Volvo celebra os 25 anos de criação do assento infantil

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A Volvo Cars comemora o aniversário de 25 anos da introdução do primeiro assento integrado ao banco traseiro para crianças, paralelamente à Semana Mundial de Segurança nas Estradas das Nações Unidas, realizada de 4 a 10 de maio. Em 1978, a Volvo Cars desenvolveu o primeiro assento infantil. Em 1990, a fabricante sueca elevou a segurança de crianças a um novo patamar, como desenvolvimento do primeiro assento infantil integrado ao banco traseiro.

O primeiro modelo desse banco era na realidade um apoio de braço central redesenhado para elevar, de forma segura, a posição do assento da criança, a fim de que o cinto de segurança de três pontos central fosse utilizado de maneira mais eficiente. Essa medida eliminou a necessidade de acessórios para o uso por crianças mais velhas e aumentou o conforto. O benefício evidente do design integrado também permitiu que a almofada estivesse sempre disponível, e a possibilidade de mau uso, minimizada. Hoje, ainda são poucos os fabricantes de automóveis que oferecem assentos infantis integrados.

“A introdução do primeiro banco elevatório integrado para melhorar a segurança das crianças em 1990 foi um grande passo para a proteção delas. Um de seus principais benefícios é ter sido desenvolvido como parte do assento, e, portanto, o cinto de segurança fica em contato direto com o corpo da criança, eliminando a possibilidade de folga”, diz Lotta Jakobsson, diretor técnico do centro de segurança da Volvo Cars.

A Volvo Cars alcançou outro ineditismo em relação à segurança de crianças ao introduzir o assento integrado de dois estágios em 2007, o que permitiu ajuste mais seguro e confortável do assento para crianças de alturas diferentes. Além da vantagem de maior segurança e conforto, a almofada integrada também propicia posição de assento para a criança, com alcance da visão para fora das janelas. As crianças ficam menos propensas ao tédio e à agitação, fatores que também podem afetar negativamente a concentração do motorista. A parte inferior das duas posições do assento é adequada para crianças maiores.

“O positivo do assento integrado de dois estágios é que ele está sempre disponível e não impede o uso normal dos assentos por adultos. Isso significa na prática que o assento traseiro é adequado para todos, e bebês de até um ano ou 9 kg devem ser transportadas em bebês-conforto voltados para trás, obedecendo às leis de trânsito brasileiras. Esse aumento de segurança e flexibilidade torna o assento integrado uma solução perfeita”, explica Lotta Jakobsson, ao ressaltar que, infelizmente, poucos fabricantes de automóveis oferecem essa alternativa. “Na Volvo Cars, acreditamos que as montadoras devem assumir a responsabilidade de desenvolver sistemas de segurança para crianças, no intuito de entregar carros cada vez melhores. As crianças são nosso futuro, e elas devem receber o melhor quando se trata de segurança.”

Desde 2008, a Volvo Cars divulga o projeto que visa a, até 2020, não ter nenhum ferido grave ou morto em acidentes de trânsito ao dirigir um carro novo da Volvo. O objetivo de longo prazo é projetar carros que não falhem.

Fonte: kreab.com

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