Natural de São Lourenço-MG, Paulo, 39, hoje corretor de imóveis, sempre teve a mente inquieta e, há cerca de 10 anos, passou a conceber produtos para resolver antigos problemas. Observava o comportamento das pessoas tomando cafezinho, e notava o funcionamento defeituoso dos objetos em sua rotina de afazeres.
Paulo Gannam, inventor brasileiro, trabalha com concepção e desenvolvimento de novos produtos e sua proteção intelectual por meio de pedidos de patente
Com base nestas percepções do dia a dia, inventou e protocolou a patente de dois interessantes produtos voltados para o mercado automotivo. Um deles promete oferecer uma experiência perfeita de baliza e encostamento do veículo. O outro, segundo o inventor, pretende criar um clima amistoso e de cooperação no trânsito, que salvará vidas, e irá gerar um volume de informações trocadas sem precedentes com a intervenção humana direta. Gannam batizou este invento detecnologia de H2X (Humano para Todas as Coisas).
O sistema permite a comunicação entre dois hardwares, entre hardware e software e somente entre softwares
O inventor conta que, retornando de uma cidade vizinha, foi abordado por policial que o alertou de que um de seus faróis baixos estava queimado. A partir da advertência, refletindo sobre as opções limitadas que os motoristas tinham para trocar informações, concebeu um sistema de comunicação instantânea entre motoristas, em áudio ou texto, para alertar de problemas identificáveis nos veículos e nas estradas. A diferença em relação aos aplicativos de trânsito usados separadamente? Agilidade e segurança na troca de informações, que poderão ser enviadas tanto para quem tiver o sistema quanto para quem não tiver o sistema instalado.
Exemplos de mensagens que poderiam ser trocadas: “Aquaplanagem, sequestro, farol alto, use cinto de segurança, porta entreaberta, pneu murcho, desculpe, obrigado”, e assim por diante
Aqui dois vídeos bem legais do funcionamento dos protótipos. Segundo Gannam, produto final terá adaptações:
https://www.youtube.com/watch?v=EC_0uHUkCT4
https://www.youtube.com/watch?v=kD_BZj50zv0
Após ter tomado um cafezinho, subindo uma ladeira, Gannam conta ter ouvido um estrondo e notado que uma motorista tinha acabado de estourar a calota na calçada, durante encostamento do veículo. Surge um novo “eureca!”: “Porque não se criar um jogo de um ou mais sensores vinculadas ao cluster, central multimídia ou aplicativo, que pudesse oferecer dados de distância e até instruções durante manobras de baliza e encostamento junto ao meio-fio?”, pensou.
Produto protege pneus, rodas e calotas de estragos durante encostamento e estacionamento junto ao meio-fio. Inventor garante que produto final seria de baixo custo e fácil instalação.
A partir daí, desenvolveu uma prova de conceito de um produto que tem custo de produção e venda muito mais baixo do que câmeras com visão 360 graus e do que aqueles recursos de assistência ao estacionamento semiautomático do tipo Park Assist ofertados por algumas montadoras.
“Este invento é uma mão na roda e vai revolucionar a forma com que as pessoas estão acostumadas a fazer baliza e encostar o veículo. Adeus rodas de liga leve arranhadas e adeus a todo aquele constrangimento de não conseguir executar uma boa baliza!”, explica.
Aqui um breve vídeo de um protótipo rudimentar da invenção:
https://www.youtube.com/watch?v=mOBZNhIKrhU
Paulo pretende estabelecer parceria com uma empresa inovadora na área de tecnologia automotiva, que seja capaz de desenvolver os produtos finais, fabricá-los e comercializá-los.
Quem tiver interesse em conversar melhor com o Gannam, basta ligar no(035) 9 8404 4124 ou acessá-lo pelas outras redes sociais