COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 08-12-2025

IMPRENSA DO RIO DE JANEIRO INDICA OS MELHORES DE 2025

A revista digital Roda Rio promove uma premiação para indicar os melhores do ano na opinião dos jornalistas e influenciadores especializados no segmento de veículos do Estado do Rio de Janeiro.

O Prêmio Roda Rio foi criado pelo saudoso jornalista Luiz Humberto Monteiro Pereira, que nos deixou este ano, e em 2025 os premiados são: Melhor Hatch Peugeot 208; Melhor Sedã Audi A3; Melhor SUV Volkswagen Tera (FOTO); Melhor Picape Ford Ranger; Melhor Esportivo BMW M2 e o prêmio do Carro Mais Vendido no Estado do Rio de Janeiro foi para o Fiat Fastback.

Para o prêmio do Carro Mais Vendido foram levados em conta as vendas até o 1º final de semana de dezembro e os cinco primeiros são do segmento SUV. O Fiat Fastback ficou em 1º com 3.534 unidades. Em 2º Honda HR-V com 3.296, 3º Hyundai Creta 3.264, 4º Nissan Kicks 3.239 e em 5º Fiat Pulse 3.139.

Eu também participei desse júri representando o Jornal Cidade da Barra e minhas outras mídias e mais informações sobre essa premiação estão na revista Roda Rio disponível no site www.rodario.com.br.

Curiosamente o Volkswagen Tera, que lidera as vendas no Brasil nos últimos meses, não aparece entre os 5 primeiros mais vendidos no RJ porque ele foi lançado em junho deste ano e o prêmio computa as vendas desde janeiro de 2025.

 

MAIS DESTAQUES DO SALÃO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO

Nas edições passadas eu já mostrei muitas novidades que foram expostas no Distrito Anhembi e agora tem mais.

O destaque da Kia na mostra paulista foi a picape média Tasman promete vem para brigar com a líder do segmento que é a Toyota Hilux. A Tasman é lidíssima, moderna e tem motor 2.2 turbodiesel da família Smartstream que gera 210 cv de potência e 45 kgfm de torque. O câmbio é o automático de oito marchas e a tração, 4×4. Sua capacidade de carga é de 1.007 kg e o volum e da caçamba é de 1.173 litros. O modelo já foi homologado para cá e chega no segundo semestre de 2026.

Para atrair o público que gosta das motocicletas a GWM exibiu no Salão de São Paulo uma super moto denominada Souo S2000 GL. Uma moto com motor boxer de 8 cilindros, 2.000 cilindradas, 156 cavalos de potência e câmbio automático DCT de 8 marchas que também podem ser trocadas de forma manual. É uma moto de luxo com os sistemas de assistência a direção como nos carros e painel digital que mostra até câmera de ré. Um espetáculo.

Dois estandes no Salão do Automóvel de São Paulo não mostraram novidade nenhuma mas chamaram a atenção do público porque exibiram carros clássicos. Os antigos tiveram espaço no estande do Dream Car Museu, que fica em São Roque no interior de São Paulo e no CARDE Museu que fica em Campos do Jordão, também em São Paulo. No espaço do Dream Car tinha Ford GT, Lamborghini, um curioso carro do Batman, um DeLoren igual ao do filme De Volta para o Futuro, uma Bugatti EB110 e muito mais. O estande do CARDE Art Design Museu no Salão do Automóvel de São Paulo contou parte da história de um dos maiores eventos da indústria automobilística, por meio de oito veículos icônicos: Volkswagen Kombi Turismo, Brasinca Uirapuru STV, Dodge Charger R/T, Volkswagen SP2, Volkswagen Gol GTi, Hofstetter, Ferrari F40 e Jaguar XJ220. O exemplar da Kombi Turismo de 1960 era exatamente o exemplar da primeira Kombi que participou na primeira edição do salão em 1990 e o grande destaque foi uma Ferrari F40 de 1990, um modelo icônico que estava em perfeito estado de conservação. Os modelos expostos eram realmente muito especiais e mostram o que habitava no imaginário dos apaixonados por carros nas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990.

O Renault Boreal, SUV médio que acaba de chegar nas concessionárias, já abocanhou alguns prêmios de carro do Ano e ele vem para brigar com o Jeep Compass soberano no segmento dos SUVs médios. Só que o Renault Boreal tem muitos predicados e está sendo muito elogiado  pela imprensa. Um carro com motor 1.3 turbo de 163 cavalos e muito conteúdo. O sistema multimídia tem o Google integrado e mais de 100 aplicativos e o porta-malas é gigante, 586 litros. Seu preço inicial é R$179.900.

Nós já comentamos que a Hyundai mostrou o modelo Ioniq no Salão de São Paulo e hoje trazemos mais detalhes do carro. Ele é um 100% elétrico com 3 fileiras de assentos, muito espaço interno e tecnologia inovadora. Entre as muitas características inovadoras do IONIQ 9, destaca-se a funcionalidade dos bancos giratórios na segunda fila, permitindo que os ocupantes da segunda e terceira filas fiquem frente a frente quando o veículo estiver parado. Outro destaque do modelo é a autonomia que pode chegar a 620 km. A Hyundai escutou a opinião dos visitantes do salão para ver se traz o carro para o Brasil.

A marca chinesa AVATR, que produz carros elétricos premium e pertence a uma associação da Changan, da Huawei, aquela que também produz celulares e da CATL, mega fabricante de baterias, chega no Brasil com a associação da Changan com o Grupo CAOA já conhecido pela sua associação com a Chery. Agora a CAOA Changan vai comercializar no Brasil os carros da AVATR e mostrou em São Paulo alguns modelos mas o primeiro a chegar nas lojas será o Avatr 11 com dupla motorização elétrica de 578 cavalos e autonomia de 680 km. Se valor ainda vai ser definido.

A Denza, marca premium da BYD, fez sua estreia oficial no mercado brasileiro durante o 31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo,  elevando o patamar do segmento premium a uma nova era. Apresentando uma operação independente da marca-mãe, que é a BYD, a Denza terá sua rede própria de concessionárias e já avalia a possibilidade futura de fabricar modelos no complexo industrial da BYD na Bahia, assumindo um compromisso de longo prazo com o país. Criada originalmente em 2010 como uma joint-venture entre BYD e Mercedes-Benz, a Denza carrega em seu DNA mais de uma década de expertise alemã em design e engenharia premium e em 2024 a BYD assumiu integralmente a operação. O primeiro carro da Denza a ser comercializado no Brasil é o B5, um SUV eletrificado premium; com muito luxo; inteligente e conectado.  Um carro versátil, robusto e elegante, que levará as pessoas para qualquer lugar sem perder a essência da marca. Sua motorização é híbrida de 677 cavalos e sua autonomia chega a 1.200 km. Seu preço é R$436.000 e a pré-venda já começou. As primeiras entregas devem acontecer no final de dezembro.

A AIMA, líder global em veículos elétricos de duas rodas e presente em mais de 80 países, expôs no Salão de São Paulo os seus scooters e durante a mostra anunciou com exclusividade a chegada do mini carro AIMA A05 ao mercado brasileiro. Esse mini carro tem capacidade para 3 passageiros e tem velocidade máxima de 45 km/h. Ele estará disponível para pronta entrega a partir de março de 2026, com valor estimado entre 47 e 49 mil reais.

Chamou muito a atenção de quem foi visitar o Salão de São Paulo uma marca brasileira chamada Lecar que tem projetos ambiciosos. Eles vão construir uma fábrica no Espírito Santo em já tem dois associados de peso participando dos projetos de seus dois carros híbridos já definidos para produção. Um é a WEG que vai fazer o motor elétrico e a outra é a Horse Powertrain que vai fazer o motor a combustão. Os dois modelos já definidos são a picape Campo e o hatch 459. Vamos torcer para dar certo.

O Grupo CAOA Chery também mostrou no Salão de São Paulo uma picape média, Himla. A marca expôs o modelo para ver a opinião do público e estudar seu lançamento para 2027.  A CAOA Chery Himla tem motor 2.3 Turbodiesel com 163 cv, potência bem abaixo de vários modelos do setor quase todo perto ou acima de 200 cavalos. O câmbio é automático de oito marchas e a tração é 4×4. Para fazer sucesso num mercado muito competitivo vai ter que ter um preço lá em baixo.

A GWM destacou no seu estande o Tank 300 e o Wey 07 modelos que recentemente chegaram nas suas concessionárias e mostrou também o Tank 700 que tem motor com 526 cavalos e começará a ser comercializado em 2026. O  Wey 07 chamou muito a atenção por ser um SUV híbrido plug-in de luxo com seis lugares, lançado no Brasil por R$ 429 mil. Ele combina um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos, totalizando 517 cv e uma autonomia elétrica de 128 km segundo o Inmetro.

A Leapmotor, marca do grupo Stellantis, que já havia mostrado o SUV C10, apresentou no Salão de São Paulo, além do C10 os SUVs B10 e C16. Também foi anunciado que o C10, nas versões híbrida e elétrica, será produzido no Brasil, na fábrica de Goiana, em Pernambuco, onde são produzidos a Fiat Toro e 3 modelos da Jeep. O Leapmotor C10 tem preço a partir de R$189.990. Já o B10, SUV compacto, chega em janeiro por R$172.990 e o C16 que é um SUV de 6 lugares chega também em 2026 mas sem uma data precisa.

Quem visitou o Salão do Automóvel de São Paulo e queria comprar uma moto se deu bem. O grupo J.Toledo Motos do Brasil, que representa as marcas Suzuki, Haojue, Zontes, Kymco e Hisun, de ATVs 4×4, preparou uma surpresa para os visitantes. Eles podiam se cadastrar e receber um voucher de até R$5 mil para utilizar na compra de sua moto. E no estande do grupo tinham 26 modelos de motocicletas para a turma sentar a vontade, fazer suas fotos e mais de 200 se inscreveram para ganhar o voucher no primeiro final de semana do evento.

 

Related posts