COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 13-10-2023

CHEGOU O JEEP GRANDE CHEROKEE 4XE HÍBRIDO PLUG IN

SUV mais premiado do mundo, o Jeep Grand Cherokee redefiniu o segmento de SUVs de luxo em 1992 – uma categoria criada nos anos 1960 pela própria Jeep, com o Wagoneer. Sua primeira aparição pública, impactante e inesquecível, já sinalizava o surgimento de uma lenda: ele acelerou, subiu as escadas e detonou as portas de vidro do Cobo Hall, palco do Salão de Detroit. De fato, ali nascia um verdadeiro ícone, sinônimo de luxo, design e capacidade 4×4 – que chegou em terras brasileiras dois anos após esse feito, em 1994, e está à venda desde então, representando o topo da gama Jeep.

E é também com uma entrada triunfal que a quinta geração do Jeep Grand Cherokee desembarca no Brasil, quase 30 anos depois da estreia de sua primeira geração no país.  O Grand Cherokee é definitivamente o sonho do SUV premium materializado pela Jeep, que evoluiu em todos os aspectos ao longo de três décadas, e ressurge agora por aqui como o mais luxuoso, capaz e avançado tecnologicamente de todos os tempos.

O Jeep Grand Cherokee chega na sua quinta geração com estas novidades: Motores eco-friendly – com a tecnologia 4xe (PHEV) e possibilidade de condução em modo 100% elétrico, trata-se do Grand Cherokee com maior capacidade 4×4 e mais sustentável de todos. Carrega o compromisso da marca Jeep de “Zero Emission Freedom” (Liberdade de Emissões Zero). Também está mais tecnológico e seguro – traz sistema UconnectTM 5 e diversos recursos avançados de segurança, incluindo as tecnologias semiautônomas do ADAS de nível 2 e câmeras com visão 360°.

Além disso a nova geração tem mais espaço e versatilidade já que oferece níveis aprimorados de conforto e espaço, uma vez que é mais longo, mais alto e com maior entre-eixos. Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in obteve a classificação “A”, com consumo de 19,3 km/l equivalente*, tanto em uso urbano quanto em rodovia.

O motor térmico é movido a gasolina, e o tanque tem capacidade de armazenar 72 litros do combustível. Já a bateria que abastece o sistema elétrico é feita de íons de lítio, conta com refrigeração independente e possui 400 Volts de tensão e capacidade de 17,3 kWh. Ela garante 29 km de autonomia 100% elétrica pelo ciclo do Inmetro* e pode ser totalmente carregada em duas horas e meia – para isso, basta que a recarga seja feita em tomada de 220 v com carregador Jeep Nível 2.

O Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in tem preço sugerido de R$ 569.990.

 

BYD JÁ ESTÁ NA BAHIA

A greentech BYD, maior fabricante de carros de energia limpa do mundo, se estabelece de vez na Bahia, com o anúncio da abertura de seu mais novo complexo industrial. Com a presença do fundador e CEO Wang Chuanfu, da vice-presidente executiva e CEO para as Américas, Stella Li, e do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, a companhia inaugurou, no dia 09 de outubro, suas futuras unidades fabris no complexo industrial de Camaçari. Também estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Juscelino Filho (comunicações), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais.

“Há 28 anos, a BYD começou como uma empresa chinesa de baterias e com grandes sonhos. Vimos que as alterações climáticas e o congestionamento nas cidades seriam os principais problemas que a sociedade enfrentaria e sonhamos que poderíamos gerar energia a partir do sol, eletrificar a rede, tornar todos os veículos eléctricos e aliviar o congestionamento. O Brasil é um mercado incrivelmente promissor e pode ser um exemplo para o mundo de que a eletrificação não só é possível, como também melhora a vida de todos aqui”, afirmou Wang Chuanfu, CEO e fundador da BYD.

A oficialização da chegada da BYD no nordeste brasileiro é um divisor de águas para a indústria automotiva nacional, que volta a investir e produzir no estado, desta vez fabricando veículos elétricos e híbridos com a mais alta tecnologia em um espaço simbólico e estratégico na Bahia.

 

BRASIL PRODUZ 140.000 MOTOS EM SETEMBRO

Levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, aponta que, em setembro, 140.251 motocicletas saíram das linhas de montagem do PIM (Polo Industrial de Manaus). O volume é bem próximo ao registrado no mesmo mês do ano passado (139.622 unidades) e 14,5% menor ao registrado em agosto (164.008 motocicletas).

Setembro foi o melhor resultado para o mês desde 2013 (150.731 unidades). “A produção de motocicletas vem seguindo o planejado pela indústria e mostra um crescimento contínuo e consolidado para atender a demanda do mercado, que segue positiva. O momento é bom e o segmento possui potencial para aumento em seus volumes de produção”, explica Marcos Bento, presidente da Abraciclo.

De janeiro a setembro, foram produzidas 1.191.673 motocicletas, alta de 12,3% na comparação com o mesmo período do ano passado (1.061.543 unidades). Esse foi o melhor resultado alcançado para os primeiros nove meses do ano, desde 2013 (1.263.203 motocicletas).

A projeção da Abraciclo é fechar o ano com 1.560.000 motocicletas produzidas, volume 10,4% superior na comparação com 2022 (1.413.222 unidades). Em setembro, foram licenciadas 135.056 motocicletas, volume 9,2% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (123.641 unidades).

Na comparação com agosto, no entanto, houve recuo de 5,4% (142.770 motocicletas). Segundo dados da Abraciclo, esse foi o melhor desempenho alcançado para o mês desde 2011. Naquele ano, as vendas no varejo totalizaram 174.487 unidades.

A projeção da Abraciclo é fechar o ano de 2023 com 1.560.000 motocicletas produzidas, volume 10,4% superior na comparação com 2022.

 

VOLVO CAR BATE RECORDE DE VENDAS

Após fechamento de setembro, A Volvo Car Brasil, pioneira na eletrificação automotiva, anuncia que já vendeu, este ano, mais automóveis do que em todo o ano de 2022. Foram vendidos 6114 carros da marca em 2023. O número é 16,1% maior do que o número de carros vendidos pela montadora sueca em todo o ano passado.

Em relação ao mesmo período de 2022, o crescimento foi de 73%, Os dados ainda não incluem as vendas do novo pré-lançamento da marca: o Volvo EX30.

 

SCOOTER BMW C 400 X JÁ ESTÁ EM PRODUÇÃO EM MANAUS

O ambiente urbano do Brasil logo contará com uma nova atração rodando por ruas e avenidas: a BMW C 400 X. A ousada e esportiva scooter teve sua produção iniciada em Manaus e chega ao país nas versões convencional e Sport. O scooter BMW C 400 X chega equipado com motor monocilíndrico de 350cc com potência máxima de 34cv e a transmissão é CVT.

As rodas são de 15 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira. Sobre os equipamentos de série, destacam-se o controle de estabilidade automático, freios com ABS, farol/lanterna/setas em LED, sistema Keyless para partida sem chave. A versão Sport conta ainda com painel TFT e conectividade com smartphones.

A pré-venda Do scooter BMW C 400 X já pode ser feita nas concessionárias da marca e o preço sugerido é de R$54.900 para a convencional  e a Sport custa R$59.900.

 

NA ECORODOVIAS SÓ 17% PAGAM PEDÁGIO EM ESPÉCIE

Ficou para trás o tempo em que os motoristas precisavam separar moedas e dinheiro em espécie para pegar a estrada. Levantamento da EcoRodovias, operadora de concessões rodoviárias com maior malha do país, aponta que apenas 17% dos pagamentos de pedágio ainda são feitos em espécie.

Com a introdução de novas alternativas para o pagamento da tarifa como cartões de crédito e débito, carteiras digitais como PicPay e cabines de autoatendimento, além do barateamento das tags, o dinheiro vivo está caindo em desuso nas rodovias. Os pagamentos com tags entre os veículos de passeio saltaram de 41% em 2020 para 54% este ano na malha da EcoRodovias.

Ainda assim, a companhia acredita que há bastante espaço para crescer entre esse público, uma vez que 76% dos veículos comerciais já utilizam as pistas de pagamento automático, embora representem somente 25% do tráfego total em seus mais de 4 mil quilômetros de rodovia.

 

PNEUS PIRELLI NA FÓRMULA 1 ATÉ 2027

A Pirelli ampliou sua presença na Fórmula 1 como Global Tyre Partner, depois que a Fórmula 1 e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) aceitaram a oferta da empresa italiana de pneus para o período de três anos, de 2025 a 2027. Há também a opção adicional, da FIA e da FOM, de prolongar a parceria por mais uma temporada.

Este último acordo, iniciado com o dossiê técnico recebido da FIA em junho, foi ratificado pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA e nomeia a Pirelli como única fornecedora do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, bem como dos campeonatos de Fórmula 2 e Fórmula 3. Ao final deste último contrato (incluindo a possível extensão), a Pirelli terá fornecido à Fórmula 1 por 18 anos consecutivos, tendo aberto seu capítulo mais recente em 2011. Ao longo dessa era, a Pirelli esteve na vanguarda de todos os desafios técnicos impostos pelo auge do automobilismo.

Desde sua estreia, em 2011, com pneus de alta degradação de 13 polegadas até unidades de potência híbridas, em 2014; depois pneus mais largos de 2017 antes de passar para a dimensão atual de 18 polegadas a partir de 2022, a Pirelli sempre esteve à altura da ocasião com produtos confiáveis em todos os tipos de superfície e clima, apoiando as equipes, a FIA e a Fórmula 1 de forma oportuna e flexível.

O compromisso da Pirelli com a Fórmula 1 – como em todas as modalidades de motorsport em que a empresa atua, com mais de 110 anos de história, e hoje presente em mais de 350 campeonatos em todo o mundo – representa uma oportunidade extraordinária para inovar e experimentar novos processos e tecnologias.

Entre elas, a inteligência artificial, tudo com o objetivo de transferência de tecnologia para as ruas.

 

HYUNDAI ATINGE 2 MILHÕES DE AUTOS PRODUZIDOS NO BRASIL

A Hyundai Motor Brasil alcançou a marca de 2 milhões de veículos produzidos no Brasil desde o início das operações de sua fábrica em Piracicaba (SP), em 20 de setembro de 2012. O período de 11 anos e 20 dias para a produção deste volume é o novo recorde de tempo para a indústria brasileira.

Em 2018, a Hyundai já havia registrado o menor prazo para a marca de 1 milhão de veículos produzidos: 5 anos e 10 meses. O veículo de número 2.000.000 a sair das linhas de montagem da Hyundai no Brasil é um Creta Nova Geração Ultimate 2.0, na cor Prata Brisk, que será empregado em ações comemorativas ao longo deste mês.

 

LUBRAX LANÇA LUBRIFICANTES PARA CARROS HÍBRIDOS

De olho no crescimento das vendas de carros nos modelos híbridos e visando o futuro dos lubrificantes, Lubrax, a marca de óleo lubrificante da Vibra, está crescendo a linha Supera e trazendo os novos Lubrax Supera Premium, produtos desenvolvidos especialmente para serem utilizados em veículos que combinam motores à combustão e elétricos.

Eles chegam nas viscosidades 0W-20 e 5W-30, formulados com básicos sintéticos premium e aditivos de alta performance, com tecnologia aprovada pelas principais montadoras do mercado. Os novos produtos promovem maior proteção aos componentes do motor, redução no consumo de combustível, além de maior proteção do sistema de controle de emissões de gases do efeito estufa. “Carros híbridos demandam lubrificantes específicos, ou iguais aos de veículos a combustão, mas com diferentes pacotes de aditivos. Já os elétricos precisam de soluções de lubrificação diferentes.

Queríamos trazer um produto de máxima performance, que promovesse redução de emissão de poluentes, que proporcionasse uma eficiente limpeza dos componentes do motor e redução no consumo de combustível. Conseguimos isso com o Lubrax Supera Premium”, explica Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios, produtos e marketing da Vibra. Líder de mercado, Lubrax investiu em tecnologia e inovação na concepção dos novos lubrificantes. Foram mais de 15 mil horas de pesquisa e desenvolvimento de fórmulas em laboratórios tanto aqui no Brasil quanto nos Estados Unidos.

O processo de composição e formulação teve oito etapas, mais de 12 fórmulas desenvolvidas até se encontrar as melhores opções. Foram mais de cinco mil horas de testes de campo e algumas mil horas de testes de desempenho em motores.

 

 

 

 

 

 

 

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