Volvo testará 100 carros autônomos nas ruas suecas

Volvo 2

A Volvo Cars irá iniciar um projeto em larga escala de testes com 100 carros autônomos, que serão utilizados em vias públicas diariamente. O teste será realizado em Gotemburgo, na Suécia. O projeto inédito, batizado de “Drive Me” – carros autônomos para uma mobilidade sustentável – é uma iniciativa conjunta entre a Volvo Cars, órgãos públicos, o centro de pesquisa e desenvolvimento Lindholmen Science Park, e a cidade de Gotemburgo.

O projeto Drive Me, autorizado pelo governo sueco, foca nos benefícios sociais da direção autônoma e posiciona a Volvo Cars, e a Suécia, como líderes no desenvolvimento do futuro da mobilidade. “Cabe a Volvo Cars o desenvolvimento de veículos autônomos para atingir a meta de zero acidentes de trânsito proposta pelo governo sueco. Esse teste piloto público representa uma fase importante deste objetivo”, explica Håkan Samuelsson, presidente da Volvo Cars. “Isso nos dá uma visão dos desafios tecnológicos, da mesma forma que um valioso feedback dos reais consumidores da marca em vias públicas.”

O teste piloto vai envolver carros autônomos circulando por cerca de 50 km de vias selecionadas em Gotemburgo. Essas vias trazem típicos exemplos dos desafios encontrados na condução diária. “Nossa meta com esse carro é que ele possa experimentar o máximo de condições de trânsito de forma autônoma, incluindo congestionamentos, e que encontre formas seguras de retomar o controle caso o motorista não possa fazer isso por conta própria”, explica Erik Coelingh, especialista técnico da Volvo Cars.

Unindo forças

Tendo em mente que a urbanização crescente coloca ainda mais responsabilidade nos sistemas de transporte, em todas as cidades no mundo, o projeto Drive Me é desenvolvido com a necessidade de unir forças para criar uma sociedade e uma mobilidade sustentável.

“Esse projeto piloto nos dará uma importante impressão sobre os benefícios sociais de veículos autônomos no trânsito. Veículos inteligentes são parte da solução, mas uma abordagem mais ampla por parte da sociedade é necessária para oferecer uma solução sustentável de mobilidade individual no futuro. Nós acreditamos que esse desenvolvimento cruzado poderá nos dar um auxílio importante neste objetivo”, explica Erik Coelingh.

Time único

“A Suécia desenvolveu uma cooperação única entre as autoridades, a indústria e a comunidade acadêmica. Isso resultou em uma liderança global em segurança no trânsito. Veículos autônomos e uma infraestrutura inteligente irão nos colocar um passo à frente nesta questão. Isso também irá contribuir para aumentar o número de empregos e oportunidades na Suécia”, explica Catharina Elmsäter-Svärd, ministra de infraestrutura sueca.

Melhorando a vida nas cidades

O projeto Drive Me irá ajudar a definir como será o comportamento dos carros autônomos no planejamento das cidades do futuro. Tendo como base o melhor uso das estradas, é possível reduzir o investimento em infraestrutura. Os carros autônomos também poderão melhorar a qualidade de vida de outras formas, reduzindo as emissões de poluentes e aumentando a segurança no trânsito.

Benefícios individuais

A direção autônoma irá permitir benefícios significativos para os consumidores. Isso irá mudar fundamentalmente o modo de dirigir carros. O motorista do futuro poderá planejar seu dia a dia com o carro, misturando momentos de condução autônoma com a condução própria, fazendo sua jornada diária mais eficiente.

O uso da tecnologia irá permitir um gerenciamento mais eficiente do tempo atrás do volante. O motorista estará apto a interagir de forma segura com tablets e smartphones, ou poderá, tão somente, usar o tempo para descansar.

Preparados para a direção autônoma

Os veículos que farão parte deste projeto piloto serão definidos como “Carros Altamente Autônomos”, de acordo com a definição oficial do Instituto Federal de Pesquisas de Estradas, na Alemanha. Em termos práticos, isso significa que a responsabilidade é entregue ao veículo, que pode lidar com todas as funções de condução, a critério do motorista. O condutor deverá estar disponível para o controle ocasional, mas será avisado disto com um tempo de transição confortável.

Os 100 carros da Volvo que serão dirigidos pelos consumidores são os novos modelos desenvolvidos pela companhia usando a nova plataforma Scalabre Product Architecture (SPA). A plataforma é apta a receber as novas tecnologias e os sistemas de segurança destinados a tornar um carro altamente autônomo. O primeiro carro a adotar essa plataforma será o novo Volvo XC90, que será apresentado na Europa em 2014.

Estacionamento autônomo    

O projeto também inclui o sistema de estacionamento automático, sem a presença do condutor no carro. Isso permite que o motorista saia do carro na entrada do estacionamento, deixando para o veículo a tarefa de encontrar uma vaga por conta própria.

Fonte: Kreab Gavin Anderson

Volvo

Related posts