Nova Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex no Brasil desenvolvido pela engenharia local

  • A primeira versão eletrificada da picape terá um propulsor exclusivo para o mercado brasileiro, desenvolvido pela engenharia local da marca
  • Uma etapa importante desse trabalho será realizada no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, em São Paulo, que inaugurou dois novos prédios
  • Além do centro de treinamento Ford Academy, o local ganhou um Centro de Diagnóstico Avançado de Engenharia

A Ford anunciou recentemente a produção da Ranger Híbrida Plug-in na América do Sul, a partir de 2027. Agora, a marca revelou mais uma novidade: a picape terá motor flex, desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. Esse trabalho será conduzido pela engenharia local, parte dela instalada no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, no interior paulista, que está inaugurando novas instalações.

Essa ampliação representa o primeiro passo do novo ciclo de investimentos da Ford na engenharia brasileira, com o Centro de Testes de Tatuí desempenhando um papel fundamental para esta nova motorização. “O desenvolvimento do motor flex da Ranger Híbrida Plug-in é mais um projeto importante confiado ao time de engenharia da Ford na América do Sul. Uma etapa importante desse trabalho está sendo realizada no nosso Centro de Testes de Tatuí, que agora está ainda mais moderno e eficiente com novas instalações”, diz André Oliveira, diretor de Programas Veiculares da Ford América do Sul.

A Ranger Híbrida Plug-in é a primeira versão eletrificada da picape média na América do Sul e faz parte da estratégia da Ford de dar poder de escolha aos clientes, com liberdade de optar pelo tipo de propulsão que melhor se adapta às suas preferências. A sua proposta é oferecer uma combinação inigualável de performance e eficiência, mantendo o padrão de robustez e qualidade que os clientes já conhecem.

Novo ciclo de investimentos

A Ford se prepara ativamente para os desafios da mobilidade do futuro com a reinauguração do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí. A expansão da unidade conta com dois novos prédios, visando ampliar a eficiência em desenvolvimento e testes.

Um deles é o Ford Academy, centro de treinamento moderno, projetado para difundir conhecimento sobre a marca, seus produtos, tecnologias e inovações. Com 800 metros quadrados e capacidade para até 150 pessoas, ele abriga salas de reunião e apresentação, área de exposição e estações para prática de novas tecnologias.

O outro é o Centro de Diagnóstico Avançado de Engenharia, uma estrutura totalmente nova e conectada, construída junto à pista de testes. Com dois andares e um total de 350 metros quadrados, ele permite aos engenheiros processar, analisar e compartilhar em tempo real os dados coletados na pista com outros centros da Ford no mundo para implementar ajustes de hardware e software de modo mais rápido e eficiente.

“Dentro do cenário altamente competitivo e de transformação da indústria automotiva, esse ganho de eficiência é transformador: acelera nosso ciclo de desenvolvimento e eleva a qualidade para continuarmos inovando e entregando um portfólio de veículos moderno, conectado e empolgante para os nossos clientes”, destaca André Oliveira.

Segundo ele, a modernização de Tatuí é o primeiro passo de um novo e importante ciclo de investimentos da Ford na engenharia brasileira. “Hoje, nosso time da América do Sul é responsável por três das oito famílias de motores da Ford no mundo e Tatuí tem uma participação relevante nesses projetos”, completa.

Na Bahia, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, instalado desde 2022 no Cimatec Park, em Camaçari, também está em expansão com a construção de um novo prédio dedicado à engenharia, com conclusão prevista para o primeiro semestre do ano que vem. Atualmente, o ecossistema de inovação conta com seis prédios e um total de 6.000 metros quadrados.

Centro global de desenvolvimento e testes

O Brasil é hoje um dos nove centros globais de desenvolvimento de produto da Ford, com um time de mais de 1.500 profissionais que são responsáveis pelo desenvolvimento de um terço de todas as funcionalidades e tecnologias presentes nos carros da marca no mundo.

Já o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí é referência em testes veiculares há mais 45 anos e ocupa uma área total de 4,66 milhões de metros quadrados. Além de 40 km de pistas de terra e 20 km pavimentadas, conta com laboratórios de emissões, desmontagem de veículos (Teardown) e análise de peças, vibroacústico, simulador de suspensão e dinamômetro de motores, com capacidade para realizar mais de 440 tipos de testes de durabilidade, calibração, desempenho e segurança em conformidade com normas nacionais e internacionais.

Related posts