A marca Renault vendeu um total de 770.807 veículos no primeiro semestre de 2023 em todo o mundo, entre carros de passeio e comerciais leves (+11%).
Na Europa, as vendas no primeiro semestre de 2023 aumentaram 21%, atingindo 501.985 unidades (carros de passeio e comerciais leves). Assim como em 2022, a marca registrou progressos significativos nos segmentos com forte valor agregado – o mercado eletrificado** em plena expansão, o segmento C, o mercado de varejo e de comerciais leves.
CRESCIMENTO NO MERCADO ELETRIFICADO
O forte crescimento das vendas de veículos híbridos completos ou “full” (+40%), com 83.000 unidades, permite que a marca Renault avance rumo à eletrificação, com um aumento de 17% de suas vendas globais, atingindo 132.500 carros. O Austral, com 65% das vendas na versão HEV, e o Arkana, com 55% das vendas na versão HEV, contribuíram de maneira significativa para este sucesso.
O Megane E-Tech 100% elétrico, que terá seu primeiro ano completo no mercado em 2023, teve mais de 23.000 unidades vendidas no primeiro semestre, sendo o veículo elétrico mais vendido em seu segmento na França. O Megane representa aproximadamente 50% de nossas vendas de veículos elétricos, que chegaram a 48.000 unidades. A partir do segundo semestre de 2023, o Megane vai se internacionalizar, com seu lançamento comercial na Turquia e no Brasil.
CRESCIMENTO NOS SEGMENTOS DE ALTO VALOR AGREGADO
A gama de modelos do segmento C representa uma participação a cada dia maior nas vendas da marca Renault: com 136.195 veículos vendidos, o volume aumentou 42%.
O Renault Austral contribuiu de forma importante para este sucesso, com 39.495 vendas no primeiro semestre de 2023, e o Renault Arkana está avançando com 41.821 vendas no primeiro semestre de 2023.
Apesar da continuidade dos problemas de abastecimento de componentes, a Renault atingiu seu objetivo de vendas no varejo e manteve um nível otimizado, com mais de um a cada dois veículos vendidos a clientes particulares. O mix de distribuição atingiu 51% no 1º semestre de 2023, com um aumento de 8 pontos em comparação com a média do mercado (43%).
CRESCIMENTO NO MERCADO DE VEÍCULOS COMERCIAIS LEVES
A Renault continua a ter uma excelente performance no mercado de veículos comerciais leves, com um crescimento de dois dígitos nas vendas. As vendas mundiais atingiram 186.000 unidades (+21,5%) e, na Europa, as vendas aumentaram 25,4%, atingindo 144.250 unidades, em um mercado em alta de 11,7%.
Esta performance dinâmica foi alavancada pelo sucesso de nossos principais produtos, Kangoo (+11,7%), Express (+48,9%), Master (+13,8%) e Trafic (+36%), que são todos líderes em seus respectivos segmentos.
A marca também está acima da tendência na América Latina (+19%), com 27.833 unidades, em um mercado em alta de 11,9%, graças ao bom desempenho dos modelos Oroch (+36,8%), Kangoo (+21,9%) e Master (+15,9%).
Pioneira em veículos comerciais leves eletrificados há 12 anos com os modelos Kangoo e Master, a marca vai continuar avançando com o lançamento da Trafic Van E-Tech e apresentação de um novo furgão movido a duas fontes de energia, antes do fim deste ano.
“COMEÇAMOS ESTE ANO BEM E OS ESFORÇOS FEITOS PERMITIRAM QUE VOLTÁSSEMOS A OCUPAR O SEGUNDO LUGAR NA EUROPA. ISSO É RESULTADO DO SUCESSO DOS NOSSOS MODELOS AUSTRAL E MEGANE E- TECH 100% ELÉTRICO, BEM COMO DO COMPROMISSO DA NOSSA REDE DE CONCESSIONÁRIAS E DA EQUIPE RENAULT. VAMOS ACELERAR NO SEGUNDO SEMESTRE COM O NOVO ESPACE, O NOVO CLIO E O NOVO ARKANA” Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault
TOTAL DAS VENDAS CARROS DE PASSEIO (VP) + COMERCIAIS LEVES (VU)
*Escopo não inclui a Rússia
RANKING DOS 15 PRINCIPAIS MERCADOS
– ACUMULADO NO FECHAMENTO DE JUNHO DE 2023*
* Escopo = Renault + Renault Korea Motors e VP + VU |