VW Passat está comemorando 40 anos

olkswagen Passat 40th

Com base na plataforma do Audi 80, a VW lançou em 1973 o Passat, que chegaria por aqui já no ano seguinte. Em solo brasileiro, o Passat foi pioneiro em trazer tração dianteira e motor dianteiro refrigerado a água, ao contrário dos modelos vendidos aqui à época.

Sua primeira geração, chamada de B1, ficou na ativa até 1981 na Europa, dando lugar à B2, que foi vendida até 1988, mesmo ano do fim da produção nacional do carro. Uma particularidade é que a geração B2 do Passat foi vendida por aqui com o nome Santana, compartilhando o mercado com a geração B1, que manteve o nome original.

Fabricada no Brasil entre 1974 e 1988, a geração B1 iniciou sua carreira com motor 1.5 de 78 cv e recebeu mais adiante, em 1976, a versão esportiva TS com motor 1.6 de 98 cv. O visual foi atualizado em 1979 e depois em 1983, acompanhado do novo motor MD-270 com 88 cv a gasolina. Em 1986 houve inclusive uma versão 4 portas de importação, batizada como LSE, ou “Passat Iraque”, visto que várias unidades foram exportadas para este país.

A geração B3, lançada em 1988, nunca foi vendida no Brasil e, na Europa, sobreviveu até 1993, com baixa aceitação do público. Em compensação, essa geração foi a primeira a ser equipada com o motor 2.8 VR6 e tração integral, sendo capaz de atingir 224 km/h. A reestilização do B3 foi chamada de B4, e produzida até 1996, retornando também ao mercado brasileiro.

Fabricada até o ano 2000, a geração B5 utilizava a plataforma do Audi A4, trazendo um visual mais moderno, abandonando o visual quadrado dos seus antepassados. Essa geração recebeu um facelift em 2011, e foi nomeada como B6, mantendo-se na ativa até 2005.

A plataforma do Golf V (PQ46) foi a base para a geração B7 do Passat, lançada em 2005 e fabricada até 2010, quando deu lugar à geração atual, B8, que é vendida por aqui com motor 2.0 turbo de 211 cv, ao preço inicial de R$ 114.480. (Marcelo Silva)

O memoriamotor.com.br tem patrocinio de Kart Point.

Related posts