Em toda competição de vela, os brasileiros entram pensando em medalha. E essa também é a expectativa dos velejadores do Time Nissan Isabel Swan e Samuel Albrecht. Eles estreiaram na competição no dia 10 de agosto, a partir das 13h, na raia da Marina da Glória, nas águas da Baía de Guanabara, pela classe Nacra 17, uma novidade na programação da Vela nos Jogos Olímpicos.
Isabel Swan é uma das grandes personagens dos Jogos Rio 2016. Atleta do Time Nissan desde 2012, a carioca de 32 anos ganhou a primeira medalha para a vela feminina brasileira ao conquistar o bronze em Pequim 2008, na classe 470.
Além disso, ela participou ativamente da campanha para trazer a edição Olímpica para o Brasil. “Depois de participar da campanha para o Rio de Janeiro ser sede Olímpica, ter a chance de disputar os Jogos em casa é uma emoção muito grande. Tive pouco tempo para me adaptar à nova classe, mas o importante é que vou realizar um sonho”, declarou.
Já Samuel Albrecht ainda busca o primeiro pódio Olímpico. O gaúcho de 34 anos disputou os Jogos de Pequim 2008 e agora, ao lado de Isabel, sonha com um ótimo desempenho na Nacra 17. Isabel e Samuel garantiram a classificação para os Jogos Olímpicos após serem a melhor dupla brasileira na Copa Brasil de Vela, disputada no final do ano passado.
Time Nissan
Contribuir para a formação dos atletas, indo além do simples patrocínio, é exatamente a proposta do Time Nissan, programa que foi criado em 2012 pela empresa para colaborar com a formação de atletas brasileiros com potencial para ajudar o país a se destacar nas competições de 2016.
Dos carros que foram cedidos aos programas de mentoria, coaching e os workshops – que já tiveram temas que vão além das questões de treinamento esportivo, como gestão financeira, direção segura e boas práticas de expressões corporal, verbal, visual e virtual –, a empresa busca estar sempre do lado do seu time como uma verdadeira parceira.
No total, são 31 atletas de diferentes esportes Olímpicos e Paralímpicos que são acompanhados por dois mentores que marcaram o esporte brasileiro: Hortência Marcari, maior jogadora brasileira de basquetebol de todos os tempos, e o nadador Clodoaldo Silva, dono de 13 medalhas em Jogos Paralímpicos e que se prepara para competir no Rio 2016.
Abaixo, a lista com o nome e o esporte de todos:
- Adriana Araújo – Boxe: peso ligeiro (até 60kg)
- Aldemir Gomes – Atletismo: 200m e revezamento 4x100m
- Alessandra Marchioro – Natação
- Ana Marcela Cunha – Maratonas aquáticas
- Andressa Morais – Atletismo: lançamento de disco
- Caio Ribeiro – Canoagem Paralímpica
- Darlan Romani – Atletismo: arremesso de peso
- Dirceu Pinto – Bocha Paralímpica
- Edênia Garcia – Natação Paralímpica
- Eleudis Valentim – Judô: até 52kg
- Evandro Júnior – Vôlei de praia
- Felipe Kitadai – Judô: até 60kg
- Graciele Herrmann – Natação
- Guilherme Toldo – Esgrima
- Isabel Swan – Vela
- Isabela Ramona – Basquetebol
- Jane Karla Rodrigues – Tiro com arco Paralímpico
- Jonathan Silva – Atletismo: salto triplo
- Jovane Guissone – Esgrima em cadeira de rodas
- Michele Ferreira – Judô Paralímpico: até 52kg
- Nivalter de Jesus – Canoagem velocidade
- Raphaella Galacho – Taekwondo: acima de 67kg
- Renata Decnop – Vela
- Renato Rezende – Ciclismo BMX
- Rosângela Santos – Atletismo: 100m, 200m e revezamento 4x100m
- Samuel Albrecht – Vela
- Squel Stein – Ciclismo BMX
- Susana Schnarndorf – Natação Paralímpica
- Terezinha Guilhermina – Atletismo Paralímpico: 100m, 200m e 400m
- Vitor Felipe – Vôlei de praia
- Ygor Coelho – Badminton