COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 18-08-25

AUDI A3 É O SEDÃ PREMIUM MAIS ACESSÍVEL

A pouco mais de 30 anos eu visitei as duas fábricas da Audi na Alemanha, Ingolstadt e Neckarsulm, e andei nos principais modelos da marca como A80, A100 e RS2 Avant. Naquela época a marca estava numa grande transformação e evolução, lutava para se equiparar a BMW e a Mercedes-Benz, e começou a mudar a sigla de seus carros.

O A80 virou A4 e depois todos os modelos existentes, e os novos, passaram a ter a designação apenas do A seguido de algarismo único. Em 1996 foi lançado o A3, o mais compacto dos carros da Audi, que chegou no Brasil em 1997 onde acabou sendo produzido na versão hatch. O modelo chega modelo 2025, carroceria sedã, reestilizado e em três versões, Advance, Performance e Performance Black todas com o mesmo motor que é um 2.0 turbo TFSI, com 4 cilindros em linha, 16 válvulas, movido a gasolina, que gera 204 cavalos a 4.500 rpm com torque de 32,6 Kgfm já a 1.600 rpm.

A sigla “TFSI” significa “Turbo Fuel Stratified Injection”, ou turbo alimentado por injeção direta. A transmissão é automática de dupla embreagem com 7 velocidades com as borboletas no volante para as trocas manuais e a tração é dianteira. Com essa usina o A3 faz de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e tem velocidade máxima de 210 km/h limitada eletronicamente.

O melhor é você poder escolher o modo de condução de acordo com sua necessidade. Os modos disponíveis são: Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic e Individual. O consumo, segundo o Inmetro, é de 10,8 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.

Andei na versão Sportback Performance Black 40TSFI S Tronic 2025, a top de linha, que apesar de ser a mais esportiva tem os logos da Audi em preto dando uma certa descrição, principalmente à noite, para a unidades de cor mais escura como a testada na cor Verde Distrito Metálico. Essa versão não tem cromados e as maçanetas são da cor do veículo.

No estilo destaque para a grade frontal exclusiva e na cor preta, os faróis Matrix LED e as lanternas traseiras, também em LED, com a luz dinâmica acendendo de dentro para fora com uma ótima visibilidade. As rodas de 19” não chamaram a minha atenção. Elas tem muitos elementos e deveriam ter um desenho que denotasse mais esportividade.

Andando ele mostra a disposição do motor mas também mostra uma suspensão bem acertada por ser independente nas 4 rodas. Apesar da medida do pneu ser 235/35, que tem um perfil baixo, o carro não sente tanto e tem conforto compatível com a sua proposta mais esportiva. Também passa bem nos quebra-molas e nas rampas mais inclinadas das entradas de garagem. E para segurar a fera os freios tem discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira. Em qualquer manobra mais exagerada são esses freios, acionados pelos controles de estabilidade e tração, é que vão manter o carro na trajetória. Não recomendo desligar esses equipamentos de segurança.

O A3 sedã é um compacto. Tem 4.50m de comprimento, 1,81m de largura, 1,41m de altura e entre eixos de 2,63m. Bom espaço para quem vai nos bancos dianteiros e bom conforto para dois passageiros no banco traseiro que possui um porta copos duplo retrátil. Para quem está no banco traseiro tem saída do ar condicionado e duas tomadas para carregamento de smartphones ou outros dispositivos. Para os passageiros do banco dianteiro ar condicionado de duas zonas, também duas entrada para carregar os smartphones e até um botão, na direita do console, para o passageiro controlar o som.

Já o motorista também pode operar o som no volante multiuso. A central multimídia tem tela de   12,3“ ,sensível ao toque, onde se espelha o smartphone sem fio. O painel de instrumentos pode ser configurado para dar mais visibilidade as informações do GPS e tem resolução Full HD. Ele tem boa visibilidade e se monitora com facilidade as informações do computador de bordo, além das outras informações padrão.

O sistema de som é 3D e tem 15 auto falantes da Sonos, empresa norte americana fundada em 2002 que produz equipamentos de som premium. A versão Performance Black tem de série os bancos dianteiros com aquecimento e regulagem elétrica e o teto solar panorâmico.

O acabamento interno tem aspecto refinado com detalhes no painel e na parte central dos bancos em alcântara que é um material sintético semelhante a camurça. Para o painel, console e portas tem o sistema de iluminação Ambiente Plus, onde você pode escolher entre 30 cores para deixar o ambiente mais agradável.

A versão também tem disponível o pacote de luz Ambiente Pro que faz uma iluminação nas portas através de um tecido florescente. O porta-malas tem capacidade para 425 litros mas com os bancos rebatidos o volume vai a 1.200 litros.

O Audi A3 Sportback Performance Black 40TSFI S Tronic 2025 é o top da linha tem preço inicial de R$344.990 e para a pintura Verde Distrito acrescente mais R$1.700 mas a versão de entrada, Advanced, custa R$ 289.990 e a Performance R$ 319.990.

Nesse nome pomposo do A3 o número “40” se refere a um índice de desempenho que a Audi usa para categorizar seus modelos. Esse índice é baseado em fatores como potência, torque e aceleração, e serve para diferenciar os modelos dentro da linha A3.

Podemos dizer que entre seus concorrentes diretos temos o Mercedes-Benz C200, que na versão de entrada custa R$384.900, e o BMW Série 3, que na versão de entrada custa R$358.190.

O Audi A34 Sportback também possui a versão de entrada, Advanced, que custa R$ 289.990 e a intermediária Performance por R$ 319.990.

CFMOTO DECIDE A SEGUNDA MOTO QUE VAI LANÇAR NO BRASIL

O público pediu e a CFMoto atendeu. Foi assim que a gigante global do off-road e das motocicletas decidiu acelerar de vez no mercado de duas rodas no Brasil: ouvindo quem realmente importa e colocando o motociclista no centro da decisão.

E essa história ganha um novo capítulo com a confirmação oficial da moto custom 450CL-C, a segunda moto da marca anunciada para o primeiro semestre de 2026. A CFMoto já tinha anunciado como sua primeira moto o modelo trail Ibex 450.

 

PESQUISA INDICA QUANTO GANHA UM MOTORISTA DE APLICATIVO NO RJ

A Gigu, maior base de dados sobre trabalhadores de aplicativo no país, realizou um levantamento exclusivo com os custos e ganhos médios dos motoristas de app no primeiro semestre de 2025. Na cidade do Rio de Janeiro, motoristas de aplicativo faturaram em média R$ 7.583 por mês, ou R$ 91.000,00 no ano.

Os custos médios mensais foram de R$ 4.026 o que deixou o lucro mensal em R$ 3.556 — cerca de R$ 15,81 por hora, com jornada de 54 horas semanais. O gasto com gasolina no Rio chegou a R$ 2.152 mensais.

Na capital fluminense, 82,5% dos motoristas usam carro próprio e 17,5% trabalham com carro alugado — um modelo que reduz a margem de lucro, especialmente em períodos de alta nos custos operacionais.

 

NOVA TRIUMPH SPEED TWIN 900 JÁ NAS CONCESSIONÁRIAS 

A Triumph lança no mercado brasileiro a nova Speed Twin 900 2025, modelo que reforça o DNA clássico da marca britânica com um visual renovado, melhorias mecânicas e um pacote tecnológico aprimorado.

O motor Bonneville Twin de 900 cc permanece como um dos grandes destaques da Speed Twin 900. Entrega 80 Nm de torque a apenas 3.800 rpm e potência máxima de 65 cv a 7.500 rpm, oferecendo uma pilotagem suave, com aceleração progressiva e força em baixas rotações.

A Speed Twin 900 2025 ainda se destaca pelo alto nível de personalização, são mais de 75 acessórios genuínos desenvolvidos especialmente para o modelo que chega às concessionárias Triumph, com preço a partir de R$ 61.190.

 

VOLKSWAGEN LANÇA SÉRIE ESPECIAL DA PICAPE AMAROK

A Volkswagen lançou uma edição especial, limitada a 200 unidades, da sua picape média, é a Amarok Edição Limitada Barretos 70 Anos será o carro oficial da Festa de Peão de Boiadeiro que vai até o dia 31 de agosto na cidade de Barretos no interior de São Paulo.

Baseada na versão Extreme, a Amarok Edição Limitada Barretos 70 Anos se diferencia por itens e detalhes únicos no interior e exterior. Ela chega com capota marítima, amortecedor na tampa da caçamba, adesivo lateral alusivo a Barretos e tem nas laterais e na tampa traseira a marca da tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

 

FORD NA DIREÇÃO DA PICAPE ELÉTRICA

A Ford anunciou um novo salto revolucionário em engenharia e manufatura para colocar uma nova família de veículos elétricos acessíveis e de alta qualidade ao alcance de milhões de pessoas em todo o mundo. A nova Plataforma Universal de Veículos Elétricos da Ford e o Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da empresa nasceram de uma equipe que combina a disciplina, a experiência e a escala de uma empresa com 122 anos de história com a velocidade e a inovação de uma start-up do Vale do Silício.

O primeiro produto desta plataforma será uma picape elétrica média de quatro portas que será montada na Fábrica de Louisville para os mercados dos EUA e de exportação. Seu lançamento está programado para 2027.

 

STELLANTIS NO RIO INNOVATION WEEK

A Stellantis marcou presença no Rio Innovation Week 2025, um dos maiores festivais de inovação da América do Sul, realizado no Rio de Janeiro. Pioneira no desenvolvimento de tecnologias e inovações voltadas para as necessidades do consumidor brasileiro, a empresa apresentou a evolução da tecnologia Bio-Hybrid que o Fiat Pulse Hybrid.

Com desenvolvimento e produção local, a tecnologia Bio-Hybrid será aplicada em diversos produtos das diferentes marcas da Stellantis, sendo planejada para atender aos clientes do mercado brasileiro.

A tecnologia inclui uma opção 100% elétrica que também será desenvolvida e produzida no Brasil nos próximos anos.

 

 

 

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