Continental aposta em ABS para moto de baixa cilindrada

A Continental, considerado o maior sistemista da indústria automotiva, está com uma aposta ousada: o sistema de ABS (Anti-Lock Braking System) para motos de baixa cilindrada. A tecnologia ainda não é obrigatória no Brasil, único país com densa frota de motos no mundo que ainda não tem legislação a respeito. “Índia e China, que possuem as maiores frotas de motos de baixa cilindrada no mundo, exigem que esses veículos tenham o ABS de fábrica. Na Europa, isso também é lei. A obrigatoriedade do ABS ajuda muito a reduzir o números de acidentes, fatais ou não”, destaca Fabrício Menezes, da Diviso de Freios do Grupo Continental. Segundo o executivo, a empresa já tem a tecnologia pronta para o mercado brasileiro, entretanto, é preciso haver uma conscientização da sociedade para que a lei seja aprovada pela autoridades. “A inserção da tecnologia não aumentará significativamente o custo final da moto. Na verdade, o custo-benefício será infinitamente maior. Hoje, o ABS já vem de fábrica em motos acima de 300 cilindradas, mas a grande maioria dessas motos é importada. Além disso, 85% da frota brasileira são de motos de até 125 cilindradas, ou seja, a maioria dos motociclistas está, literalmente, correndo sérios riscos”, completa Fabrício. Veja como funciona a tecnologia do ABS da Continental pelo link:
http://www.continental-automotive.com/www/automotive_de_en/themes/two_wheelers/pi_tvs_abs_en.html?page=3

Panorama da Realidade e Sobre o ABS 
Hoje mais de 23 milhões de motos circulam pelo Brasil. Elas representam 26% de todos os veículos. Só no estado de São Paulo, 20 mil motociclistas foram parar nas salas de cirurgia, em 2014. Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que, em dez anos, o número de mortes provocadas por acidentes de moto aumentou 280%. São 12 mil vítimas por ano. Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes com motos foram responsáveis por um aumento de 115% no número de internações em hospitais públicos em 2016. Por ano, essas internações custam quase R$ 30 milhões para o SUS (Sistema Único de Saúde). O ABS (Anti-Lock Braking System) é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie e entre em derrapagem quando o freio é acionado fortemente, evitando a perda de controle do veículo. Esse sistema é composto por sensores que monitoram a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do veículo. No caso dos motociclistas, o ABS é um “tesouro”, afinal, ele evita que aconteça com o motociclista o que ele mais teme: ir para o chão. Quando o motociclista freia bruscamente uma moto que não tem ABS, a roda trava e a moto “chicoteia”, levando-o ao chão de imediato.

Sobre o Grupo Continental
O Grupo Continental trabalha, através das suas divisões Automotiva (Chassis & Safety, Powertrain e Interior), ContiTech e Pneus, no desenvolvimento de componentes que façam com que os veículos sejam cada vez mais seguros, conectados e sustentáveis. Atualmente, a multinacional atua em mais de 50 países e conta com mais de 200 mil colaboradores, que contribuem para que a empresa seja o maior sistemista automotivo do mundo. O Grupo Continental também é um dos maiores fornecedores globais em mobilidade e conectividade automobilística, estando sempre na vanguarda da inovação. A trajetória de sucesso do Grupo Continental teve início em 1871, em Hannover, na Alemanha, com a produção de artefatos de borracha.  Hoje, a companhia oferece para veículos de passeio, utilitários, caminhões, ônibus e afins, soluções inteligentes em freios, sensores, componentes eletrônicos multifuncionais, suspensão a ar, gerenciamento de motor, alimentação de combustível, painéis, ventilação e ar-condicionado, módulos de conforto, rádios automotivos, segurança (air bag e antifurto), gerenciamento de frota, tacógrafos, soluções de informação e entretenimento, correias, diafragmas, sistemas de vedação e vibração, pneus, dentre outras tecnologias de última geração.

Related posts