Toyota SW4 2016 chega ao Brasil

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Por Maximiliano Moraes

Fotos: Divulgação

A Toyota nesta quinta-feira (18), na cidade de Itupeva (SP), a nova SW4 no Brasil. O modelo rompe com as referências estilísticas herdadas da picape Hilux e adota estilo próprio, muito mais próximo ao de modelos da Lexus.

Destacam-se, na frente, os cromados da imensa grade e das molduras das luzes de neblina, bem como os faróis com tecnologia bi-led. A traseira recebeu lanternas delgadas que seguem o padrão estético da dianteira e mais motivos cromados, desta vez na régua acima da placa. A lateral, por sua vez, ganhou personalidade com o recorte irregular da parte inferior dos vidros.

Na cabine da SW4 é possível se lembrar de algumas soluções de design e acabamento utilizadas na picape, mas há estilo próprio e mais sofisticação. Saltam aos olhos a moldura em couro revestindo o console central, bancos, volante e parte das molduras das portas, bem como apliques com padrões que vão da madeira ao alumínio, do black piano aos cromados.

Há 2 versões com 7 lugares e 1 com 5 lugares. Sem a última fileira o espaço no porta-malas é generoso, mas os bancos extras tiram muito do espaço disponível e só levam com conforto pessoas com até 1,70 de altura. Ocupantes da frente e da segunda fileira não terão do que reclamar. Os motores são o 4.0 V6 a gasolina, que equipa a versão menos cara e entrega 238 cv e 38,3 kgfm de torque a 3.800 rpm, e 2.8 Turbodiesel, que empurra a versão intermediária – única com 5 lugares – e de topo, e gera 177 cv com 45,9 kgfm de torque entre 1.600 e 2.400 rpm. Única opção de câmbio é o automático de 6 marchas, sempre com tração 4×4 que conta com acionamento eletrônico.

A lista de equipamentos da nova Hilux SW4 é bem extensa. Dentre os itens de conveniência e segurança estão ar condicionado digital, direção hidráulica com coluna regulável em altura e profundidade, volante multifuncional, central multimídia com tela touch de 4,2 polegadas, câmera de ré, botão de partida do motor, porta-luvas refrigerado, tampa do porta-malas com abertura elétrica, rodas de liga leve aro 18, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, controle de velocidade em descidas, 7 airbags e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD.

O acabamento da SW4 é melhor que o de sua principal concorrente, a Chevrolet Trailblazer. A lista de equipamentos, por outro lado, é pouco superior e não justifica o alto preço: o preço inicial sugerido, aplicável para a versão SRX 4.0 V6 de sete lugares, é de R$ 205.000,00. As versões a diesel, SRX 2.8 TDI com cinco e sete lugares, custam, respectivamente, R$ 220.000,00 e R$ 225.000,00.

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