Peugeot lança o novo RCZ no país por R$ 132.990

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 Com sua gama de produtos alinhada ao portfólio comercializado no mercado europeu, a Peugeot traz para o país o novo RCZ, emblemático cupê esportivo da Marca que nasceu como um “carro dos sonhos” e vendeu mais de 50 mil unidades em cerca de 80 países.

Dotado de linhas exclusivas, o modelo assume a nova identidade da linha Peugeot, com estilo elegante e esportivo. Em versão única de acabamento, o novo veículo já se encontra na rede de concessionários da Marca por R$ 132.990.

O RCZ evoca por completo o conceito Motion & Emotion, assinatura mundial da Peugeot. A grande diferença visual do modelo está na parte dianteira. Totalmente redesenhada, é marcada por seis LEDs sutilmente esculpidos em forma de “garras” e faróis de xênon direcionais com máscara negra, que conferem um aspecto ainda mais moderno e tecnológico. O capô realça a forma compacta do veículo e acolhe, a exemplo dos últimos lançamentos, o novo emblema Peugeot com duplo acabamento brilhante e acetinado, aplicado diretamente na carroceria.

Suas linhas insinuantes e marcadas por requinte e dinamismo são acentuadas pelos charmosos arcos em alumínio que modelam as laterais e pela dupla ondulação no teto e nos vidros, características que representam a singularidade do veículo.

Exclusividade por dentro e por fora

O interior do novo RCZ revela um ambiente que combina esportividade e elegância, em total harmonia com o estilo exterior. O painel, por exemplo, possui revestimento em couro com costura aparente, que se integra perfeitamente às formas elegantes de cada detalhe.

O habitáculo do cupê também evoluiu em relação à geração anterior, ampliando a percepção de qualidade. O modelo agora conta, de série, com o novo kit multimídia WIP NAV, com GPS integrado ao painel de tela multifunções de 7 polegadas rebatível eletricamente, em cores e de alta resolução. Conta também com WIP Sound (rádio CD player com leitor de MP3), WIP Plug (conexão USB / iPod + entrada auxiliar), WIP Bluetooth (kit mãos livres),  comando de rádio na coluna de direção e sistema de som de alta fidelidade Hi-Fi JBLTM, com amplificador de 240 W e seis alto-falantes.

A grelha da alavanca de câmbio recebe tratamento em preto laqueado, enquanto os painéis das portas são ornados com detalhes em couro, combinando com os bancos esportivos no mesmo material. Completando o ambiente sofisticado, detalhes em alumínio são aplicados entre o painel de instrumentos e o console central.

O condutor encontra facilmente a melhor posição de dirigir, por meio dos ajustes elétricos do banco (com memória de posição), para desfrutar o comportamento do veículo: assentos envolventes, genuinamente esportivos, com revestimento em couro e encostos de cabeça integrados fazem o condutor se sentir dentro de um cockpit – e o acompanhante tem a mesma sensação. Todos os comandos estão ao alcance das mãos, como o regulador e o limitador de velocidade. Por se tratar de um cupê esportivo, o banco traseiro possui os dois lugares demarcados e a dupla curvatura do teto garante mais espaço aos ocupantes.

A praticidade também é um destaque no RCZ: o volume do porta-malas, que está entre os mais generosos da categoria, dispõe de 321 litros e pode ser ampliado para até 639 litros com o rebatimento do encosto dos bancos traseiros. O modelo conta, ainda, com espaços de arrumação sob o assoalho, que garantem um espaço adicional de 30 litros.

Sensações de condução ainda mais precisas

Expressando todo o know-how da Peugeot em termos de comportamento na estrada, o novo RCZ eleva ao mais alto nível as noções de precisão e sensações de condução, a fim de aguçar todos os sentidos do condutor. Ele conta com os sempre eficientes sistemas de suspensão da plataforma 2 do Grupo PSA Peugeot Citroën (pseudo McPherson na frente e travessa deformável atrás) e dispõe de direção com assistência eletro-hidráulica variável, que garante um perfeito equilíbrio em todas as circunstâncias e proporciona um comportamento dinâmico exemplar.

As proporções do RCZ (1,36m de altura), as linhas esculpidas da carroceria e a dupla ondulação do teto favorecem a circulação do ar em benefício de uma boa aerodinâmica. Para potencializar a eficiência do conjunto, o veículo possui um centro de gravidade particularmente baixo, bitolas alargadas e pneus generosos, de 18 polegadas (235/45 R18).

O aerofólio móvel traseiro contribui para aumentar essa eficiência, podendo adotar duas posições em função da velocidade do carro, de modo a assegurar excelente estabilidade. A primeira posição (19º) é aberta quando o veículo ultrapassa os 85 km/h (e retorna para a posição inicial quando a velocidade fica inferior a 55 km/h), enquanto a segunda posição (34º) é acionada a partir de uma velocidade superior a 155 km/h (voltando à posição com velocidade abaixo de 142 km/h). Vale destacar que é possível ativar a posição “2” por meio de um botão localizado no console central, se o condutor assim desejar.

Segurança e tecnologia à altura de um posicionamento premium

De acordo com seu posicionamento fora de série e grande dinamismo, o RCZ dispõe de equipamentos sofisticados, que auxiliam a condução e asseguram conforto e segurança ao motorista e aos passageiros.

Fazem parte da lista de itens de série equipamentos como controle de tração inteligente (ASR) integrada ao controle de estabilidade (ESP), freios com sistema ABS de última geração com auxílio para frenagem de urgência (AFU) e repartidor eletrônico de frenagem (REF), quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Hill Assist (ajuda para partida em aclives), faróis de duplo xênon direcionais, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital Bi-Zone e para-brisas acústico, entre outros.

O RCZ se beneficia do mais alto nível de segurança passiva com uma estrutura otimizada que compreende, por exemplo, três pontos de reforço dianteiros para absorção de energia em caso de impactos. Em relação aos choques laterais, os reforços das portas, do piso e da base de esforços da parte traseira foram concebidos para proteção dos passageiros. Na parte traseira, especificamente, uma viga situada na altura do porta-malas absorve os impactos e facilita a reparação.

Além disso, o modelo possui sistemas de retenção eficazes e um capô ativo com acionamento pirotécnico, especialmente desenvolvido para reduzir os danos de um eventual atropelamento, sem interferir na estrutura do veículo em termos de desenho e arquitetura (base e capô baixos). Assim, quando os sensores situados na parte dianteira do veículo detectam uma colisão, um sistema pirotécnico localizado no capô é ativado e o eleva até 65 mm em apenas 0,1 segundo.

Alta potência com o propulsor 1.6l THP de 165 CV

A originalidade e modernidade do RCZ são reforçadas pela motorização THP (Turbo High Pressure) de 165 CV de potência máxima, aliada a uma caixa de câmbio automática sequencial de seis velocidades. Esse propulsor, conhecido e aclamado pelo consumidor brasileiro, combina baixa cilindrada com alta potência e, em função de seu torque elevado em baixa rotação, garante consumo reduzido e alta performance.

Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o motor de alumínio de 1.598 cm3 de cilindrada, desenvolvido com a BMW, tem cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável, balancins roletados e desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 mkgf disponível a 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.

A ótima performance desse motor deve-se ao desenvolvimento de diversos componentes com o propósito de redução de atrito, gerando, assim, economia de combustível e baixíssima emissão de poluentes na atmosfera. Exemplo: o alternador, a bomba de óleo, a turbina do motor, a válvula termostática, a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão são pilotados, ou seja, comandados segundo uma estratégia definida eletronicamente pelo módulo da injeção eletrônica.

Isso permite um controle muito mais preciso de seu funcionamento, sem desperdícios de energia comuns nos motores convencionais. As folgas internas neste tipo de motor também são muito pequenas comparadas com os motores convencionais. Elas só são conseguidas porque em sua fabricação são utilizados maquinários modernos e de excelente padrão de usinagem, que gera uma durabilidade maior ao longo do tempo.

Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução proporcionado pelo modelo.

Outro fator importante na caixa automática é que o conversor de torque utilizado também é pilotado. Neste tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o efeito de “freio motor”. Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo “freia” pelo motor. Por consequência, há maior economia dos freios e de combustível, visto que a injeção, nestas condições, não libera uma gota sequer de gasolina para ser queimada.

O novo RCZ está disponível em duas opções de cores metálicas (Preto Perla Nera e Vermelho Erythrée) e uma cor perolizada (Branco Nacré). O modelo conta com garantia total de três anos sem limite de quilometragem e revisão com preços fixos.

O “carro dos sonhos” que virou realidade

O Peugeot RCZ foi revelado no Salão de Frankfurt de 2007, ainda como concept car, e transformado em um legítimo cupê esportivo (2+2 lugares) dois anos e meio depois. Dono de um temperamento forte, particularmente marcado por seu estilo inovador e comportamento dinâmico inspirador, o modelo expressa originalidade em cada detalhe. Seu caráter singular está presente até mesmo no nome, já que o RCZ foi o primeiro veículo de passeio da Marca a não utilizar numeração em sua nomenclatura. Com o novo RCZ a Marca comprova: o que já era bom pode fica ainda melhor.

Fonte: Diretoria de Relações Externas e Peugeot Sport

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