Prêmio RodaRio 2025

A divulgação dos resultados será em dezembro, e o júri é formado exclusivamente por jornalistas e produtores de conteúdo automotivo que vivem e trabalham no Rio de Janeiro

A revista automotiva digital semanal RodaRio foi criada em setembro de 2020 e cobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo nos setores de automóveis, utilitários, motocicletas e veículos comerciais. Com foco no consumidor automotivo carioca e fluminense, é atualmente a única revista semanal do setor no Brasil. Em 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025, esteve entre os finalistas da eleição “+Admirados da Imprensa Automotiva Brasileira”, promovida pelo “Jornalistas & Cia”. No ano passado, para celebrar o relevante papel histórico da imprensa carioca na formação do jornalismo automotivo brasileiro, foi criado o Prêmio RodaRio. E os veículos premiados foram: “Melhor Hatch” – Volkswagen Polo –, “Melhor Sedã” – BYD King –, “Melhor SUV/Crossover” – Renault Kardian –, “Melhor Picape” – Ram Rampage –, e “Melhor Esportivo” – Ford Mustang GT. Um sexto troféu foi dado ao Nissan Kicks como o “Mais Vendido de 2024 no Estado do Rio de Janeiro”.  Em 2025, o Prêmio RodaRio terá sua segunda edição – e os resultados serão divulgados em dezembro.

 

Na edição 2025, o Prêmio RodaRio elegerá novamente os destaques em cinco categorias de automóveis – Hatch, Sedã, Picape, SUV/Crossover e Cupê/Esportivo – além de apontar o automóvel mais vendido do ano no Estado do Rio de Janeiro. A proposta do Prêmio RodaRio 2025 é mostrar os automóveis mais relevantes para a evolução de produtos e conceitos, em suas respectivas categorias, independentemente do preço ou do tipo de motorização adotada. A lista dos modelos aptos a serem votados em cada categoria trará os veículos testados pela revista entre dezembro de 2024 e novembro de 2025 – podem ser incluídos modelos lançados em anos anteriores.

 

Além dos oito jurados que participaram no ano passado – Fernando Miragaya (Automotive Business/Autorama), Henrique Koifman (TV Rebimboca /Acelera BandNews), Jason Vogel (Motor1/InsideEVs), João Mendes (Memória Motor/Espaço Motor), Lucas Cardoso (freelancer), Luciana Ávila (canal Luciana Ávila Carro e Tal), Luiz Humberto Monteiro Pereira (Agência AutoMotrix/RodaRio) e Yuri Ravitz (Volta Rápida) –, foram acrescentados dois novos nomes: o influenciador automotivo Felipe Fera (Star Motors Rio) e o jornalista João Buffon (Guia do Carro). A votação será realizada em uma assembleia, na qual os jurados terão oportunidade de argumentar e defender seus votos, para que a decisão final seja a mais consensual possível. Os resultados do Prêmio RodaRio 2025 serão publicados na revista na segunda semana de dezembro. Mais informações podem ser solicitadas no e-mail [email protected] ou no celular/whatsapp (21) 996452011.

O troféu do Prêmio RodaRio é uma criação conjunta do jornalista Luiz Humberto Monteiro Pereira (editor de RodaRio) e do designer Marcello Monteiro. Na concepção do troféu, os ex-colegas de universidade reeditaram uma antiga parceria. De 1986 a 1991, eles foram coautores da tira diária de histórias em quadrinhos “Fábrica Faglianostra”, publicada em mais de cem jornais em todos os Estados brasileiros – e que teve a premiada coletânea “Fábrica Faglianostra – Edição de Colecionador” lançada na CCXP de 2022. “Uma chave é algo que remete aos automóveis e que serve para dar acesso e para fazer funcionar, dois conceitos positivos. Imaginamos uma chave que trouxesse elementos visuais inconfundivelmente associados ao Rio de Janeiro”, explica o jornalista. “Além de incorporar à chave dois ícones estéticos cariocas, como o Pão de Açúcar e as ondas do calçadão de Copacabana, buscamos combinar dois conceitos antagônicos que são muito valorizados no próprio design automotivo: robustez e leveza”, complementa o designer. Com 32 centímetros de altura e pesando 995 gramas, os troféus são feitos em Zamac – uma liga metálica composta por zinco, alumínio, magnésio e cobre –, com base em Cumaru – um tipo de madeira de lei que cresce na América do Sul, especialmente no Brasil. Foram produzidos pela tradicional fundição carioca Nova Siciliano, especializada em peças metálicas de alta qualidade.

Related posts