COLUNA DO JOÃO MENDES / 26/08/2019

MAIS DO FORD KA FREESTYLE 2020

Recentemente comentei o lançamento do Ford Ka Freestyle que é a versão aventureira do compacto da marca. Agora testei esse aventureiro com motor 1.0 Ti-VCT, flex, 3 cilindros, que desenvolve 85 cavalos com 10,7 Kgfm de torque.

O Freestyle tem muitas modificações em relação ao compacto de origem. A suspensão é mais elevada, as molas e amortecedores tem nova calibração, a bitola é mais larga em 30 mm, a barra estabilizadora dianteira é maior, o eixo traseiro é 30% mais rígido e tem controle de estabilidade e tração

Com esse pacote a estabilidade é muito boa aliás, uma tradição dos carros da Ford que sempre são bons de curva. O carro testado, com câmbio manual de 5 velocidades, deu muito prazer em dirigir. É só saber jogar as marchas no momento certo que ele responde bem.

Em 3ª marcha, subindo uma pequena serra, gostei da disposição do motor e esse motor 1.0 é bem econômico fazendo 12,2 km/l de gasolina na cidade e 16 km/l na estrada, segundo o computador de bordo. 

No visual tem o rack no teto, aplique preto nas caixas de roda e saias laterais, retrovisores externos na cor preta e rodas de 15” escurecidas.No interior chama a atenção a tela flutuante do sistema multimídia de 7” sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Os comandos no painel estão bem a mão mas a maçaneta da porta, no escuro, não é tão fácil de achar

Os porta-objetossão bons e o volante é multifuncional. O Ford Ka Freestyle começa em R$56.690 com 3 anos de garantia e quilometragem ilimitada.

FATOS RELEVANTES

Produzido na mais recente unidade industrial da Volvo em Charleston (Carolina do Sul), nos Estados Unidos, a nova geração dosedã esportivo S60 desembarca em setembro nas 36 concessionárias da marca no Brasil. Com o Novo S60, a Volvo retorna definitivamente para o segmento de sedãs premium com ampla gama de motorização – que reforça sua estratégia na eletrificação – e equipamentos de série mais completos entre os concorrentes. O novo modelo disputará uma das categorias mais importantes do mercado, com vendas em torno dos 11 mil veículos ao ano. Vamos aos preço: S60 T4 Momentum – R$ 195.950; S60 T5 Inscription – R$ 229.950 S60 T8 R-Design – R$ 269.950. Em sua terceira geração, marca apresenta ampla gama de versões do modelo em três motorizações diferentes

* Com o objetivo de oferecer uma alternativa para clientes que não são atendidos pelos produtos disponíveis atualmente no mercado, o Banco Inter lança a opção de seguro auto contra danos causados a terceiros, com contratação 100% digital. A adesão é feita sem a necessidade de vistoria do veículo e garante exclusivamente cobertura para danos materiais e corporais causados a outras pessoas envolvidas no acidente, com proteção, inclusive, para carros antigos, com até 25 anos de fabricação. Também inclui assistência 24 horas, com chaveiro, socorro mecânico, táxi e guincho, além de sorteio de mensal de capitalização no valor de R$ 5 mil. O pagamento pode ser feito em 10 vezes de R$ 54,08.

Muitas pessoas gostam do barulho que o sistema de ar comprimido dos veículos comerciais faz quando acionado. Gostam tanto que vários motoristas, principalmente os de ônibus, fazem aquele “tchxii, tchxii” para homenagear o colega de trabalho que dirige o veículo que segue na pista em sentido contrário e, para isso, acionam a válvula do freio de mão. A WABCO, fornecedora global líder em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, esclarece que, com o veículo em movimento, não convém acionar o freio de mão, ou melhor, o freio de estacionamento. Como o próprio nome já diz, o freio de estacionamento deve ser usado quando o veículo estiver parado. Ele garante que o veículo não se movimente quando estacionado. Ao acionar o punho da válvula com o veículo em movimento, o resultado não é apenas o barulho do ar. O freio de estacionamento mobiliza uma força proporcional ao acionamento de até duas toneladas contra o eixo do veículo. O ônibus continua andando, mas as rodas podem travar. Portanto, representa um perigo para a segurança no trânsito. Além disso, pode danificar o sistema de frenagem e até o veículo. Melhor mesmo deixar para cumprimentar e conversar com o colega na garagem.

* Ford faz a primeira exibição pública da nova Ranger 2020 na Expointer, uma das principais feiras agropecuárias do Brasilque começou no dia 24 de agosto e vai até 1° de setembro em Esteio, RS. Os visitantes poderão dirigir a picape, que agora só tem duas opções de motorização diesel, em uma pista especial e conhecer novidades como a frenagem autônoma com detecção de pedestres e o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, tecnologias inéditas na categoria. Outra novidade é o sistema de assistência que facilita a abertura e fechamento da tampa da caçamba. A Ranger 2020 parte de R$128.250 na versão 2.2 XLS 4×2 automática, que já vem com ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas, novos faróis de neblina, sete airbags, câmera de ré e rodas de liga leve de 17 polegadas. Toda a linha tem cinco anos de garantia e o AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistência de frenagem de emergência, controle de oscilação de reboque, sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga.

* Essa é para quem gosta de competir. A família das Honda CRF 450 e 250 em versão 2020 oferece modelos para todas as modalidades competitivas do off road. Essa família atende a turma do motocross, rali e enduro. São três as versões equipadas com o motor de 450 cm3 – CRF 450X, CRF 450R e CRF 450RX – e duas de 250 cm3, as CRF 250R e CRF 250RX, modelos que desde 2017 vem recebendo constantes aperfeiçoamentos para manter o mais elevado nível de competitividade. Para 2020 a principal novidade técnica é a introdução do HSTC – Honda Selectable Torque Control nas CRF 450, sistema que proporciona uma notável elevação da capacidade de transmitir a potência do motor de ao solo da melhor forma possível. Nas CRF 250R e CRF 250X novos grafismos. Disponiveis em pré-venda até o dia 15 de setembro, os modelos chegarão em momentos distintos ao mercado, com preço público sugerido de: CRF 250R – R$ 41.402,00, chega em Outubro; CRF 250RX – R$ 42.830,00, chega em Novembro; CRF 450R – R$ 44.462,00, chega em Setembro; CRF 450X – R$ 45.482,00, chega em Novembro e CRF 450RX – R$ 45.890,00, chegada em Outubro.

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