COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 20-02-23

FIAT FASTBACK IMPETUS É A BOLA DA VEZ

A Fiat fez bastante barulho para lançar sua grande novidade de 2022, o Fastback. Ele inicia um novo segmento na empresa chamado de SUV coupé. A novidade chegou em três versões, a de entrada chamada Audace, a intermediária Impetus e a top denominada de Especial Edition by Abarth.

Já testei a versão Especial Edition que tem motor 270T Flex , mais forte, 180 cavalos, e as outras duas versões tem motor 1,0 L, 200T Flex, 3 cilindros, turbo de 130 cavalos. Vou me ater aos detalhes da Impetus, a versão intermediária que agora testei.

O motor é o 200T com câmbio automático CVT com 7 velocidades e no volante tem aquelas borboletas para fazer a troca das marchas de forma manual. O Fastback tem um desenho muito bonito. A grade frontal é preta com logo Fiat, o teto bicolor, as roda esportiva de liga leve R18″ com acabamento diamantado e pneu 215/45 R18, os faróis em Led, os faróis de neblina dianteiros com função Cornering Lamps e as lanternas traseiras em Led.

Para comodidade os retrovisores externos tem rebatimento elétrico e função Tilt Down, tem câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, sensor de estacionamento dianteiro, sensor de estacionamento traseiro e partida remota via chave canivete e Key Less Entry’n Go.

No interior bancos revestidos em couro, central multimídia com tela de 10,1″ touchscreen, Apple Car Play E Android Auto Wireless, comandos de voz, Bluetooth, Mp3, rádio Am/fm, entrada auxiliar, porta Usb (2): Usb Tipo A e Tipo C, Usb traseira (tipo A), ar-condicionado automático e digital com saída para os bancos traseiros,  quadro de Instrumentos 7″ Full Digital Multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), piloto automático (Cruise Control), Gear Shift Indicator (indicador de troca de marcha), Wireless Charger (carregador do celular por indução) e monitoramento da pressão dos pneus.

Para a segurança o Fastback está recheado de sistemas, controle de estabilidade e tração, controle eletrônico de aceleração, assistente de partida em rampafrenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa e comutação automática de farol alto. Na segurança também destaco os 8 air bags e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold.

Andando com o Impetus é logo percebido o conforto para os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros. São muitos porta objetos e o maior porta-malas do segmento que reúne os SUVs destas dimensões (aproximadamente 4,5 m de comprimento), são 600 litros de capacidade. O conjunto câmbio/motor funciona muito bem e nas arrancadas o turbo entra em ação rápido sem buracos o que ajuda numa ação mais rápida para uma ultrapassagem ou retomada de velocidade.

O comportamento nas curvas não surpreende. Para um veículo com estas dimensões, com altura do solo de 192 mm e altura total de 1545 mm, a tendência é rolar um pouco mas não compromete. Se as rodas fossem mais largas iria melhorar mas aumentaria o consumo. Como a maioria dos motoristas não vai sair por aí exagerando na velocidade é melhor mesmo que o carro seja mais econômico.

Assim, só usando gasolina, ele consome 11,9 km/l no perímetro urbano e 14,6 km/l na estrada. A arrancada de 0 a 100 km/h é de 9,4 segundos e a velocidade máxima é de 193 km/h.

O Fastbabk Impetus tem preço sugerido de R$145.490 e a Fiat oferece uma vasta lista de acessórios e a garantia é de 3 anos.

 

GWM LANÇA O RAVAL 6 GT PLUG IN HYBRID   

Testei no Autódromo de Interlagos em São Paulo a novidade da GWM, o Haval H6 GT plug in Hybrid, com tecnologia e-Traction composta por dois motores elétricos e um 1.5 L turbo, a gasolina, que totalizam 393 cavalos de potência e 762 Nm ou 77,7 Kgfm de torque combinado.

Um motor elétrico movimenta as rodas dianteira e o outro as traseiras acoplados ao motor a combustão que funciona na maior parte do tempo como um gerador para fornecer energia para a bateria de 34 kWh.

O carro impressiona pelo show de tecnologia embarcada e de tantos detalhes que será a estrela da próxima edição da coluna.

 

FORD ANUNCIA PREÇO DA PICAPE F-150 E VENDAS SÃO RECORDE

A picape grande da Ford, a F-150, chegou atingindo números impressionantes. As 500 unidades disponíveis na pré-venda esgotaram-se em tempo recorde, evidenciando a superioridade tecnológica, de desempenho e capacidade do produto.

No primeiro lote, aberto dia 14, a Ford priorizou os clientes da marca e 250 veículos foram arrematados em menos de uma hora. No dia 16 a venda foi aberta para todo o público e as unidades remanescentes duraram só 9 minutos. Essa primazia dada aos clientes da Ford, reservando 300 unidades exclusivamente para eles, foi uma forma de reconhecer a sua fidelidade.

O sucesso da ação foi comemorado pela empresa. A Ford F-150 é uma picape imponente, espaçosa e requintada, reconhecida mundialmente pelo desempenho e alta qualidade. Ela vem equipada, em ambos os modelos, com motor V8 5.0 de 405 cv e transmissão automática de 10 marchas.

Esse conjunto é o mesmo do Mustang, com calibração específica para a picape, e acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. O desempenho off-road é garantido pela tração 4×4, com opções High, Low ou sob demanda, bloqueio eletrônico do diferencial e pacote FX4, além de oito modos de condução. A F-150 tem caçamba de 1.370 litros com tampa de acionamento elétrico, escada de acesso, tomada de 110 V, iluminação em LED e revestimento protetor do tipo “spray-in”.

As duas versões, Lariat e Platinum, estão entre os 10 lançamentos que a marca prepara para apresentar ainda este ano no mercado nacional.

Os preços iniciam em R$ 470 mil para a Lariat, e a Platinum tem valor mínimo de R$ 490 mil.

 

PORQUE O BRASIL VENDE MUITOS SUPER CARROS ?

Com 62 bilionários, o Brasil ocupa a 8ª posição do ranking que lista os países com mais bilionários no mundo. É o que revela um estudo divulgado pela plataforma CupomVálido com dados da Statista e da Forbes sobre o número de bilionários pelo planeta.

No total existem 2.668 bilionários no mundo. Esse dado sobre o Brasil ajuda a explicar porque 3 modelos da Porsche, Macan, Cayenne e 911 vendem mais que o sedan Jetta da Volkswagen.

E olha que o Porsche 911 tem a maioria de suas versões com preço entre um e dois milhões de reais.

 

 

 

 

 

Related posts