Um marco tecnológico para a Porsche: O novo Cayenne Electric

 

  • Dois modelos no lançamento: estreias mundiais do Cayenne Electric e do Cayenne Turbo Electric
  • Performance de superesportivo: até 850 kW (1.156 cv), 0–100 km/h em 2,5 segundos e velocidade máxima de até 260 km/h
  • Viagens mais rápidas graças à eficiência e à excepcional capacidade de carregamento: até 400 kW de potência de recarga4
  • Interface com o usuário aprimorada, com novos displays e nova linguagem de design digital
  • Três sistemas de propulsão: versões a combustão e híbridas permanecem disponíveis em paralelo
O Cayenne Electric marca o início de uma nova era para a Porsche. Como um SUV totalmente elétrico, ele combina o DNA da Porsche com tecnologia de ponta: até 850 kW (1.156 cv), 0–100 km/h em 2,5 segundos e até 400 kW de potência de recarga4. É o Porsche de produção mais potente de todos os tempos — e, ao mesmo tempo, mais versátil do que nunca: dinâmico no asfalto, confiante fora dele e confortável em longas viagens.
O Cayenne foi o primeiro modelo com o qual a Porsche levou a lenda da marca de carros esportivos para um segmento totalmente novo. O esportivo versátil tornou-se um sucesso mundial desde sua estreia, em setembro de 2002. Agora, uma nova era começa com o Cayenne totalmente elétrico.

“O Cayenne Electric apresenta desempenho em uma dimensão completamente nova, com tecnologias inovadoras que desenvolvemos no automobilismo. Ele estabelece novos padrões no segmento de SUVs — tanto em termos de dinâmica de condução quanto de carregamento”, afirma Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG. “Performance elétrica excepcional combinada a usabilidade diária. O excelente conforto em longas distâncias combinado com uma capacidade off-road sem concessões.”

Com cerca de 36% dos seus carros esportivos vendidos globalmente sendo eletrificados, a Porsche é um dos fabricantes que mais rapidamente se transforma em 2025. O Cayenne Electric é o próximo marco nessa história de sucesso e complementa a oferta existente de modelos Cayenne a combustão e híbridos plug-in, refletindo a proposta de uma escolha totalmente flexível de propulsão Porsche.

O desempenho de um superesportivo e níveis de recuperação de energia dignos da Fórmula E
A família totalmente elétrica do Cayenne é composta inicialmente por dois modelos: o Cayenne Electric e o Cayenne Turbo Electric – ambos com tração integral e, portanto, equipados com o sistema eletrônico Porsche Traction Management (ePTM).

O Cayenne Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, de 0 a 200 km/h em 7,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 260 km/h. Essa potência é entregue por um sistema de propulsão recém-desenvolvido, capaz de gerar até 850 kW (1.156 cv) e até 1.500 Nm de torque quando o Launch Control está ativado. A versão Turbo conta com refrigeração direta a óleo no motor elétrico do eixo traseiro, garantindo alta potência contínua e eficiência — uma inovação vinda do automobilismo.

No modo de condução normal, estão disponíveis até 630 kW (857 cv). Por meio da função Push-to-Pass2, é possível ativar adicionalmente 130 kW (176 cv) por 10 segundos ao pressionar um botão.

O primeiro modelo da linha oferece 300 kW (408 cv) em operação normal e 325 kW (442 cv) e 835 Nm de torque com Launch Control. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e alcança velocidade máxima de 230 km/h.

O Cayenne Electric também oferece índices de recuperação de energia líderes na categoria, atingindo níveis de Fórmula E com até 600 kW de potência regenerativa. No uso cotidiano, cerca de 97% de todas as frenagens podem ser realizadas exclusivamente pelos motores elétricos, com os freios mecânicos atuando apenas raramente.

O Cayenne Electric deve grande parte de sua versatilidade ao seu chassi. A suspensão pneumática adaptativa com Porsche Active Suspension Management (PASM) é de série em ambos os modelos. O Turbo também conta com o diferencial traseiro autoblocante Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). Ambos os modelos podem ser equipados com direção no eixo traseiro, que esterça as rodas traseiras em até cinco graus. Além disso, o Porsche Active Ride também está disponível pela primeira vez para o modelo topo de linha. O sistema de suspensão ativa (Porsche Active Ride) – conhecido dos sedãs esportivos da Porsche e agora aplicado ao Cayenne – compensa quase totalmente os movimentos da carroceria e garante estabilidade, dinâmica e conforto excepcionais.

Conveniência de carregamento inovadora: rápida, robusta e sem fio
No coração dos modelos Cayenne totalmente elétricos está a nova bateria de alta voltagem de 113 kWh, que se beneficia de refrigeração dupla (dos dois lados) para um gerenciamento térmico ideal. O dados de alcance, seguindo os padrões Inmetro, serão comunicados futuramente.

Graças à tecnologia de 800 volts, o Cayenne carrega com potência DC de até 390 kW — e, em condições específicas, até 400 kW4. O estado de carga (SoC) pode aumentar de 10% para 80% em menos de 16 minutos1, e é possível adicionar energia suficiente para 325 km de autonomia (Cayenne) ou 315 km (Cayenne Turbo) em apenas 10 minutos3.

O desempenho de carregamento robusto foi um dos principais focos durante o desenvolvimento do novo Cayenne.

O Cayenne Electric é também o primeiro Porsche a oferecer, opcionalmente, carregamento por indução, com potência de até 11 kW. O Porsche Wireless Charging exige apenas que o usuário estacione o veículo sobre uma placa instalada no piso. O processo de carregamento então se inicia automaticamente.

Novo design externo: progressivo, aerodinâmico e inconfundivelmente Cayenne
O Cayenne Electric combina as proporções características da marca Porsche com uma linguagem de design claramente evoluída. “O novo Cayenne é inconfundivelmente Porsche e inconfundivelmente Cayenne. Nós aprimoramos elementos de design característicos e preservamos aquilo que torna este SUV único. O resultado é um conceito de design moderno, que leva o Cayenne para o futuro”, afirma Michael Mauer, Chefe de Design da Porsche. Entre os destaques estão o capô baixo com faróis Matrix LED estreitos, que enfatizam a largura do veículo e reúnem todas as funções de iluminação em um único módulo. Os para-lamas fortemente contornados também são elementos muito típicos de outros modelos Porsche, assim como a flyline – a icônica linha de teto suavemente inclinada.

A vista lateral é marcada por portas sem moldura e por um vinco marcante na superfície das portas. As saias laterais têm um design nitidamente tridimensional e são pintadas em Volcanic Grey Metallic e, no Cayenne Turbo, em preto brilhante. O conceito bicolor reforça as proporções esportivas do modelo. Os alargadores de para-lama, específicos de cada versão, enfatizam seu caráter off-road.

Na traseira, detalhes marcantes — como a barra de luz com seu visual tridimensional característico e gráficos animados, além do logo Porsche iluminado — reforçam a linguagem de design moderna. O Cayenne Turbo apresenta diversos elementos contrastantes na exclusiva cor Turbonite. Entre eles estão os escudos Porsche, as faces das rodas de liga leve e os frisos das janelas laterais. Detalhes sutis em Turbonite também realçam a barra de luz e o logo Porsche.

Para clientes com exigências especiais quanto ao ângulo de ataque e à robustez, há o pacote Off-Road. Sua seção dianteira, com geometria modificada, ajuda a enfrentar com segurança estradas de terra irregulares, inclinações particularmente acentuadas — de subida ou descida — e terrenos difíceis.

Com um coeficiente de arrasto de apenas 0,25, o novo Cayenne Electric está entre os SUVs mais aerodinâmicos de sua categoria, oferecendo benefícios em autonomia e consumo de energia. O sistema Porsche Active Aerodynamics (PAA) adapta com precisão as propriedades aerodinâmicas do veículo à situação de condução e à velocidade, e — juntamente com uma estratégia de controle eficiente — também contribui para a dinâmica de condução característica da marca, acrescentando downforce extra.

Os elementos aerodinâmicos ativos incluem abas móveis de ar de refrigeração na dianteira, um spoiler de teto adaptativo e os aeroblades ativos e inovadores na traseira da versão Turbo. Eles estendem as bordas laterais de desprendimento do fluxo e melhoram as características aerodinâmicas, o que resulta em aumento de autonomia, especialmente em maiores velocidades.

Outras medidas aerodinâmicas incluem defletores aerodinâmicos na dianteira, um assoalho quase totalmente fechado, rodas com elementos aerodinâmicos especiais e um difusor na traseira.

Um novo patamar de utilidade, conforto e individualidade
O novo Cayenne Electric é 55 milímetros mais longo que o modelo a combustão. O novo SUV mede 4.985 mm de comprimento, 1.980 mm de largura e 1.674 mm de altura. A diferença mais significativa está no entre-eixos, que agora é de 3.023 mm — um aumento de quase 13 cm, proporcionando mais espaço para as pernas e mais conforto aos ocupantes traseiros do que nunca.

O sistema de bancos traseiros é eletricamente ajustável de série e oferece opções de regulagem flexíveis, variando de uma posição de conforto a uma configuração focada em carga. A capacidade do porta-malas varia de 781 a 1.588 litros, além do compartimento dianteiro de 90 litros.

O valor de utilidade do novo modelo também é reforçado pela capacidade de reboque de até 3,5 toneladas.

Os novos Mood Modes transformam o interior em um ambiente experiencial que se adapta à situação. Conforme o programa selecionado, posição dos bancos, clima de iluminação, ar-condicionado, perfil sonoro e aparência das telas são ajustados automaticamente.

O teto panorâmico deslizante com controle de luminosidade, que utiliza uma película de cristal líquido eletricamente comutável, proporciona uma sensação de amplitude interna. Outro destaque é o novo aquecimento de painéis: além de aquecer os bancos, ele também aquece amplas superfícies de contato, como apoios de braço e painéis das portas.

A gama de conveniências é complementada pela iluminação ambiente ampliada, incluindo uma luz de comunicação — uma barra de luz animada que recebe os ocupantes ao entrar no veículo e visualiza diferentes estados do sistema, como o processo de carregamento.

Nunca um Cayenne foi tão amplamente e individualmente personalizável quanto o novo modelo totalmente elétrico. Os clientes podem escolher entre 13 cores externas de série, nove designs de rodas de 20 a 22 polegadas, 12 combinações de interior, além de até cinco pacotes de interior e até cinco pacotes de acabamentos. Graças à Porsche Exclusive Manufaktur, à gama ampliada de cores externas do Paint to Sample e ao programa Sonderwunsch, os clientes também podem individualizar seu Cayenne de acordo com seus desejos pessoais — desde uma vasta seleção de opções até a criação de um exemplar totalmente único.

O programa de relógios personalizados da Porsche Design foi ampliado para incluir a linha de SUVs. Isso significa que os clientes do Cayenne agora também podem encomendar um relógio da própria fabricante suíça de relógios da Porsche, personalizado nos mínimos detalhes para combinar com seu veículo.

Porsche Driver Experience – a maior área de telas já vista em um Porsche
No campo da digitalização, o Cayenne Electric leva a experiência de condução a um novo patamar. No centro do recém-desenvolvido Porsche Driver Experience está o Flow Display – um painel OLED elegantemente curvo que se integra perfeitamente à console central e permite uma separação clara entre as áreas de visualização e de controle.

Ele é complementado por um painel de instrumentos totalmente digital, com tecnologia OLED de 14,25 polegadas, e por uma tela opcional para o passageiro de 14,9 polegadas. Juntos, eles formam a maior área de telas já vista em um Porsche.

Pela primeira vez no Cayenne, também está disponível um head-up display com tecnologia de realidade aumentada (AR), que projeta virtualmente uma área equivalente a 87 polegadas, a 10 metros à frente do veículo. Todas as telas são integradas de maneira harmoniosa à arquitetura interna.

Em contraste, os botões e comandos para funções usadas com maior frequência — como climatização e volume de áudio — permanecem analógicos. Além disso, foi desenvolvido um apoio de mão que permite ao motorista operar os elementos digitais e analógicos de forma ergonômica — mesmo em situações de condução particularmente dinâmicas.

A nova Porsche Digital Interaction é uma filosofia de operação digital e uma linguagem de design que amplia o Porsche Driver Experience, voltada para a individualização e para o acesso rápido às funções do veículo. Widgets permitem acessar funções preferidas, enquanto o aplicativo Themes personaliza o esquema de cores de todas as telas.

Diversos aplicativos de terceiros podem ser integrados diretamente ao veículo por meio do Porsche App Centre. Recursos variados de streaming e gaming elevam a experiência digital a um novo patamar.

O novo Voice Pilot também contribui para isso. Graças à inteligência artificial, ele compreende solicitações complexas e inter-relacionadas, reconhece o contexto e responde como um verdadeiro interlocutor. Ele permite controlar a navegação de forma intuitiva e acessar um amplo conjunto de informações online.

Com a Porsche Digital Key, o smartphone e o smartwatch tornam-se chaves do veículo, que podem ser compartilhadas digitalmente com até sete outros usuários.

Novos padrões com a eletrificação – diferentes tecnologias de propulsão além de 2030
O novo Cayenne Electric passa a complementar a seleção existente de tipos de propulsão, que continuará a ser oferecida em paralelo globalmente. “Encantar nossos clientes é a nossa prioridade máxima na Porsche. Com a eletrificação do Cayenne, alcançamos um novo nível de performance que estabelece padrões para o futuro. Ao mesmo tempo, continuaremos a desenvolver o Cayenne com sistemas de propulsão movidos à combustão e híbridos eficientes, garantido a oferta na próxima década”, afirma Matthias Becker, membro do Conselho Executivo responsável por Vendas e Marketing.

Os novos modelos já estão disponíveis em regime de pré-vendas no Brasil. O Cayenne Electric tem preço público sugerido de R$ 900.000 e, a versão Turbo, R$ 1.410.000. As entregas estão previstas para o segundo semestre de 2026.

1 Tempo de carregamento do Cayenne em corrente contínua (DC) com potência máxima de recarga, de 10% a até 80% de SoC, em condições ideais (estação de carregamento rápido CCS fornecendo >390 kW, >850 V, >520 A, além de temperatura da bateria de 15 °C, estado inicial de carga de 9% e autonomia restante <60 km).
2 O nível de carga da bateria e a temperatura da bateria podem afetar o desempenho do push-to-pass.
3 Autonomia recarregada em 10 minutos para o Cayenne em corrente contínua (DC), com potência máxima de carregamento em condições ideais (estação de carregamento rápido CCS com >390 kW, >850 V, >520 A, temperatura da bateria de 15 °C, estado inicial de carga de 9% e autonomia restante <60 km), com base no consumo WLTP de um veículo com equipamento de série conforme a versão alemã.
4 Potência de carregamento do Cayenne em condições específicas, utilizando uma estação de carregamento rápido CCS com >400 kW, >850 V, >520 A, estado inicial de carga entre 45% e 48%, e temperatura da bateria entre 40 °C e 42 °C. Potência máxima de carregamento em corrente contínua (DC) ao carregar de 10% a até 80% de SoC em condições ideais: 390 kW (estação de carregamento rápido CCS com >390 kW, >850 V, >520 A, temperatura da bateria de 15 °C, estado inicial de carga de 9% e autonomia restante <60 km).

Related posts