O Festival Moto Brasil 2025 – 13ª edição reafirmou sua posição como uma das principais plataformas de negócios, cultura e experiências do setor de duas rodas no país. Realizado no Riocentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 7 de setembro, com abertura já na quinta-feira para a Avant-Première, o evento recebeu mais de 65 mil visitantes entre profissionais do setor, imprensa, influenciadores, motogrupos e motoclubes – mais de 500 cadastrados previamente –, além de um grande fluxo espontâneo, em especial no sábado, considerado o dia de maior movimento.
Com um público diversificado e qualificado, o Festival gerou R$ 3,5 milhões em negócios concretizados durante os dias de evento, número que deve crescer nos próximos meses a partir das negociações iniciadas no Riocentro. “Esse resultado mostra a relevância do FMB como espaço estratégico de desenvolvimento do setor, com impacto direto em toda a cadeia produtiva. A Megastore também foi uma surpresa positiva e um verdadeiro facilitador para que o consumidor atualizasse seus equipamentos básicos de segurança, como capacetes, botas, jaquetas, luvas e acessórios”, destaca Gustavo Lorenzo, organizador do Festival Moto Brasil.
O evento ocupou uma área total de 19 mil metros quadrados, sem contar a área de test ride e o estacionamento exclusivo para motos. Estiveram presentes marcas como Bajaj, BMW, Can-Am, Cavaletta, CF Moto, Dafra, Fun Motors, Gotrix, Harley-Davidson, Haojue, Kawasaki, Polaris, Royal Enfield, Sea-Doo, Suzuki, Triumph, Yadea e Zontes, além de empresas de peças, acessórios, vestuário e serviços. A edição de 2025 também marcou a parceria estratégica com a Suotong – Pavilhão Chinês, reforçando o intercâmbio internacional e abrindo espaço para novas oportunidades de negócios e cooperação entre empresas brasileiras e chinesas. O Festival contou ainda com a presença de suas marcas oficiais: Repsol Lubrificantes, Royal Enfield com a Shotgun 650 como moto oficial do evento e MT Helmets.
A ausência de dois importantes players do setor foi sentida pelo público, que esperava encontrar as marcas no Festival. Ainda assim, a variedade de expositores presentes, os lançamentos, produtos e serviços oferecidos garantiram que os visitantes tivessem uma experiência completa e conectada às principais tendências do mercado de duas rodas.
No ambiente de negócios, a área de rodadas reuniu montadoras, fabricantes de motopeças, fornecedores, distribuidores e lojistas em busca de networking e parcerias estratégicas. No varejo, a Megastore Moto Brasil consolidou-se como um ponto de experiência de marca e conveniência, registrando movimento expressivo e se tornando um verdadeiro facilitador para que o consumidor atualizasse seus equipamentos básicos de segurança. “A iniciativa abriu caminho para um novo projeto: a criação de uma unidade própria da loja no bairro do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, com previsão de inauguração até dezembro deste ano.“ A proposta dará continuidade à experiência de conveniência vivida no Riocentro, ampliando o acesso a produtos e serviços para o público motociclista, antecipou Gustavo Lorenzo.
O cenário confirma a força do aftermarket, que ganhou protagonismo em 2025, ano em que o setor de motocicletas no Brasil registrou alta de 12,18% em emplacamentos (Fenabrave) e crescimento de 12,4% na produção nacional (Abraciclo), o melhor desempenho dos últimos 14 anos.
Além dos negócios, o Festival entregou uma programação vibrante que combinou música, adrenalina e experiências imersivas. A programação contou com grandes shows que marcaram os três dias de Festival. Na sexta-feira, o público vibrou com Alex Cohen, que fechou a sequência de atrações musicais. No sábado, a energia ficou por conta da banda Faixa Etária, que encerrou a noite com clássicos do rock nacional e internacional. Já no domingo, o Festival chegou ao fim em grande estilo com a apresentação da banda Black Monkees, em um tributo especial ao Oasis que emocionou o público e fechou o evento com chave de ouro.
O Globo da Morte, apresentado pela Família Bala, foi novamente uma das atrações mais aguardadas. Com a experiência do pai e a ousadia dos dois filhos, o espetáculo uniu tradição e adrenalina, impressionando o público e mostrando como a paixão pelas duas rodas também passa de geração em geração. As manobras radicais também marcaram presença com os shows de wheeling da equipe Angel’s Wheeling Show, que chamaram a atenção pelo nível técnico e garantiram fortes emoções em cada exibição.
O test ride foi outro grande destaque: ao todo, foram realizados 1.020 test rides, com cada participante podendo pilotar até três modelos diferentes. A experiência reuniu motos a combustão de diversas marcas e também os modelos elétricos da Yadea, reforçando a importância da mobilidade sustentável no setor e oferecendo ao público a oportunidade de comparar tecnologias em um ambiente seguro e profissional. A tirolesa registrou filas durante todos os dias, consolidando-se como atração de aventura, enquanto as competições de Moto Habilidade, com a estreia da categoria feminina, e Marcha Lenta animaram os visitantes e premiaram os vencedores em diferentes categorias.
A experiência dos visitantes também foi ampliada pela praça de alimentação, localizada nas áreas interna e externa do Riocentro, que ofereceu total estrutura e diversidade de cardápios. Os food trucks na área interna tiveram papel essencial para garantir conforto e conveniência, atendendo de forma ágil os visitantes do pavilhão.
O impacto do Festival ultrapassou os limites do Riocentro. Visitantes vindos de diversas regiões movimentaram a cadeia turística do Rio de Janeiro, em setores como hotelaria, transporte e alimentação. A HT MotoTurismo – Curitiba – PR – que estreou no Festival, superou suas metas com forte procura por pacotes de viagens, em especial para a Route 66, que completa 100 anos em 2026. “Muitos motociclistas sonham em percorrer esse trajeto e mostramos que, com planejamento antecipado, esse sonho é possível”, destacou Mauro Costa, da área comercial da agência.
O Festival Moto Brasil também fomentou o turismo no Rio de Janeiro, movimentando toda a cadeia que envolve hospedagem, gastronomia, lazer e cultura, além de gerar impacto em setores como transporte e serviços. Esse fortalecimento da economia local contou com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-RJ), que reconhece no evento uma oportunidade estratégica para promover o estado como destino de grandes experiências ligadas ao motociclismo e à cultura sobre duas rodas.
No campo cultural, a exposição de motos antigas de competição e a homenagem ao histórico Autódromo de Jacarepaguá emocionaram o público ao resgatar memórias de corridas que marcaram gerações. O REVIVAL Jacarepaguá, com curadoria do Galpão 98, foi um dos pontos altos com raridades como a Motrax Speedway (1954), 50 cc, 58-62hp, da Inglaterra. Quem este prestigiando a mostra foi William “Cabelinho” James, piloto carioca vencedor da primeira prova realizada em Jacarepaguá (1977), vice-campeão brasileiro de 50 cc em 1978 e bicampeão carioca de 125 cc especial em 1979/80. Outro destaque foi o jornalista e piloto João Mendes, que autografou o livro João BIKE SHOW Mendes – O motociclismo na TV: a história do pioneiro ao lado da Yamaha MX180 da equipe Sincauto Yamaha, moto com a qual competiu no Festival Brasileiro de Supercross em 1984, no Pavilhão de São Cristóvão.
O Festival também reforçou seu propósito social com a campanha “Doe e Ajude a Salvar um Animal de Rua”, que sensibilizou motociclistas e famílias em parceria com a ONG Entre Pegadas. A ação contou com o apoio fundamental de motoclubes e motogrupos, que ampliaram o alcance da iniciativa. O espaço também recebeu cães de terapia, dentro do conceito de cinoterapia, com destaque para a presença de Michel Jr., jovem diagnosticado com TEA que realiza treinamentos diários com seu cão e demonstrou como essa relação de disciplina e afeto transforma rotinas e potencializa conquistas.
No ambiente digital, a força da Garagem Digital, sob coordenação de Danilo Sacramento (canal Trocando o Óleo) e Eliana Malizia (movimento Aceleradas), se somou à mobilização de quase 40 influenciadores e jornalistas especializados, que produziram conteúdo em tempo real. Só de sexta para sábado, o perfil oficial do Festival Moto Brasil ultrapassou 800 mil visualizações, resultado da qualidade dos criadores de conteúdo convidados e da cobertura da imprensa especializada. O destaque ficou por conta do podcast Buzina Molhada, que levou a energia do evento para milhares de apaixonados por motos em todas as regiões do Brasil.
Outro ponto de destaque foram os rides. O 2º Ride On The Beach foi um sucesso, percorrendo a orla da Barra e do Recreio até o Riocentro em um trajeto de 21 km. Já o passeio do Garagem Digital, com influenciadores e convidados, explorou cenários encantadores do Rio de Janeiro, passando pela Serra da Grota, Guaratiba, Prainha e Praia do Recreio. Além deles, os rides promovidos por BMW, Harley-Davidson, Royal Enfield, Triumph e Zontes também seguiram pela orla da Barra e do Recreio até o Riocentro, mobilizando clientes e fãs para chegarem juntos ao Festival.
O Festival Moto Brasil 2025 reafirmou sua força como um dos principais encontros do setor de duas rodas no país. A organização já confirmou que o evento terá nova edição em 2026, também no Riocentro, e em breve serão anunciadas as novidades que prometem ampliar ainda mais as experiências de negócios, cultura, turismo e entretenimento para motociclistas, famílias e apaixonados pelo universo das duas rodas.