Com sistema ECO, Cobalt 1.8 fica mais confortável, econômico e potente

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O Cobalt chega à linha 2017 mais econômico, potente e agradável de dirigir. Isto porque o sedã médio-compacto adota o sistema ECO da Chevrolet, que consiste numa série de evoluções mecânicas e tecnológicas que visam melhores índices de eficiência energética, conforto e emissões.

Uma das novidades é o motor 1.8 de nova geração, que entrega mais potência e força numa rotação muito mais baixa. Isto significa que acelerações e retomadas estão mais vigorosas. A nova transmissão manual de seis marchas também traz benefícios, como a redução do nível de ruído em altas velocidades.

Para quem busca mais praticidade, há ainda opção de transmissão automática, que ganhou funcionamento mais suave e linear nas trocas de marcha.

O Cobalt perdeu peso e ainda recebeu melhorias para ficar até 21% mais econômico. Com isso, passa a ser o modelo 1.8 Flex mais eficiente do mercado nacional, de acordo com dados do Inmetro. O Chevrolet supera inclusive rivais equipados com motores de menor capacidade volumétrica e torque.

Outro salto dado pelo Cobalt está na dirigibilidade. Mudanças na suspensão e a adoção da direção com assistência elétrica progressiva o tornam ainda mais prazeroso de guiar.

O motorista sente que as respostas ao volante estão mais diretas no trânsito e mais leves em manobras de estacionamento, enquanto o novo conjunto de molas e amortecedores mostra equilíbrio entre conforto e estabilidade.

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Para aquele consumidor que aprecia conectividade, há inovações interessantes. O Cobalt passa a incorporar novas funções para o sistema OnStar, como navegação por setas projetada na tela do multimídia MyLink e aplicativo para smartphone com dispositivo de diagnóstico – informa a pressão de cada um dos pneus e a quilometragem total percorrida pelo automóvel.

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A partir da linha 2017, o Cobalt oferece como item de série o OnStar também nas configurações equipadas com transmissão manual.

O modelo, aliás, mantém seu principal atributo, o amplo espaço interno e o porta-malas de 563 litros – o maior entre os sedãs nacionais. O Chevrolet se destaca ainda pela grande oferta de equipamentos e pelo acabamento premium dos bancos e volante, isso nas versões de luxo LTZ e Elite.

O painel com velocímetro digital incorpora bússola e alerta de baixa pressão dos pneus, enquanto o multimídia MyLink conta com Android Auto e Apple CarPlay para integração com smartphones.

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Câmera de ré com guias auxiliares, sensor de estacionamento com gráficos, sensor de chuva, sistema de acendimento automático dos faróis, volante com controle das funções do rádio e telefone e acionamento das travas e vidros por controle remoto são alguns dos itens disponíveis para o carro.

O sedã da Chevrolet ganha ainda duas novas opções de cores para a carroceria: o Azul Blue Eyes e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas. Elas se juntam ao Cinza Grafite, ao Bege Peper Dust, ao Branco Summit, ao Prata Switchblade e ao Marrom Mogno Brown. A garantia do veículo é de três anos.

Motor de nova geração, mais potente e econômico

O Cobalt sempre se sobressaiu perante a concorrência pelo motor 1.8 de torque elevado, característica relevante para quem busca um sedã médio-compacto que mantenha o vigor mesmo carregado.

Esse quesito está ainda mais evidente na linha 2017 com a adoção do motor da geração SPE/4 ECO em substituição ao EconoFlex. O novo desenvolve até 111 cavalos de potência e 17,7 mkgf de força com etanol.

O pico de torque agora é atingido a apenas 2.600 rpm, ante 3.200 rpm do modelo anterior.

“Como toda essa força passa a estar disponível em uma rotação bem mais baixa, o motorista sente o carro responder prontamente ao comando do acelerador tanto em arrancadas como em manobras de ultrapassagens, o que reflete também em mais segurança”, explica Fabiola Rogano, vice-presidente de Engenharia da General Motors.

Além de mais ágil, o Cobalt está até 21% mais econômico nesta configuração. Com um litro gasolina, o carro percorre até 15,1 quilômetros na estrada e 12,1 quilômetros na cidade, conforme padrão do Inmetro. Com etanol, são 10,4 quilômetros e 8,3 quilômetros, respectivamente.

A transmissão também é de nova geração. A manual passa a ser de seis velocidades. A marcha extra ajuda a poupar combustível e aumenta o silêncio a bordo em ritmo de cruzeiro. A 120 km/h, por exemplo, a rotação cai de 3.300 rpm para 2.650 rpm.
Para auxiliar o motorista a dirigir de forma mais econômica, o carro incorpora um alerta de mudança de marcha no quadro de instrumento. Um ícone indica o momento ideal para trocas.

A transmissão automática continua sendo de seis marchas, porém ganhou comportamento mais suave e inteligente em diversas situações de tráfego, isso mesmo no modo Active Select, que permite fazer as trocas manualmente.

Assim como a família Onix, Prisma e Spin, o Cobalt também adota na linha 2017 o sistema ECO, que consiste em um conjunto de tecnologias com foco em conforto, performance, emissões e eficiência energética.

Além de motor e transmissão, há evoluções nos sistemas de suspensão e freio, na aerodinâmica e no uso de materiais mais nobres para redução de peso.

O conjunto de pistões, bielas e anéis, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve, enquanto os anéis de pistão e o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreram alterações. A taxa de compressão foi ajustada com foco no melhor desempenho.

O módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente. Novos sistemas de arrefecimento de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote.

O novo sistema de gerenciamento de energia elétrica do veículo conta com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador de alto rendimento.

O novo módulo de arrefecimento traz central de controle multivelocidades, ventilador sem escovas -com menor atrito-, trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante. Tudo isso faz dele um sistema mais silencioso, leve e eficaz.

O time de engenheiros da GM se dedicou para reduzir o peso e elevar a rigidez estrutural do Cobalt. Mais de 100 componentes foram aperfeiçoados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços. O carro ficou até 36 kg mais leve, um ganho significativo para um modelo que adicionou tantos conteúdos.

Freios mais eficientes energeticamente, novos rolamentos e pneus verdes também contribuíram para a redução significativa do consumo de combustível e melhora da performance.

O modelo chega a 170 km/h de máxima e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5s, números interessantes para o porte e categoria do veículo.

Dirigibilidade refinada com adoção da direção com assistência elétrica

Evoluções mecânicas também trazem melhoras na dirigibilidade do Cobalt, como a direção com assistência elétrica progressiva.

De respostas mais precisas e diretas, o sistema elétrico é mais eficiente por não “roubar” potência do motor e por filtrar melhor as vibrações em pisos irregulares. Transmite ainda maior sensação de integração entre o motorista e o veículo.

Mais uma vantagem trazida por este sistema de direção é que o volante do sedã fica extremamente leve em manobras de estacionamento, mesmo quando carregado.

Outra novidade está na recalibração das molas, amortecedores e batente da suspensão. O conjunto recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixo. Com esse ajuste, o motorista irá sentir uma expressiva melhora no comportamento dinâmico em altas velocidades.

OnStar com pacote Exclusive de série em todas as versões

O sistema OnStar do Cobalt ganha novas funcionalidades e passa a estar também nas configurações equipadas com câmbio manual – antes era exclusividade dos modelos com transmissão automática.

Um novo serviço OnStar é o de diagnóstico. Por meio de um aplicativo para smartphone, o usuário pode conferir parâmetros do veículo, como a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus.

A ferramenta é bastante útil, já que a correta pressão dos pneus otimiza a dirigibilidade, o conforto, a segurança, o consumo de combustível e a vida útil da banda de rodagem.

O OnStar permite a partir de então que o usuário do Cobalt também receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como em versões do Novo Cruze.

“A navegação é um recurso bastante valorizado pelo perfil de consumidor deste segmento. Por isso decidimos disponibilizá-lo para todas as versões com motor 1.8 do carro”, atenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

Sistema de telemática avançado, o OnStar oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Pressionando um botão no retrovisor interno, o usuário é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica.
A tecnologia é capaz de detectar que o automóvel se envolveu em um acidente mais grave. Isso porque há sensores espalhados pela carroceria que identificam situações de anormalidade e podem alertar o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados fazem então a análise da ocorrência e, caso não consigam contato com algum dos ocupantes, solicitam automaticamente que uma equipe de resgate vá até o local.

Outras vantagens que o OnStar traz para o consumidor é a possibilidade de auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo. O automóvel pode ser monitorado, e o motor, bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia -seguradoras costumam oferecer bons descontos para donos de carros equipados com esse tipo de tecnologia.

Para o médio-compacto, a Chevrolet oferece o OnStar em cortesia por um ano com o pacote Exclusive, o mais completo.

Multimídia com Android Auto e Apple CarPlay

Mais um diferencial competitivo importante do Cobalt é o multimídia MyLink de nova geração, que se destaca pelo fácil manuseio e pelas novas funcionalidades, como o Android Auto e o Apple CarPlay.

Para o motorista, isto significa maior integração entre as funções do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação de funções e aplicativos do telefone celular diretamente na tela da central multimídia.

Essa integração ocorre de forma mais simples e segura pois diversos recursos também podem ser acionados por comando de voz, o que ajuda o condutor a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante.

Com a nova tecnologia é possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários com as condições atualizadas de trânsito, fazer buscas de pontos de interesse, através do Google Maps, e até mesmo acessar aplicativos bastante populares, entre eles o WhatsApp, de troca de mensagens, e o Spotify, de músicas online.
A Chevrolet lembra que a disponibilidade de algumas funcionalidades está atrelada ao sistema operacional do smartphone do usuário.

Outra característica da segunda geração do Mylink do Cobalt é a tela de sete polegadas de alta resolução com tecnologia multitouch. Similar à de smartphones, ela permite reorganizar os ícones do menu inicial e acionar os comandos diretamente na tela, por exemplo.

Por conseguir identificar telefones com o sistema operacional iOS e Android, o multimídia integra menus com as interfaces próprias de cada um deles para a rápida familiarização do usuário e também funciona por comandos de voz.

Já as teclas de avançar e retroceder do multimídia estão no painel externo do aparelho e o botão do volume é giratório, facilitando a operação. Várias funções do sistema de áudio e telefonia ainda podem ser comandadas por teclas no volante multifuncional.

Além disso a porta USB permite agora conectar por meio de um hub externo dois dispositivos USB e um iPod, por exemplo, enquanto até 20 celulares podem ser emparelhados com o sistema Bluetooth, sendo que somente um celular pode ser conectado de cada vez.

O aparelho informa data, hora e temperatura externa e permite ainda configurar vários parâmetros, como se o travamento das portas será automático ou qual período os faróis deverão permanecer acesos após o acionamento do alarme.

O MyLink já está presente em mais da metade das unidades vendidas pela Chevrolet no Brasil, o que demonstra o seu valor para os clientes da marca.

Um sedã ainda mais equipado

O Cobalt 2017 chega ainda mais completo, sofisticado e elegante. Vem de série com os itens de conforto e segurança mais valorizados pelo consumidor da categoria, como ar-condicionado; direção elétrica; conjunto elétrico das travas, portas e vidros; chave tipo canivete com controle remoto de abertura inclusive da tampa do porta-malas; bancos e volante com regulagem de altura; freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.

O sedã médio-compacto da Chevrolet é ofertado com motor 1.8 ECO em duas versões de acabamento: LTZ e Elite, ambas de luxo.

Em comum, oferecem painel com velocímetro digital, faróis de neblina com moldura cromada, sensor de estacionamento, computador de bordo, volante multifuncional, bancos com revestimento premium, encosto de braço em material “soft touch”, controle de cruzeiro, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, sistema OnStar e rodas de alumínio aro 16.

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Bússola, navegação, indicador de mudança de marchas, sistema de monitoramento da pressão dos pneus são novidades.

Quanto ao acabamento, esta versão combina internamente tons de preto com variadas nuances de marrom que, somados aos detalhes de acabamento cromado e preto brilhante, expressam requinte.

Já a versão topo de linha Elite foi pensada para o consumidor que busca um carro espaçoso para a família, mas com a mesma sofisticação encontrada em modelos de categorias superiores.

A lista ainda inclui bancos com revestimento premium exclusivo, volante e encosto de braços com costura pespontada, frisos cromados nas saias laterais, sensores de chuva e crepuscular, além de rodas de alumínio especialmente desenvolvidas para o modelo.

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