas 1.930.130 unidades, no mercado brasileiro, representando um crescimento de quase 8%, em relação a igual período de 2024.
À exceção de caminhões e implementos rodoviários, que tiveram queda acumulada, os demais segmentos apresentaram dados positivos de emplacamentos. O destaque positivo do mês foi o segmento de motocicletas, que registrou alta de 17,55% sobre maio de 2024.
O segmento de motos vem crescendo e novas marcas estão chegando.
CARROS DE PASSEIO MAIS VENDIDOS EM MAIO
Os carros de passeio mais vendidos em maio foram: em 1º Volkswagen Polo, 2º Volkswagen TCross, 3º Fiat Argo, 4º Hyundai HB20 e em 5º Fiat Mobi.
Entre as picapes a mais vendida em maio foi a de sempre, Fiat Strada, que vendeu mais que o dobro da segunda colocada, a Volkswagen Saveiro. Em 3º ficou a Fiat Toro, 4º Toyota Hilux e em 5º Chevrolet S10.
Nos carros eletrificados em maio o 100% elétrico mais vendido foi o BYD Dolphin Mini, o híbrido mais vendido foi Corolla Cross, o híbrido plug foi o BYD Song Pro e o híbrido leve foi o Fiat Fastback.
DESTAQUES DO FESTIVAL INTERLAGOS EDIÇÃO MOTOS
Foi um grande sucesso o Festival Interlagos, edição motos, onde o visitante pode andar nas motocicletas de diversas marcas e além disso teve shows, competições, muita exposição de equipamentos e acessórios para as motocicletas.
A Honda destacou a CRF 300, a Suzuki a GSX-S1000GX, a Kawasaki a estradeira Versis, que era 1000 e agora é 1.100, e a Ninja ZX 400 RR, a Yamaha veio com a Nova XMax 300, a Royal Enfield apresentou a Guerrilla 400, a estrela da Triumph foi a Tiger Sport 800, a Houhue veio com a nova DL160 bem completa, a Vespa voltou ao Brasil e apresentou vários modelos, a Ducati jogou seus holofotes na nova Multistrada V4S, a italiana Motomorini também chega no Brasil e apresenta sua linha com destaque para a estradeira X-Cape 1.200, a Shineray apresentou a sua linha mais sofisticada, a SBM, com motos de vários segmentos, a CFMoto chega no mercado brasileiro apresentando muitos modelos mas o que chega primeiro é a Ibex 450 e a mostra também teve muitos modelos de motos e scooters elétricos da Watts, da Aima e da Yadea.
Esses foram os destaques do Festival Interlagos Motos e nesta semana acontece o Festival Interlagos Carros que vaio até domingo no autódromo paulista.
AS MARCAS QUE MAIS VENDERAM AUTOS EM MAIO
O ranking da marcas que mais venderam autos em maio tem a Fiat em 1º com 46.098 unidades. 2º Volkswagen 37.202, 3º GM 21.601, 4º Hyundai 19.026, 5º Toyota 15.617 e na sequência 6º Renault, 7º Jeep, 8º BYD, 9º Honda e em 10º a CAOA Chery que pela primeira vez na história entra para o top 10.
A CAOA Chery foi a marca que mais cresceu em relação ao mês de abril, 32,5%.
ABEIFA INDICA CRESCIMENTO DE ELETRIFICADOS
O número de veículos híbridos e elétricos têm aumentado pelo País, com recordes de vendas registrados em 2024. Segundo o estudo elaborado pela Dados X para a ABEIFA, Associação Brasileira de Importadores de Veículos Automotores, o país deve ter um crescimento ainda mais acelerado neste segmento a partir do final de 2026 e início de 2027, superando 1 milhão de eletrificados e a tendência é que o mercado siga crescendo até 2030.
Com este futuro silencioso em vista, o progresso em novas tecnologias, especialmente de carregadores, vem avançando rapidamente. Parcerias entre empresas de tecnologia e montadoras chinesas, como é o caso da E-Wolf com a BYD, que estão trazendo carregadores mais eficientes capazes de carregar em tão pouco tempo quanto se abasteceria um carro convencional.
A última revolução apresentada durante o Salão do Automóvel de Xangai foi a de um carregador capaz de carregar 400 km em apenas 5 minutos.
O objetivo agora é trazer essa tecnologia para o Brasil.
AS MOTOS MAIS VENDIDAS EM MAIO
Vou dizer agora as motos mais vendidas em maio por categoria.
A City mais vendida foi a Honda CG160, a CUB foi a Honda Biz, a Trail foi a Honda Bros, a scooter mais vendida foi a Honda PCX, na categoria Custom liderança da Royal Enfield Hunter 350, a Maxitrail foi a Honda NC 750X, a Naked foi a Bajaj Dominar 400, a esportiva foi a Yamaha R15 e a Touring mais vendida foi a Harley-Davidson Street Glide. O mercado de motos cresceu 11% em maio.
TOYOTA CHEGA A 3 MILHÕES DE VEÍCULOS PRODUZIDOS NO BRASIL
A Toyota do Brasil acaba de alcançar um marco histórico: a produção de 3 milhões de veículos no país. O feito reforça a sólida trajetória da empresa, construída ao longo de quase sete décadas, e reafirma seu compromisso de longo prazo com o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira, com a inovação tecnológica e com a geração de valor para a sociedade.
A unidade histórica de número 3.000.000 é um Toyota Corolla Cross XRX híbrido flex que deixou a linha de produção da unidade de Sorocaba, São Paulo.
OMODA & JAECOO COMEÇA BEM
A OMODA & JAECOO, marca global do grupo Chery International, tem início bastante movimentado e positivo no Brasil. Com o fim do primeiro mês cheio de vendas, a marca emplacou 400 unidades no varejo e fechou o período com quase 700 comercializados, entre os modelos da linha Jaecoo, nas versões Luxury e Prestige, e o SUV 100% elétrico Omoda 5.
O desempenho foi suficiente para colocar a marca no top 20 de vendas no ranking nacional e a nona que mais vendeu em seu segmento de atuação.
SUZUKI APRESENTA A GSX-S1000 GX
A Suzuki Motos do Brasil lançou durante o Festival Interlagos 2025 a Supreme Sport Crossover GSX-S1000GX. O novo modelo chega às concessionárias de todo o país a partir da segunda quinzena de junho, disponível nas cores azul, preta e vermelha, com preço sugerido de R$ 98.800.
A GSX-S1000GX é a primeira motocicleta da Suzuki equipada com a Suspensão Eletrônica Avançada Suzuki, que controla eletronicamente o amortecimento e a pré-carga da suspensão de acordo com a velocidade do veículo, as condições da superfície da estrada e as mudanças de postura causadas pelos freios.
BYD JÁ É A 4ª MARCA DO VAREJO
A BYD conquista outro marco histórico e assume a quarta colocação do ranking geral de venda varejo no Brasil e 8ª no total, ao ultrapassar montadoras tradicionais que atuam há decadas no país. A venda varejo exclue as vendas para empresas e a quarta posição da BYD chega com 9.006 carros emplacados e 9,7% de market share, superando marcas como Toyota, Honda, Hyundai e Jeep.
Um sucesso que se deve à expansão planejada da rede de concessionárias, garantindo que a marca esteja presente em todo o país. Já são mais de 180 lojas em todas as regiões e capitais. Além disso, a BYD ampliou a oferta de modelos para atingir todos os públicos: de um compacto 100% elétrico a um SUV super-híbrido para a família.
A BYD já comercializa no Brasil 12 modelos.
A NOVA YAMAHA XMAX 300 CONNECTED
A nova Scooter Sport Premium da Yamaha é a XMax 300 Connected, uma adição à Família Max, que chega com um novo motor monocilíndrico de 300cc com arrefecimento líquido e Controle de Tração. Este motor, em conjunto com uma transmissão automática do tipo CVT, entrega 27,9 cv de potência.
A XMax 300 Connected começará a ser produzida em Manaus (AM) durante o mês de julho, com chegada prevista à rede de concessionários em agosto pelo preço sugerido de R$ 37.990,00.