A Bosch, uma líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços, comemora os 40 anos do início da produção em série do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS). A introdução do primeiro ABS do mundo em carros de passeio foi realizada pela empresa em 1978 e tornou-se um marco na área de segurança ativa. No entanto, as pesquisas da Bosch com foco em prevenir o travamento das rodas começaram muito antes – no início do século 20 – e a primeira patente do sistema foi registrada em 1936.
Evolução e funções adicionais
O trabalho da engenharia da Bosch para simplificar a primeira versão do ABS seguiu ano após ano. Em 1989, o design compacto da unidade de comando eletrônico permitiu que a mesma fosse montada diretamente no modulador hidráulico, o que diminuiu drasticamente o peso total do ABS geração 2E.
Usando novas válvulas solenoides, foram desenvolvidas a geração 5.0, em 1993, e nos anos seguintes as versões 5.3 e 5.7. Os principais benefícios novamente foram a redução de peso e a incorporação de funções adicionais, como a distribuição eletrônica da pressão de frenagem, que substituiu a válvula mecânica de corte da pressão hidráulica, anteriormente presente do eixo traseiro.
Em 2001, a Bosch iniciou a produção da geração 8 do ABS, que foi modificada e melhorada por diversas vezes, possibilitando o surgimento de outras tecnologias, como o Sistema de Controle de Tração (TCS) e Programa de Estabilidade Eletrônica (ESP®).
Atualmente a tecnologia está na geração 9. Entre os diferenciais em relação à versão anterior estão: o sistema menor e mais leve, além de apresentar maior capacidade de processamento e redução da vibração do pedal no momento da frenagem.
Linha de produção conectada
Os sistemas produzidos pela Bosch em todo o mundo são fabricados com o mesmo padrão de qualidade por meio de uma rede internacional de desenvolvimento e fabricação.
Isso significa que a produção de freios ABS nas 11 plantas da empresa ao redor do mundo, sendo uma delas em Campinas-SP, estão conectadas. Desta forma, as unidades fabris “se conversam” e qualquer ponto de melhoria identificado em uma planta é transmitido diretamente a todas as outras. Esse processo traz uma melhoria contínua e reflete na qualidade da produção e na produtividade.
ABS no Brasil
Desde janeiro de 2014, 100% dos automóveis novos vendidos no Brasil devem sair de fábrica equipados com freios ABS como item de série. Vale ressaltar, contudo, que em 2007 a Bosch já reforçava seu pioneirismo em oferecer tecnologias que visam proporcionar mais segurança e conforto aos motoristas brasileiros com a nacionalização do sistema. Desde então, foram produzidos mais de seis milhões de unidades no país.
De acordo com um estudo realizado pelo lnsurance lnstitute for Highway Safety (llHS), a utilização de freios ABS pode diminuir em até 37% o risco de acidentes fatais, já que impede o travamento das rodas em frenagens bruscas e permite que o motorista tenha total controle do volante e possa desviar de obstáculos.
O uso do ABS em motos também é um passo importante no intuito de salvar vidas. No Brasil, a resolução de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou o uso mandatório do dispositivo nas duas rodas para motos com cilindrada maior ou igual a 300 cc e em pelo menos uma das rodas para veículos menores que 300 cc. Neste último caso, o fabricante pode optar ainda pelo Sistema de Freios Combinados (CBS –Combined Braking System). A adoção do sistema passou a ser realizada de forma escalonada desde o ano passado e, a partir de janeiro de 2019, 100% dos modelos comercializados no país devem sair de fábrica seguindo a legislação.
40 anos de ABS Bosch – linha do tempo
1936: Bosch registra a patente para “o mecanismo que previne o travamento das rodas em veículo a motor”.
1970: Protótipo ABS 1 funcionou com todos as funções desejadas; contudo a durabilidade e confiança do sistema não eram suficientes.
1978: Produção em série do primeiro sistema de frenagem antitravamento, ABS 2, em carros da Mercedes-Benz e, logo após, da BMW.
1981: Bosch fabrica o ABS número 100 mil; o sistema passa a equipar também veículos comerciais.
1985: ABS Bosch é instalado nos veículos dos Estados Unidos pela primeira vez.
1986: Um milhão de ABS produzidos pela Bosch.
1987: Começa a produção em série do TCS – Sistema de Controle de Tração para carros de passeio.
1988: Primeiro ABS para motocicletas é lançado no mercado.
1989: O ABS 2E é o primeiro com a unidade de controle eletrônica montada diretamente no módulo hidráulico (unidade integrada).
1992: Bosch atinge a produção de 10 milhões de sistemas ABS.
1993: Produção em série do ABS 5.0 da Bosch.
1995: Produção em série do ABS 5.3 e do ABS para motocicletas. Introdução do ESP® – Controle Eletrônico de Estabilidade.
1998: Bosch começa a produção do ABS 5.7.
1999: 50 milhões de sistemas ABS Bosch.
2001: Produção em série do ABS 8.
2003: 100 milhões de sistema ABS Bosch.
2004: ABS é equipamento de série em 15 países membros da União Europeia.
2007: Primeira fábrica de freios ABS é inaugurada no Brasil.
2009: Bosch lança ABS geração 9 para motocicletas.
2014: Em Tochigi, no Japão, Bosch produz 1 milhão de ABS para motos. O ABS passa ser item obrigatório em todos os carros zero quilômetro no Brasil.
2016: Bosch lança ABS geração 10 para motocicletas.
2017: Produção nacional: 6 milhões de ABS produzidos no Brasil.
2018: 40 anos do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS).