Citroën C4 Lounge: conforto sem limites!

C4 Lounge 2

Está nascendo um novo sedã. Moderno, instigante e sedutor, o novo C4 Lounge, projeto global da Citroën, traz todos os atributos do conceito “Créative Technologie”. Equilibrado e inovador, o C4 Lounge representa a visão da marca de um sedã moderno e dinâmico, por meio de conceitos marcantes em termos de estilo, prazer ao dirigir e requinte.

Um produto desenvolvido e produzido na América Latina para se estabelecer como uma nova referência de qualidade em um segmento que tem claros os valores que privilegia: prestígio, habitabilidade, conforto, confiabilidade, design e racionalidade.

O conceito Lounge

Lounge significa “sala de estar, ambiente agradável, aconchegante e refinado”. E é exatamente isso o que oferece o novo sedã. Com medidas generosas (4,62 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura), o modelo apresenta visual insinuante e sedutor, além de muito conforto interno.

O C4 Lounge atende plenamente aos anseios de um consumidor cada vez mais exigente, traduzindo todos os valores da Citroën. Valores que lhe conferem seu estilo imponente e moderno, seu bem-estar a bordo e uma qualidade percebida de segmentos superiores, além de inúmeras tecnologias embarcadas. Garantia de conforto, segurança e desempenho.

“O C4 Lounge sintetiza todo o nosso know-how no desenvolvimento e na oferta de produtos inovadores e exclusivos. Um veículo que é prova de nossa Créative Technologie, e que demonstra onde a marca Citroën pode chegar”, afirma Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil.

Uma viagem em primeira classe

O Citroën C4 Lounge foi concebido para que os ocupantes desfrutem com prazer o tempo passado dentro do veículo. Desde o início do desenvolvimento do projeto, conhecido como “B73”, a Engenharia teve como meta atingir o mesmo patamar do top C5 e do coupé DS4 em termos de comportamento dinâmico e qualidade de acabamento. E o objetivo foi plenamente atingido.

O novo sedã da Citroën oferece sensação de bem-estar sem precedentes no segmento, com acomodação generosa nos lugares dianteiros e traseiros. Além da distância entre-eixos mais longa do segmento (2,71 m), todos os assentos são envolventes e os encostos traseiros têm reclinação de 29 graus. Os ocupantes contam com vários porta-objetos, aumentando a comodidade. O resultado de tudo isso é o maior espaço interno da categoria. O porta-malas também é amplo e versátil, com capacidade para 450 litros.

Estilo sedutor. O equilíbrio como fonte de inspiração.

Sofisticado por dentro, elegante por fora. Graças a elementos visuais, o sedã apresenta design marcante, na linhagem dos códigos da marca: formas esculpidas, ampla grade, vidro traseiro côncavo – inspirado nos modelos C5 e C6 –, além de faróis e lanternas com estilo marcante.

O modelo chega com luzes diurnas e feixes de led, elementos que traduzem a modernidade do projeto e reafirmam a posição de vanguarda tecnológica da marca. Estas guias criam uma identidade visual única dentro do segmento, tanto de dia quanto de noite.

A nova grade, com o Chevron em destaque, se estende até os faróis, transmitindo a impressão de que o carro é mais largo. Em relação ao projeto mundial, o para-choque recebeu entradas de ar maiores, por conta do clima mais quente no Brasil, e um ângulo de ataque adequado às condições de rodagem brasileiras. Os apliques em acabamento cromado confirmam sua vocação de sofisticação e elegância.

A lateral é fluida e se caracteriza pela ausência de frisos, deixando o visual mais limpo. Porém, a ousadia da marca se expressa pela presença de vincos acentuados e superfícies esculpidas. De lado, ressaltam-se ainda as rodas de liga leve de 17 polegadas, com faces espelhadas e braços direcionais que remetem à esportividade e ao movimento. A carroceria exibe uma sutil musculatura, trazendo para o segmento soluções estilísticas exploradas em modelos de categoria superior. O objetivo visual foi alcançar um aspecto que combinasse elementos familiares e esportivos no mesmo veículo. A coluna C é alongada e, graças à curvatura do vidro traseiro, a tampa traseira pode abrir mais, melhorando o acesso ao porta-malas.

Visto de traseira, o sedã exibe forte caráter, com balanço traseiro integrado e compacto, inspirado nos míticos SM, CX e XM, verdadeira tradição da marca, assegurando um visual dinâmico e proporcional ao modelo. “O equilíbrio de volumes e formas foi nosso ponto de partida. Buscamos, desde o início, desenvolver um design com personalidade própria, mas que se caracterizasse pela harmonia de suas linhas,” explica Thierry Hospitel, diretor de Estilo da América Latina.

O para-choque, com um volumoso difusor preto e a saída dupla de escape, reforça a tendência esportiva, enquanto as lanternas afiladas, unidas por uma moldura cromada, transmitem solidez.

Os detalhes cromados esculpidos em formas depuradas e as rodas de liga leve engrandecem sua silhueta top de linha. Todos esses itens valorizam e afirmam a personalidade do mais novo Citroën: elegante e apurado, digno dos sedãs do segmento superior e com um interior do mais alto nível.

O estilo do C4 Lounge foi desenvolvido conjuntamente por equipes de design da França, China e América Latina. Um sedã de concepção europeia moderna, com desenvolvimento específico ao gosto de cada região de produção e comercialização. O desenvolvimento começou há dois anos e meio, e contou com a participação direta de cerca de 15 profissionais da área de Design do PSA Latin America Tech Center.

Posto de condução valorizado

As qualidades se manifestam antes de o motorista assumir o volante. O modelo oferece Start/Stop, de partida sem chave. Além disso, o sistema Keyless detecta a aproximação do condutor e destrava a porta. Para ligar o motor, basta apertar o botão, localizado no painel, à esquerda do volante.

A posição de dirigir é privilegiada, e o motorista tem acesso aos principais comandos sem tirar as mãos do volante. Ergonômico, o C4 Lounge propicia conforto de condução, inspirando confiança ao motorista e tranquilidade aos passageiros. A alavanca de câmbio está posicionada de modo a funcionar como uma extensão do braço do condutor. O quadro de instrumentos mescla informações analógicas e digitais. É completo e, dependendo da versão, permite cinco personalizações, que variam do branco ao azul.

A escolha dos materiais internos também seguiu critérios rigorosos, para atender às mais altas expectativas da Qualidade Percebida: as superfícies devem agradar aos olhos e ao toque.

“O C4 Lounge materializa nossa ambição em oferecer produtos de qualidade superior. Tenho certeza que vai surpreender nossos clientes mais exigentes”, explica Laurent Barria, diretor de Marketing da Citroën do Brasil.

O painel traz revestimento em Slush (material com toque mais macio, o mesmo do C5, que permite modelagem e textura) e textura Gigaé (grão que alterna zonas foscas e brilhantes) para garantir a melhor qualidade percebida pelo cliente.

As portas ganharam painéis com toque soft, proporcionando maior conforto. Já os bancos, além do design arrojado e do ótimo acabamento, têm densidade variável, dependendo da área, para assegurar conforto e segurança. Os bancos de tecido, revestidos de Crepe Meridien e nas partes centrais com tear de efeito de relevo Gung, proporcionam conforto e agradam ao olhar, graças ao pesponto duplo prata.

Nas versões superiores, a confecção de couro Zina na cor Tramontane é inédita. Esse nível oferece sofisticação com grande atenção aos detalhes, como nas zonas em que recebe couro metalizado ou perfurado (perfuração quadrada). O banco também apresenta pesponto duplo e prateado.

No C4 Lounge, há um balanceamento perfeito entre materiais quentes e nobres (de conotação sofisticada) e elementos concretos e frios, que acrescentam tom levemente esportivo. A seleção de cores e materiais seguiu o padrão do C4 hatch europeu.

Silêncio a bordo demonstra foco na qualidade

O silêncio também foi um tema levado muito a sério pela Citroën. A equipe de Engenharia realizou exaustivos testes que buscaram isolar todas as fontes possíveis de ruídos (vento, ar-condicionado, motor, transmissão, suspensão, pneus etc.). O resultado de tudo isso é um carro muito silencioso, criando um clima de calma e serenidade.

Uma das peculiaridades do C4 Lounge nesse campo é o para-brisa acústico. A peça é formada por um “sanduíche” de vidro e uma película plástica no centro, que tem a função de filtrar os ruídos. As portas também ganharam soluções inovadoras de vedação, que contribuíram para criar uma barreira contra o som exterior, mesmo em altas velocidades.

Quatro milhões de quilômetros

Para garantir total confiabilidade, mais de 4 milhões de quilômetros de testes foram percorridos em pontos distantes do globo como China, Rússia (países onde o modelo também está sendo produzido) e América do Sul.

No continente sul-americano, durante a fase de desenvolvimento foram rodados cerca de 1 milhão de quilômetros. Nesse total, estão incluídos desde os testes em condições extremas, para verificação de conformidade de todos os conjuntos, até a fase de Parc Captif, prática que consiste em submeter os veículos à avaliação de colaboradores da empresa, que também são convocados a dar seu parecer.

A finalidade dos testes no continente sul-americano foi desenvolver elementos como suspensão, motor, câmbio, direção e climatização para as condições locais, além de modificações de estilo e até conforto de assentos, de acordo com as preferências regionais. Outro objetivo foi criar uma rede de fornecedores locais.

No total, incluindo todas essas fases, foram utilizadas cerca de 150 unidades do C4 Lounge. A equipe envolvida no projeto contou com aproximadamente 260 pessoas, entre brasileiros, franceses e argentinos. O time de engenharia foi formado ainda com profissionais da China e Rússia.

Completa paleta de cores

O Citroën C4 Lounge será oferecido em sete opções de cores externas: Gris Aluminium, Noir Perla Nera, Blanc Banquise, Gris Moondust, Blanc Nacré, Rouge Rubi e Bleu Bourrasque. O Centro de Produção de Palomar foi adaptado para poder utilizar a tecnologia de pintura em três camadas para a cor Blanc Nacré.

Conjunto mecânico superior

O C4 Lounge chega ao mercado com a ambição de se tornar uma nova referência de dirigibilidade e prazer ao dirigir em seu segmento. Sua oferta de motores e câmbios, a definição de seu conjunto de suspensões (a parte traseira com soluções nunca aplicadas em qualquer outro modelo do Grupo PSA Peugeot Citroën) e o trabalho do sistema de direção – aqui se tomou como referência imediata o handling do CITROËN DS4 -, permitem alcançar um ponto de supremacia frente a rivais diretos.

“Todo o projeto foi orientado para o aumento do prazer ao dirigir, da segurança e do conforto, muito atento e fiel aos padrões que definem a ‘tipagem’ dos CITROËN mais exclusivos”, explica Frederico Frittoli, responsável pelo Produto/Projeto B73 América Latina. Um caminho baseado na tradição, ousadia e qualidade construtiva.

Sensibilidade na estrada digna da Citroën

Tradição nos veículos da Citroën, as suspensões foram calibradas para garantir conforto aos ocupantes, mas sem abrir mão da estabilidade. O modelo recebeu leis de amortecimento específicas e novos elementos elásticos no conjunto de suspensão traseiro.

A suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação.

Todo o conjunto de suspensões foi desenvolvido para proporcionar grande estabilidade e filtragem de ruídos, mas sem deixar de lado o conforto, elemento fundamental da marca.

No C4 Lounge, não se notam as imperfeições da estrada. E, além do conforto, o sedã transmite segurança ao volante.

“Desenvolvemos um acerto de suspensão voltado para o conforto, mas que, quando submetido a uma condução mais veloz, reage de forma equilibrada e com reações totalmente previsíveis, anunciadas”, explica Richard Balse, responsável pela Síntese Cliente da marca.

A direção eletro-hidráulica é precisa, e as oscilações transversais foram totalmente controladas. O resultado é um veículo que inspira confiança imediata no condutor e nos passageiros.

Outra vantagem é a facilidade para a realização de manobras de estacionamento, graças ao diâmetro de giro de apenas 11,1 metros. Isso, aliado ao sistema de assistência, bem leve em baixas velocidades, facilita o uso urbano. Em altas velocidades a direção é firme e direta.

Os pneus Michelin Primacy também proporcionam alta reatividade e precisão de condução, com grande potencial de aderência, excelente comportamento em piso molhado, menor distância de frenagem e excelente  desempenho em curvas. As dimensões 225 45/R17 (versões Tendance e Exclusive) foram escolhidas para aliar um comportamento dinâmico superior a um design mais esportivo.

“Verdes” e ecológicos, estes pneus gastam menos petrol (adição de silício) em sua fabricação, também gerando uma economia no consumo de combustível de até 2% (por terem uma inércia de rodagem menor).

Por não fazer nenhuma concessão à segurança de seus passageiros, o Citroën C4 Lounge propõe um sistema de frenagem particularmente seguro. O ABS, o Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e a Ajuda à Frenagem de Urgência (AFU) constituem, de série, um leque de equipamentos de ajuda à frenagem ultra-completo. Equipamentos que ajudarão o motorista nas mais delicadas situações. Controles de estabilidade, como o ESP e o ASR (antipatinagem), asseguram máximo desempenho. A segurança passiva é também de melhor nível com seis air bags, cintos de três pontos de ancoragem ou, ainda, fivelas Isofix nos assentos laterais traseiros.

O puro prazer de dirigir: motores modernos, potentes e econômicos

Confortável e fácil de conduzir, com uma direção precisa, oscilações transversais totalmente controladas e reações eficientes (frenagem de emergência), o Citroën C4 Lounge inspira uma confiança imediata no condutor e nos passageiros.

Estável e fácil de dirigir em qualquer situação, o Citroën C4 Lounge foi concebido para oferecer máximo conforto e bem-estar tanto em uso urbano quanto em viagens. Submetido a uma condução esportiva, oferece reações previsíveis, mas nem por isso menos emocionantes.

Grande parte deste comportamento é consequência de sua oferta de motores, adequados ao perfil de cada tipo de necessidade. São eles:

Motor 2.0i 16V Flex

O motor 2.0i 16V Flex é um motor robusto, confiável, tecnologicamente avançado e 100% adaptado às condições locais. Possui os seguintes atributos:

• Comando de Válvulas Variável (VVT – Variable Valve Timing);

• Desenvolvido no Brasil para o uso com Etanol (FlexFuel);

• Bloco em alumínio, o que torna o motor mais leve com melhor                              desempenho térmico.

Este motor proporciona ao C4 Lounge 143 cv com gasolina ou 151 cv com álcool, sempre a 5.250 rpm. O torque máximo (20,2 Kgfm com gasolina e 21,7 Kgfm com álcool) é alcançado a 4.000 rpm.

Motor Turbo THP 165

O motor Turbo THP 165 (Turbo High Pressure) 16v, fruto da parceria entre PSA Peugeot Citroën e BMW Group, representa o máximo em evolução tecnológica e desempenho. O EP6CDTM é um motor a gasolina com tecnologias inovadoras que oferecem um desempenho de alto nível – com consumo controlado. Cada parceiro trouxe o melhor de sua competência e de seu know-how na concepção e na fabricação do motor. Conta com:

•  Injeção direta sequencial;

•  Turbocompressor do tipo Twin-scroll;

•  Cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas no cabeçote;

•  Bomba eletrônica de alta pressão;

•  Cabeçote com 2 eixos de comando de válvulas;

•  Bomba de óleo com gestão de vazão;

•  Cárter duplo.

Ele permite ao C4 Lounge acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e alcançar velocidade máxima de 214 km/h (versão Turbo THP 165 Auto6).

A moderna caixa de câmbio Auto6

Outra novidade do C4 Lounge é a nova caixa de câmbio Auto6 automática de seis marchas, desenvolvida pela empresa japonesa AISIN AW (líder mundial em caixas de câmbio) e disponível para as duas motorizações.

Graças ao sistema de controle hidráulico de alta precisão, as passagens de marcha são suaves, sem solavancos, e o escalonamento de marchas foi trabalhado para que a primeira marcha fique limitada a uma velocidade muito baixa para poder sair sistematicamente das lombadas em segunda marcha.

Seu sistema de arrefecimento, eficaz e robusto, foi concebido para as severas condições de rodagens e temperaturas da América Latina.

Configurada para oferecer máximo conforto, ela oferece uma mudança marcante de dirigibilidade no modo Sport, a fim de permitir outras sensações com passagens de marchas mais longas e com acesso a um ruído diferente no motor.

Tecnologia de ponta

O Citroën C4 Lounge representa a quintessência do prazer de dirigir, agregando tecnologia de última geração e equipamentos de conforto, conveniência e segurança incomuns para um carro de sua categoria.

Entre os principais, podemos destacar:

• Rádio GPS MyWay – Sistema integrado de áudio e navegação, conjugando rádio, CD, MP3, Bluetooth e GPS. Possui tomada USB e entrada auxiliar localizada atrás da alavanca de câmbio;

• Sistema de áudio HIFI de alta qualidade sonora com espacialização ARKAMYS, que garante melhor equalização e distribuição de graves e agudos. Alto-falantes de excepcional qualidade, com potência de 25 W x 4;

• Bluetooth e sistema hands-free − Recebe e emite ligações através do sistema de áudio do veículo. Dependendo do modelo do aparelho, o telefone transmite MP3 para o rádio sem necessidade de uso de fio;

• Painel personalizável − Pode-se alterar a cor dos mostradores, independentemente da cor das telas. Estas cores dividem-se em quatro variantes que vão do branco até o azul;

• SAM – Smart Alert Move (sensor de ponto cego) − O indicador situado no retrovisor externo acende-se para o prevenir a chegada de um veículo a zona de detecção de pontos cegos;

• Sistema Keyless − É ao mesmo tempo um acesso eletrônico e um sistema de autorização que habilita certas funções do veículo. Para isso, o sistema eletrônico precisa identificar a chave perto ou dentro do carro. No momento em que um motorista carregando a chave se encontra a aproximadamente 2 metros do carro, a chave é identificada por um sensor de proximidade do veículo e por um gerador de ondas de rádio dentro da própria chave. O veículo é, então, automaticamente destravado quando a maçaneta é puxada. A chave eletrônica pode estar no bolso, na mão ou na bolsa do motorista: não é necessário procurá-la ou inseri-la na fechadura da porta. Além disso, o sistema permite o travamento das portas por meio do mesmo mecanismo. Em caso de vidros ou teto solar aberto, o sistema automaticamente aciona o fechamento dos mesmos;

• Sistema Start/Stop − Permite acionar o motor do C4 Lounge com uma pressão do dedo, como num carro de competição. Para ligar o carro, a chave precisa estar dentro do habitáculo. O volante e a ignição são destravados através de um transponder sem fio, sem a necessidade de colocar a chave na ignição;

Todas as outras operações são feitas dentro da cabine: quando você pressiona levemente o botão no console central, ativa a ignição. Para dar a partida e desligar o motor, basta pressionar o botão de Start/Stop;

Ao sair do carro, basta pressionar o pequeno botão de trava na maçaneta da porta do motorista para travar o carro novamente;

• Câmera de ré − Localizada no para-choque traseiro, a câmera de ré se ativa ao engatar a marcha ré e permite visão da traseira do C4 Lounge na tela localizada no centro do painel. O motorista pode se orientar por meio de linhas auxiliares que aparecem na imagem. As linhas verdes mostram a direção geral do veículo, as vermelhas representam o limite do para-choque e as azuis simulam o caminho do veículo se for feita uma manobra de ré com as rodas totalmente viradas;

• Função Restore− Esta função ativa a ventilação durante alguns minutos enquanto o motor estiver desligado. Por exemplo, quando sair do veículo, os passageiros presentes podem beneficiar de uma circulação de ar sem acionar o motor. Esta função encontra-se disponível ao ligar a ignição, assim como ao desligar o motor. A duração e disponibilidade da função dependem do nível de carga da bateria. Quando a função Restore se encontra ativada, as regulagens de temperatura, fluxo e distribuição do ar são geridos automaticamente em função da temperatura exterior;

• Teto solar eletrônico − A Citroën se destaca por oferecer modelos com habitáculo iluminado e de ampla visão para fora do veículo − casos do Novo C3, do C4 Picasso e do C4 Grand Picasso. O C4 Lounge não poderia ser diferente: oferece teto solar com ampla abertura, que ajuda a minimizar a temperatura interna em dias muito quentes, ventila e renova o ar no interior do veículo. Tudo com uma vantagem: é muito mais seguro abrir uma fresta do teto solar do que abrir os vidros dos carros.

Um modelo completo, com o melhor do segmento

O Citroën C4 Lounge chega ao mercado em três versões de acabamento e com duas motorizações: 2.0i 16V Flex, com 151 cv de potência, e Turbo THP, com 165 cv. Ele será oferecido nas seguintes versões:

• C4 Lounge Origine 2.0i 16V Flex Manual, com os seguintes equipamentos de série:

• Rodas de liga leve 16” design Sansiro

• Pneus “verdes” 205/55 R16

• Direção eletro-hidráulica

• Retrovisores e maçanetas na cor do veículo

• Repetidores luminosos nos retrovisores

• Molduras das janelas cromadas

• Faróis de neblina

• Sistema de freios com ABS + EBD (Distribuidor de Frenagem) + AFU                      (Auxílio de Frenagem de Urgência)

• DRL (Day Running Light)

• Feixes de Led

• Ar condicionado manual

• Saída de ar condicionado no console traseiro

• Vidros elétricos

• Alarme volumétrico e perimétrico

• Retrovisores elétricos

• Banco traseiro bi-partido 1/3 + 2/3

• Isofix

• Apoio de braço central (frente e traseira)

• Painel de bordo em material slush

• Molduras de ar e puxadores cromados

• Volante multifuncional espumado

• Computador de bordo

• 4 falantes (2 na frente e 2 na traseira)

• Rádio CD MP3 com Bluetooth

• Tomada 12V e entrada USB no console

• Volante regulável (altura/profundidade)

• Cruise Control

• Limitador de velocidade

C4 Lounge Tendance 2.0i 16V Flex (câmbio manual de 5 marchas ou Auto6), com os equipamentos da versão Origine mais:

• Roda de liga leve 17”, design Arena

• Pneus verdes 225/45 R17

• Ar condicionado automático Bi-Zone

• Função RESTORE

• Anéis cromados nos comandos de ar condicionado

• Sensor de estacionamento traseiro com indicador sonoro e visual (barras)

• Faróis com sensor crepuscular

• Coming/Leaving Home

• Acionamento do limpador de pára-brisa por sensor de chuva

• Retrovisor interno eletrocrômico

C4 Lounge Exclusive 2.0i 16V Flex Auto6, com os equipamentos da versão anterior, mais:

• Bancos e volante em couro

• Para-sóis com iluminação

• Sistema Keyless

• Botão Start/Stop

• Maçanetas cromadas

• ESP/ASR

• Air bag laterais e de cortina

• Monograma “Exclusive”

• Retrovisores rebatíveis eletricamente

• Detalhes do painel central em preto brilhante

• Apoia-braço conforto

• 2 tweeters dianteiros

C4 Lounge Exclusive Turbo THP 165 Auto6, com os equipamentos da versão anterior, mais:

• Roda de liga leve 17”, design Dodragao

• Ponteira cromada dupla no pára-choque traseiro

• SAM – Smart Alert Move (sensor de ponto cego)

• Sensor de estacionamento dianteiro

• Câmera de visão traseira

• Soleiras metálicas nas portas dianteiras

• Navegador com tela colorida 7”

• Quadro de instrumentos com iluminação e LCD personalizáveis

Opcionalmente, esta versão pode ter o Pack Select, composto por teto solar elétrico e faróis de bi-xênon direcionais.

Desenvolvimento conjunto

Desenvolvido por uma equipe de 260 pessoas da Citroën do Brasil, Argentina, França e China, o Citroën C4 Lounge será produzido no Centro de Produção de Palomar, na Argentina. Com um índice de nacionalização de 62%, será comercializado em países como Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela, Paraguai, entre outros.

A produção do C4 Lounge fez o Centro de Produção de Palomar receber investimentos significativos, o que permitiu a realização de evoluções em sua estrutura. Um bom exemplo disso é a nova área de soldagem a laser para fixar as laterais ao teto. Essa área recebeu novas ferramentas (de diferentes partes do mundo), e consequente formação das equipes na Alemanha, China e França.

Pela primeira vez na América Latina, um Citroën do segmento M1 utiliza pneus verdes. Além de demandar menos petróleo em sua fabricação, eles geram economia de combustível de até 2% por terem inércia de rodagem menor, além de possibilitar uma diminuição das distâncias de frenagem. A utilização de materiais verdes (feltros de polipropileno e polietileno, PET triturado, couro, poliamida e polipropileno) também aparece em peças como a base de forrações. O Índice de Reciclabilidade do modelo é da ordem de 80%.

Fonte: CITROËN DO BRASIL – DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

Related posts