O mês de novembro confirmou os bons números de 2024. O ano deve fechar com vendas de veículos leves e pesados em torno de 2,65 milhões de unidades, crescimento de 15% sobre 2023. Segundo a Anfavea, faltou pouco para que o total, de janeiro a dezembro deste ano, pudesse superar o volume de 2019, ano anterior ao da pandemia da covid. Segundo Márcio Leite, presidente da entidade, “o Brasil foi o que mais cresceu entre os 10 principais mercados do mundo. Esperamos começar o próximo ano nesse ritmo acelerado e…
Read MoreCOLUNA CHICO LELIS: Dois presidentes nos 100 anos da GMB
Ninguém poderia imaginar que, durante um show do RPM, no Salão do Automóvel de 2004, com o Paulo Ricardo cantando “All Right Now” (Tudo Bem Agora), o presidente da anfitriã em seu estande, entrasse com uma guitarra (fake) e imitasse todos os movimentos de um roqueiro acompanhando a música. (https://www.youtube.com/watch?v=WWlBfAaQKlU) O autor do “show” foi Ray Yang, que presidiu a GMB de 2004 a 2007, comemorando os resultados finais da fábrica naquele ano, que atravessara anos seguidos de “vermelhos” em seu balanço. E porque estou mencionando Ray Young nesta coluna? Porque ele é…
Read MoreCOLUNA CHICO LELIS: Férias, o carro e o cachorro
Finalmente elas chegaram. As férias, malas prontas, crianças ansiosas pelos dias na praia/montanha /campo enquanto os adolescentes perguntando se lá tem wi-fi, porque não querem se “afastar” dos seus grupos. O carro, claro, passou (?) por uma bela revisão do motor, pneus, suspensão, freios e todas aquelas coisa que garantem uma viagem segura. E essa revisão, indispensável para uma viagem de férias com a família, nem sempre é feita e o resultado disso é que vemos nas estradas, com muitos acidentes, à vezes fatais Mas e os cães (ou gatos),…
Read MoreColuna Fernando Calmon: GAC vai acirrar rivalidade com BYD e GWM no Brasil
A iniciativa da GAC começou em julho deste ano com o anúncio de investimento de R$ 6 bilhões no País. Agora, deu mais um passo e confirmou que vai erguer uma fábrica no País. A empresa foi fundada na China em 1954 pelo governo chinês. É a quinta maior em vendas neste país e produz lá carros da Toyota e Hyundai, além de uma linha completa de produtos próprios. Como a Toyota está em processo de fechamento de sua fábrica de Indaiatuba (SP), poderia se imaginar que está tudo já…
Read More