A Toyota do Brasil apresenta a linha 2017 do utilitário esportivo RAV4, que inicia oficialmente suas vendas a partir de 1º de abril, em todas as concessionárias da marca pelo País.
Lançada em 1994 no Japão, a primeira geração do modelo marcou a indústria automotiva mundial por aliar os atributos de uso off-road com o conforto de um veículo urbano, criando um segmento de mercado. Neste ano, o RAV4 chega com aprimoramentos que elevam o nível de segurança, elegância, conforto e sofisticação, e disponível apenas na versão 4×2 CVT TOP, com motorização 2.0L, configuração de maior penetração entre os brasileiros.
A renovação no design confere ao SUV uma presença mais marcante. Seu desenho frontal incorporou perfil dinâmico e faróis em LED. Na traseira, também recebeu novo conjunto de iluminação em LED, de linhas refinadas. As dimensões das saias laterais foram ampliadas, proporcionando aspecto mais robusto ao veículo.
O RAV4 2.0L 4×2 CVT TOP foi um dos destaques do estande da Toyota durante o último Salão do Automóvel de São Paulo, e estará disponível, a partir de 1º de abril, em todas as concessionárias da marca, por R$ 159.290,00.
Design e estilo
Seguindo a tendência global de design da Toyota, o utilitário RAV4 2017 traz novo e moderno formato de acabamento da grade frontal e do para-choque dianteiro, com uma linha mais fina traçando seu desenho, envolvendo desde o emblema da marca até os faróis.
As alterações no design acentuam dois conceitos base da Toyota: o Keen Look (inspirado no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes do início de uma competição) e o Under Priority (melhor eficiência aerodinâmica e maior nível de proteção aos pedestres, devido ao posicionamento mais baixo da grade frontal).
A aparência tridimensional da dianteira é ressaltada pela forma trapezoidal da grelha inferior, criando um visual mais largo e forte. O para-choque pintado na cor do veículo, acompanhado de detalhes cromados, completa o design frontal do RAV4 2017.
As laterais do modelo ganharam saias no formato convexo, com traço mais inclinado e largo, que perfaz o caminho desde a frente até a traseira. Aliadas ao novo conjunto de rodas de liga leve de 17”, conferem mais robustez ao SUV.
A traseira também recebeu aplique na tampa do porta-malas, para harmonizar com o novo design e realçar o para-choque.
As funções de iluminação disponíveis na versão 2.0L 4×2 CVT TOP do RAV4 2017 adotaram tecnologia full-LED, tanto para os faróis integrados no para-lama com luzes diurnas quanto para os faróis com ajuste de altura e lanternas traseiras. Os faróis de neblina são envolvidos por uma nova moldura cromada.
O crossover está mais longo, com dimensões em 4.605 mm, ante 4.570 mm da geração atual, e mais alto, com vão livre do solo de 191 mm, ante 176 mm. O entre-eixos permanece com 2.660 mm e largura de 1.845 mm.
O modelo está disponível nas cores Bronze Metálico (nova), Prata Névoa, Cinza Granito, Preto Eclipse e Branco Pérola.
Equipamentos e itens de conforto
A Toyota recheou a lista de equipamentos e aprimorou o conforto, sofisticação e versatilidade do RAV4 2017, elementos definidores da sua personalidade.
Uma das comodidades é o sistema Smart Entry para o destravamento das portas, por proximidade da chave. Outro destaque é o botão Push Start, sistema de partida sem chave, capaz de acionar a ignição apenas ao toque de um botão.
Para ampliar a nitidez na visualização do computador de bordo, o painel passou a apresentar informações em TFT colorido com sete funções, incluindo odômetros total, e parcial, temperatura externa, consumo médio e instantâneo de combustível, indicador de direção econômica ECO, autonomia e velocidade média do veículo.
O novo RAV4 vem com sistema multimídia Toyota Play em tela de 7’’ sensível ao toque, com interface de acesso à internet (Wi-Fi), áudio AM, FM, CD player e MP3, leitor de DVD, conexões USB, AUX e Bluetooth®, seis alto-falantes e nova antena no teto, agora do tipo shark fin. Câmera de ré e GPS integrado também acompanham o pacote de acessórios.
Além do sensor traseiro, de série no modelo anterior, o RAV4 2017 ganhou sensor de estacionamento dianteiro.
Outro diferencial é o teto solar elétrico, item exclusivo somente nas versões 4×4 da antiga gama.
Complementam o conforto de condução, ar-condicionado dual zone automático, com filtro antipólen e display digital, controle de velocidade de cruzeiro, indicador de marchas digital, aviso sonoro de faróis ligados e chave na ignição no painel.
O nível de requinte interno é outro destaque do crossover da Toyota. O acabamento dos bancos, da manopla de câmbio e das laterais internas das portas em padrão couro e material sintético, somado aos detalhes internos em tons prateados no painel e nas portas, reforça a sofisticação do novo RAV4. O volante é igualmente revestido em padrão couro, com comandos de áudio integrados.
O banco do motorista tem ajuste elétrico para regulagem de distância, inclinação, altura e posição da lombar, enquanto a coluna de direção é ajustável em altura e profundidade.
Os ocupantes dos bancos traseiros dispõem de acesso à tomada exclusiva de energia (12V) no console traseiro, e de outras duas no painel. Todos os passageiros contam com porta-objetos, porta-copos e porta-revistas, tanto nos consoles quanto nas portas.
Para evidenciar o bem-estar e a praticidade ao dirigir, o retrovisor interno é eletrocrômico e os externos, pintados na cor do veículo, são eletrorretráteis com regulagem elétrica, indicação de direção e desembaçador.
O vidro do motorista vem com abertura e fechamento “one touch” e sistema antiesmagamento.
Segurança
O novo RAV4 chega ao Brasil reforçando a premissa fundamental de sua construção, ao garantir ainda mais segurança aos ocupantes. O modelo recebeu controles eletrônicos de tração e estabilidade, além do sistema de assistência ao arranque em subida. O modelo conquistou cinco estrelas para a proteção aos passageiros dianteiros (de cinco possíveis) e quatro estrelas aos passageiros traseiros (também de cinco possíveis), pelo Latin NCAP.
Somados a esses aprimoramentos, a versão mantém sistema de freios ABS (sistema de freio antiblocante), sistema auxiliar EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) e BAS (sistema de assistência em frenagem de emergência) nas quatro rodas.
Outra novidade está na adoção do airbag de joelho para o motorista. Ao todo, o RAV4 2017 possui sete bolsas de proteção (de joelho, dois airbags frontais, dois laterais e dois de cortina).
Entre os demais equipamentos de segurança, destaque para luz de neblina traseira, alerta sonoro para o uso dos cintos dianteiros, apoios de cabeça com regulagem de altura para todos os ocupantes e sistema universal ISOFIX para cadeiras infantis no banco traseiro, com ancoragem de três pontos. Os cintos de segurança são de três pontos, sendo que os dianteiros possuem regulagem de altura e pré-tensionadores.
Motorização e transmissão
O novo RAV4 comercializado no Brasil, na versão 4×2 CVT TOP, conta com a motorização Dual VVT-i 2.0L 16V de quatro cilindros, e transmissão automática que simula até sete velocidades no modo manual sequencial. O conjunto mecânico gera potência máxima de 145 cv a 6.200 rpm, com torque máximo de 19,1 kgfm a 3.600 rpm.
De acordo com medições do INMETRO, o conjunto mecânico 2.0L do RAV4 é nota “A” em eficiência no consumo de combustível. Segundo o instituto, a versão movida a gasolina consome 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada