Levantamento divulgado pela ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam, mostra que foram emplacadas 64.688 motocicletas na primeira quinzena deste mês, volume 0,8% superior em relação ao mesmo período de julho (64.200 unidades). Em comparação com os primeiros quinze dias de agosto de 2012 (66.521 unidades), houve uma retração de 2,8%.
A média diária de vendas nos 11 dias úteis do período analisado foi positiva. Foram comercializadas 5.881 motocicletas por dia útil, correspondendo a 0,8% a mais sobre a quinzena inicial do mês anterior (5.836 unidades). Em 2012, foram vendidas 6.047 unidades por dia útil da primeira quinzena de agosto.
“O volume de vendas da primeira quinzena caracteriza uma estabilidade no mercado entre julho e agosto. Esperamos um avanço nos negócios neste semestre, em função de incentivos à comercialização, como o lançamento de novos modelos, campanhas de marketing e a realização do Salão Duas Rodas, em outubro, em São Paulo”, diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 37 anos de história e 13 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – representa, no país, os interesses dos fabricantes de transporte em Duas Rodas, além de investir fortemente em ações que tenham por objetivo a busca pela paz no trânsito e pilotagem defensiva.
Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.
Fonte: SD&PRESS Consultoria