A Motorsport, divisão esportiva da marca BMW, acaba de apresentar novos veículos de segurança para a temporada 2016 do MotoGP, o principal campeonato do motociclismo mundial. E o grande destaque é o novo cupê BMW M2, totalmente desenvolvido para entrar em ação de forma ágil nos circuitos do Mundial de Motociclismo e garantir a segurança durante todas as 18 etapas da competição.
Apresentado oficialmente no mês passado, durante o Salão de Detroit (EUA), o cupê BMW M2 tornou-se o modelo esportivo ideal para converter-se em um safety car do MotoGP, graças ao gene de esportes a motor agregado ao seu DNA. O novo motor de seis cilindros em linha, 3.0 litros, associado à inovadora tecnologia M TwinPower Turbo é garantia de um desempenho extremamente esportivo. Com potência máxima de 370 cv e torque máximo de 47,5 kgfm – podendo alcançar 51 kgfm com a utilização de um overboost do turbo –, o conjunto motriz, que traz câmbio de sete marchas, de dupla embreagem, e tração traseira, é altamente eficaz em altas rotações, algo que fica realmente evidente na pista. Outras características do M2, como o baixo centro de gravidade e o peso reduzido, são atributos que ajudam a garantir a máxima agilidade e dinamismo deste cupê de alto desempenho. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,3 segundos.
Na fábrica do BMW Group em Garching (ALE), o BMW M2 convencional foi otimizado e preparado especialmente para assumir sua nova função no MotoGP. Além de soluções exclusivas feitas sob medida para o cupê e a inclusão de itens de segurança, os engenheiros da BMW M também equiparam o cupê com diversos acessórios da BMW M Performance, o que garante um visual chamativo ao modelo e também ampliam o desempenho, especialmente no que diz respeito à aerodinâmica, refrigeração e design.
O projeto do BMW M2 MotoGP Safety Car teve início no mês de outubro e levou 10 semanas para ser concluído. Na oficina de protótipos da BMW M, o cupê recebeu um novo para-choque frontal, equipado com luzes de LED azuis nas tomadas de ar inferiores, e uma luminária de LEDs vermelhos sobre o teto. Na parte traseira, sobre a tampa do porta-malas, foi instalado um aerofólio regulável feito de fibra de carbono. Este material, aliás, também está presente na tubulação do sistema de escapamento, nos estribos laterais, nas capas dos espelhos retrovisores externos, nas aletas sob a tomada de ar frontal e no difusor traseiro.
As rodas estão calçadas com pneus Michelin Cup e contam com freios de carbono-cerâmica derivados dos BMWs M3 e M4. Além de mais resistentes, eles são mais leves e estáveis termicamente. A cabine do BMW M2 recebeu uma gaiola de proteção antirrolamento também usada no BMW M4 GTS, bancos tipo concha Recaro com cintos de segurança de seis pontos Schroth, além de volante revestido de Alcântara e pedais de aço inoxidável.
Fonte: Comunicação Corporativa BMW Group Brasil