CARROS ELETRIFICADOS ATINGEM 9,4% DE PARTICIPAÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO
Em agosto, foram vendidas 20.222 unidades de veículos eletrificados, o que garantiu ao segmento 9,4% de participação no mercado automotivo total. A categoria segue em ritmo acelerado de expansão no Brasil e deve ultrapassar a marca de 200 mil emplacamentos em 2025.
Somente entre janeiro e agosto deste ano, já foram registrados 126.087 emplacamentos. Segundo estimativa da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, num cenário conservador, as vendas devem chegar a pelo menos 200 mil, com aumento de 13% sobre o total de 2024 (177.358). No cenário mais provável, podem atingir 215 mil, o que representaria um crescimento anual de 21%. “Esses números são significativos por vários motivos”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “As vendas de eletrificados continuam aquecidas, mesmo diante de taxas de juros altas e do aumento do imposto de importação de veículos elétricos.
Confirmando-se o cenário mais provável, teremos aumento das vendas acima de 20% em 2025 sobre o ano anterior, o que representa um crescimento três vezes mais rápido do que a média do conjunto do mercado automotivo brasileiro”, concluiu Ricardo Bastos. A eletromobilidade no Brasil vem se consolidando como um processo contínuo e em expansão. A adoção, pelos consumidores, de tecnologias menos poluentes reflete-se no aumento da participação dos eletrificados no mercado e nos investimentos realizados pelas montadoras para produzir esses modelos no Brasil.
Em agosto, os 20.222 eletrificados leves comercializados representaram 9,4% do total de vendas de veículos leves no país (214.490 em agosto, segundo a Fenabrave). Em agosto de 2024, esse percentual era de 6,6%, o que evidencia a evolução consistente do mercado. Na comparação com julho deste ano (19.016), as vendas de agosto aumentaram 6%. Sobre agosto de 2024 (14.667), o crescimento foi ainda mais expressivo: 38%.
Na classificação da ABVE Data, os eletrificados incluem os BEV 100% elétricos, os PHEV (híbridos elétricos plug-in), HEV (híbrido sem recarga externa) e HEV Flex (híbridos a etanol). Não incluem os MHEV de 12v ou 48v (micro-híbridos).
O BYD Dolphin Mini (FOTO) continua sendo o carro 100% elétrico mais vendido do Brasil com 3.036 unidades emplacadas no mês de agosto.
AUTOS MAIS VENDIDOS EM AGOSTO DE 2025
Em agosto o hatch mais vendido foi o Volkswagen Polo com 12.908 unidades comercializadas. Em 2º ficou o Fiat Argo com 10.097 e na sequência tem o Hyundai HB20 em 3º, Fiat Mobi em 4º e Chevrolet Onix em 5º.
Entre os SUVs o mais vendido em agosto foi o Toyota Corolla Cross com 7.737 unidades, em 2º Volkswagen T-Cross com 7.702. O Corolla Cross lidera o ranking dos SUVs pela primeira vez e com uma diferença de apenas 35 unidades. Em 3º ficou o Hyundai Creta, em 4º Fiat Fastback e em 5º Chevrolet Tracker.
MOTOS DA SUZUKI TEM VENDAS ACELERADAS
A Suzuki Motos do Brasil, representada pelo grupo J. Toledo, registrou no mês de agosto o melhor desempenho no número de emplacamentos dos últimos cinco anos. Enquanto o mercado de duas rodas recuou quase 4% neste mês em comparação a julho, a Suzuki cresceu 11% no período. O destaque da marca é a Big Trail V-Strom 800DE, com o maior número de emplacamentos no mês. Já no acumulado do ano, o crescimento da marca é ainda mais significativo.
De janeiro a agosto deste ano, a Suzuki do Brasil, que atualmente abrange o mercado motocicletas de alta cilindrada (modelos a partir de 650cc), cresceu 36% em relação ao mesmo período de 2024. Resultado quase três vezes maior comparado ao mercado em geral, que cresceu pouco mais de 13% no mesmo período.
Os dados oficiais de emplacamentos foram divulgados esta semana pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
NOVIDADES DA GWM COM ÓTIMO PREÇO
A GWM lançou mais dois produtos com preços imbatíveis para levar vantagem em dois mercados muito disputados. Lançou a picape Poer com preço promocional, para reserva antecipada, de R$240.000 e o SUV Haval H9, também para reserva antecipada, por R$309.000.
Esses dois modelos não são elétrico e nem híbridos, são a combustão com motor turbo diesel, 2.4, de 184 cavalos. Vou dar mais detalhes destes lançamentos na próxima edição.
RANKING DA VENDA DAS PICAPES EM AGOSTO DE 2025
No mês de agosto as picapes mais vendidas foram: em 1º Fiat Strada com 11.833 unidades, 2º Volkswagen Saveiro 5.358, o que é menos da metade das vendas da Strada. Em 3º está a Toyota Hilux, 4º Fiat Toro e em 5º Ford Ranger que desbancou a Chevrolet S10 que agora ocupa a 6º posição. Temos a RAM Rampage em 7º, Chevrolet Montana em 8º, Mitsubishi Triton em 9º e Renault Oroch em 10º.
O PRIMEIRO MÊS DA GEELY
No seu primeiro mês de vendas no mercado brasileiro, a Geely comercializou 159 unidades do Geely EX5. Até o acumulado do ano, a marca emplacou 193 carros, de acordo com os dados do RENAVAM, divulgados pela Fenabrave. O SUV totalmente elétrico é o primeiro Geely lançado no Brasil. “O resultado de vendas do primeiro mês comprova que o Geely EX5 vai ao encontro das necessidades do consumidores brasileiros, que estão em busca de um veículo com alta tecnologia embarcada, bastante espaço interno e a um preço competitivo. É um carro que chegou com uma proposta de ser um SUV elétrico feito para os mais diferentes mercados globais, e a sua aceitação no Brasil comprova a sua adequação aos desejos dos consumidores brasileiros”, diz Maurício Silveira Júnior, Head de Vendas e Rede da Geely no Brasil.
Disponível em duas versões, Pro e Max, o Geely EX5 se destaca por ter sido criado sobre quatro pilares inteligentes: energia, segurança, espaço e interação. Equipado com motor elétrico de 218 cv de potência e 320 Nm de torque, o SUV vai de zero a 100 km/h em 6,9 segundos e tem alcance de até 413 km. A recarga em um posto com corrente contínua (DC) e 100 kW leva apenas 20 minutos para ir carregar de 30 a 80% da bateria.
O Geely EX5 tem preço promocional de lançamento a partir de R$205.800 para a versão PRO e R$225.800 para a versão MAX com seis anos de garantia do veículo (ou 150.000 km) e oito anos de cobertura da bateria (ou 150.000 km).
CITROËN VOLTA COM VERSÕES XTR
A Citroën incorpora em sua gama de produtos as novas versões Citroën Aircross XTR 7 e Citroën C3 XTR. A linha XTR, que estreou na Citroën nos anos 2000, retorna agora à marca com nova estilização.
As novas versões mantêm o DNA da marca: design marcante, espaço interno, conforto e acessibilidade.
O C3 XTR tem motor 1.0 e custa R$88.990 e o Aircross XTR 7 tem motor turbo de 130 cavalos e custa R$129.990.
BYD É A MARCA QUE MAIS CRESCE NO BRASIL
Os carros 100% elétricos e super-híbridos plug-in da BYD conquistaram para valer as ruas brasileiras e os resultados de vendas da greentech comprovam isso. Com 105.330 mil carros emplacados em um período de 13 meses (agosto/24 a agosto/25), a BYD é a marca que mais cresce no Brasil entre as líderes de mercado: um aumento de 74% na comparação com o período anterior.
Somente nesse último agosto, a companhia bateu seu recorde de emplacamentos do ano com 9.815 veículos.
Considerando apenas automóveis, a BYD emplacou 9.749 unidades, resultado que rendeu a sexta posição no ranking de vendas entre todas as marcas que vendem automóveis no Brasil.
FORD PERFORMANCE AGORA É FORD RACING
A Ford anunciou hoje a mudança do nome da sua divisão de carros de alta performance e competição, Ford Performance, para Ford Racing. Essa troca é uma forma de sinalizar as grandes ambições do programa de competição da marca, no momento em que ela se prepara para voltar à Fórmula 1 e disputar algumas das principais corridas do mundo, incluindo Dakar, Bathurst, Le Mans e Daytona.
Segundo Will Ford, diretor geral da Ford Racing, essa mudança não é um exercício de marketing. Ela é uma promessa e sinaliza uma nova missão, mais focada, para derrubar as paredes entre as equipes de desenvolvimento dos carros de corrida, de rua e fora de estrada da marca. “Sob uma única bandeira global da Ford Racing, os nossos engenheiros e designers desenvolverão os nossos carros de performance de rua ao lado dos nossos carros de corrida.
A tecnologia que sobrevive à Baja 1000 estará no DNA da próxima F-150 Raptor. As lições aerodinâmicas que aprendemos em Daytona e Le Mans serão esculpidas na carroceria do próximo Mustang. É uma linha direta da pista para a garagem dos clientes, e começa agora”, diz. A Ford Racing será liderada pelo diretor global Mark Rushbrook e também terá como missão trazer novos talentos para a equipe, junto com o aumento dos recursos e capacidades internas para expandir o negócio dentro e fora das pistas.
Além da gama de veículos de performance, seu trabalho envolve mais do que as máquinas, é sobre experiências. As escolas de corrida e experiências off-road não são projetos secundários, mas uma parte central da sua missão.
O primeiro veículo de produção nascido dentro desse novo conceito da Ford Racing vai estrear em janeiro.