COLUNA CHICO LELIS: Nunca menospreze a inteligência de uma criança (uma história de Natal)

Eu morava em uma esquina e ela na rua ao lado, no mesmo andar, de onde avistava parte do  meu apartamento. Tinha lá seus seis anos e vivia “vigiando” meus movimentos. Sabia que eu chegava em casa, lá pelas sete da noite, e alertava seus pais: olhem, o chicolelis chegou em casa, acendeu a luz das sala, foi para a cozinha e agora sumiu. Deve ter ido para o quarto.

S​e eu voltava à cozinha, ela anunciava em casa e assim por diante, até que eu apagasse as luzes visíveis de sua casa. Ela então ia cuidar das coisas que uma menina, lá pelos anos 90, cuidava: brincar de boneca, ler uma revista etc, coisas inimagináveis nos tempos atuais.

Quando seu pai, jornalista/publicitário/empresário e meu amigo, contou-me sobre a Camila eu achei o máximo e precisava retribuir aquele carinho da mocinha.

No dia seguinte, pedi à secretária, a Patrícia, que fizesse o favor de confeccionar uma faixa, naquelas máquinas impressoras fabulosas, com os dizeres: OI CAMILA!!! E, ao chegar em casa naquela noite, fiquei imaginando os movimentos dela. Não acendi​ nenhuma  luz , e coloquei a faixa grudada no vidro da área de serviço.​ E então acendi a luza da cozinha.

Havia avisado seus pais que ela teria uma surpresa.

E que surpresa. Camila quase teve um ataque ao ler meu cumprimento. 

E, imediatamente “exigiu” que o pai providenciasse uma faixa, que ela exibiu na noite  seguinte: OI CHICOLELIS!

Fui até a a asa deles e dali surgiu uma carinhosa entre nós dois, que dura até hoje, com essa “palestrina” que não perde um jogo do “Verdão”

Agora, a história do Natal

No Natal, quando fui convidado pela família, para o almoço no dia 25, ela trouxe toda feliz um pacote dizendo que era um presente para que eu cortasse bem as carnes do churrasco.

Quando abri o presente, ela ficou chocada: havia apenas um suporte de facas, da Tramontina. Agradeci e ela falou que estava errado, que esqueceram de colocar as facas no pacote.

– Amanhã eu vou lá! Falou com tom bem agressivo.

E foi! Ao lado da mãe chegou à loja, mas entrou sozinha.

Cheia da razão foi direto ao vendedor, pedindo que ele confirmasse que aquele conjunto com o porta facas​, com as respectivas, que estavam na vitrine custava aquele preço ao que o vendedor disse que era só o suporte.

– Mas ali não diz isso. Fui enganada e quero as facas!

– Minha filha, o preço é só do suporte.

– Não sou sua filha e ali mostra um preço do sup​orte com as facas. Quero as facas!

– Isso não é possível. Se quiser as facas tem pagar por elas.

– Então vou chamar a Polícia e ver o que eles acham de uma loja que engana uma criança​, só porque é criança.

E saiu de lá com as facas, que mostro nas fotos, que tenho até hoje, cerca de 35, como podem ver nas fotos que fiz do meu presente. Por isso, é preciso muita atenção e respeito para com as crianças. Quando, muitas vezes, você pensa que ela está indo, ela já está voltando.

FELIZ NATAL PARA TODOS E UM GRANDE ANO DE 2026, COM MUITA PAZ. (voltarei só a​pós 20/01/2026​, quando já estarei nos 80).

 

Related posts