Volkswagen apresenta versão de duas portas do up!

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 A Volkswagen do Brasil apresenta a versão com carroceria de duas portas do up!, que chega ao mercado brasileiro apenas três meses após a opção de quatro portas para complementar a família do modelo. Com preço sugerido a partir de R$ 26.900, o up! duas-portas é R$ 2.000 mais barato que o de quatro portas, ressaltando sua já excelente relação custo-benefício.

O up! duas-portas estará disponível a partir deste mês nas mais de 630 concessionárias Volkswagen em todo o País nas versões take up! e move up! – que tem preço sugerido de R$ 28.300. As opções high up!, black up!, white up! e red up! permanecem com oferta apenas de carroceria quatro portas.

O modelo também estreia a nova transmissão I-Motion (SQ100), o que o torna o modelo equipado com câmbio de operação automática mais acessível do País. O up! também se torna o primeiro veículo com motor 1.0l do Brasil a ofecerecer transmissão automatizada. O recurso é opcional a partir da versão move up! de duas portas.

Visual mais esportivo e “limpo”

Assim como na versão de quatro portas, o design do up! duas-portas comercializado no Brasil teve de ser repensado, para que o modelo pudesse atender às necessidades dos mais variados tipos de consumidor. O resultado foi um estilo ainda mais “limpo” e esportivo. Toda a lateral é nova, com maior área envidraçada, e, no interior, foram implementados recursos para melhorar a ergonomia.

Em relação ao modelo europeu, o up! de duas portas brasileiro é mais comprido (6,5 cm), o que possibilitou aumentar as janelas traseiras. Para isso, toda a coluna “C” (na parte de trás do carro) teve de ser retrabalhada.

As janelas maiores têm um propósito: ampliar o campo de visão dos passageiros, melhorando a visibilidade do banco de trás do carro (até mesmo uma criança pode olhar pela janela) e, consequentemente, aumentar a incidência de luz dentro do carro. Além desses benefícios, a janela maior passa a impressão de que o carro é ainda mais comprido.

A coluna “B” (no centro do carro, lodo depois das portas) não é aparente, tornando a visão lateral do up! duas portas mais “limpa”, com menos linhas. Esse recurso, na verdade, possibilitou que a área das portas seja uma das mais amplas da categoria, facilitando o acesso à cabine. Com as portas maiores, o vista lateral do up! duas portas tem apelo bem mais esportivo.

Outro recurso inovador é o sistema de rebatimento dos assentos dianteiros “easy entry”. Tanto no banco do motorista como no do passageiro frontal, há duas hastes de comando para que o encosto recline: uma na direita e outra na esquerda. Ou seja, é possível rebater o banco do lado (ou com a mão) que for mais cômodo.

O habitáculo segue a mesma linha das versões quatro portas, com tecidos, cores e materiais distintos entre as configurações. No take up!, os bancos trazem o tear “orion” cinza. Na move up!, o tear “phoenix” azul, com seção central azulada e faixas laterais em cinza, conferindo ao up! duas portas um acabamento bem superior aos dos modelos desse segmento.

Motor premiado

O up! chega ao mercado equipado com o motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo.

Trata-se do motor mais potente da categoria, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto, e quatro válvulas por cilindro. O motor dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho).

Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.

O motor EA211 1.0l pode ser combinado à consagrada transmissão manual MQ200 ou à nova automatizada SQ100. Em ambos os casos, as relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.

Essa característica colabora para tornar o up! um dos veículos com menor consumo de combustível no Brasil, com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (referência janeiro/2014).

Seu tanque de combustível tem 50 litros de capacidade, o que lhe confere excelente autonomia.

Novo câmbio I-Motion

O up! oferece, a partir da versão move up!, a nova transmissão I-Motion (SQ100). A caixa utiliza atuadores eletromecânicos, o que colabora para menores tamanho e peso. Com aproximadamente 30 kg e 120 Nm de capacidade de torque, a nova caixa é uma das mais leves já construídas e seu desenvolvimento teve como objetivos: conforto, precisão de respostas, eficiência, baixo peso e padrão de manutenção Volkswagen.

Por meio da nova alavanca sem cabos (“shift by wire”) no console o motorista seleciona “D”, “M”, “N”, “R. No modo automático “D”, a caixa seleciona os pontos de troca que melhor atendam critérios de economia de combustível, conforto e segurança.

O software de gerenciamento da transmissão foi feito em parceria com a Porsche, sendo que os mapas foram elaborados a partir dos dados de eficiência do motor e das vias urbanas, estando adaptadas às necessidades do consumidor brasileiro.

Se necessário, a qualquer momento, é possível trocar a marcha escolhida pela TCU manualmente, por meio da alavanca, movendo-a no sentido longitudinal (para a frente e para trás). Ou seja, apesar de estar rodando em modo automático, a TCU sempre dá prioridade ao desejo do motorista. Após algum tempo, dependendo das condições de rodagem, o sistema volta automaticamente a gerenciar em modo “D”. Caso o motorista deseje mais esportividade, pode selecionar o modo “M” e trocar de marchas manualmente de forma definitiva. Nesse caso, a interferência da TCU ocorre somente em caso de segurança.

As relações de marchas são específicas da caixa SQ100 e diferentes das do câmbio MQ200, que equipa a versão manual do up!. Foram implementados degraus menores entre as marchas iniciais, de forma a melhorar as trocas em baixas velocidades e aumentar ainda mais o conforto.

Transmissão MQ200

Com comando a cabos e feita de alumínio, a caixa de câmbio manual é uma nova versão da transmissão MQ200, projetada especificamente para o package do up! e desenhada para se adequar ao motor EA211 1.0l.

O motor de partida foi instalado em nova posição, visando permitir que a bateria do veículo ficasse em uma posição mais baixa e distante do capô, para aumento da segurança de pedestres.

O modelo também vem com o recurso que indica no instrumento combinado a marcha ideal a ser selecionada. Como em outros produtos da Volkswagen com este recurso, a unidade de comando, ECU, calcula continuamente qual marcha deve ser engatada para uma condução econômica, mas sem abrir mão de segurança, durabilidade e conforto.

Desempenho de classe superior

O desempenho do up! é digno de modelos de classes superiores. Com o câmbio manual (MQ200), a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 12,6 segundos quando abastecido com gasolina e em 12,4 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 163 km/h (gasolina) e 165 km/h (etanol).

Quando equipado com o câmbio I-Motion, o up! acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos com gasolina (E22) e em 12,8 segundos com etanol (E100). A velocidade máxima é de, respectivamente, 166 km/h e 168 km/h.

A posição de dirigir é favorecida pelo banco “one shape”, que acomoda perfeitamente o condutor. Há ainda ajustes de altura para o banco do motorista (milimétrico) e para a coluna de direção, o que reforça a boa ergonomia do modelo. O up! também conta com bom apoio para o pé esquerdo do motorista.

Com ótima empunhadura, seu volante tem formato inspirado no do Fusca, com a base reta – na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo.

Fonte: Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

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